sexta-feira, 6 de março de 2015

Uma data de muitas histórias e lutas


      O charme e o encanto da mulher são indiscutíveis. De francesas à asiáticas elas espalham magia por onde passam, são guerreiras, inteligentes, divertidas, delicadas e autênticas. No dia 08 de março, é considerado o Dia internacional da Mulher, uma data símbolo de diversas reivindicações e conquistas de direitos, sobretudo no âmbito trabalhista. 
A história mais aceita sobre a origem dessa data, remota de tempos antigos. Em 08 de Março de 1857, trabalhadoras da fábrica têxtil Cotton, em Nova York, entraram em greve reivindicando pelas condições insalubres de trabalho, submetidas a espancamentos e ameaças sexuais constantes, além de recebem salários que chegavam a ser 60% menores que os dos homens. A jornada de trabalho chegava até 16 horas diárias, e por isso, a maioria das mulheres tinham que levar seus filhos para a fábrica.  

Diante da negativa da empresa ante as reivindicações, 129 mulheres ocuparam a fábrica. O proprietário, como forma de repressão extrema às greves e levantes das operárias, trancou suas funcionárias na fábrica, e nelas ateou fogo. As 129 operárias morreram carbonizadas.
Interior da fábrica têxtil Cotton
A manifestação foi reprimida com total violência

Conta-se que quando elas pararam as máquinas, estavam tecendo um tecido lilás, por isso essa cor é relacionada a sensibilidade feminina.

            Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o dia 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
A data ganha cada vem mais prestígio na sociedade moderna, por ser um dia especifico para chamar atenção sobre o papel da mulher na sociedade e buscar soluções para a discriminação e desvalorização do trabalho feminino.

Afinal, como diz o velho ditado: Deus fez as mulheres belas. O diabo as fez espertas.


 Júlia Fernandes Sousa - 1º ano

Confira mais notícias aqui e aqui.

9 comentários:

  1. O assunto do seu texto é muito importante, porque mesmo depois de tantas lutas ainda não existe igualdade entre os gêneros, o que é um absurdo, pois não podemos julgar alguém pelo seu sexo. Atualmente, ainda há um pensamento machista sobre as atitudes das mulheres, frases que utilizamos muitas vezes sem perceber e que são preconceituosas, o salário das mulheres ainda continua sendo menor do que o dos homens, entre outras diferenças que notamos entre os gêneros na sociedade. Apesar das mulheres já terem conquistado muitos direitos ainda tem muito pela frente e essa luta não pode parar até que haja igualdade de direitos entre os sexos.

    ResponderExcluir
  2. O assunto tratado no texto é muito interessante e, particularmente, eu não sabia como e nem por que da criação do dia internacional da mulher.Também nos mostra que a reivindicação de direitos iguais por parte das mulheres não é discutido somente na atualidade, e sim desde a antiguidade, e deve continuar sendo discutidos,pois, apesar das mulheres terem conquistado muitos direitos, ainda é pouco e devemos continuar lutando, talvez um dia haja igualdade entre os sexos.

    ResponderExcluir
  3. Júlia, o tema escolhido por você provavelmente não tenha passado nos pensamentos de outras pessoas, mesmo as meninas, na hora de construir seus textos, sendo muito inusitado e de uma importância explendorosa. É uma ignorância da nossa sociedade ter considerado e ainda considerar sexo feminino como o mais frágil e merecedor de menos prestigio, já que vemos diariamente ações grandiosas feitas por mulheres, como é o caso de algumas presidentas, PMs ou arquitetas, que demonstram sua inteligência e força. A forma como seu texto foi escrito, ou seja, a estrutura, está boa e cumpre as regras de texto informativo, além da forma como foi escrito.Para terminar, lembro a frase já ditas muitas vezes " Por trás de um grande homem há sempre uma grande mulher".

    ResponderExcluir
  4. Muito apropriado o tema. Interessante ver a origem desse dia tão importante, onde a mulher recebe homenagens mais do que merecidas por serem boas mães (às vezes até pais), boas profissionais e grandes batalhadoras. Cabe aos homens respeitarem cada vez mais as mulheres e cabe também as mulheres exigirem respeito e domínio do próprio corpo. A estrutura me parece bem colocado para o texto informativo, contendo uma linguagem objetiva e direta.

    ResponderExcluir
  5. A figura da mulher tem extremamente importância na sociedade atual, onde cada vez mais, exerce um papel de protagonista, embora ainda sofra com as heranças históricas. Com o tempo, a mulher vem conseguindo aumentar o seu espaço nas estruturas sociais, abandonando a figura de dona de casa e assumindo postos de trabalho importantes. Apesar de uma maior presença no mercado de trabalho e a ocupação de altos cargos, ainda há uma desigualdade entre os sexos, já que o número de mulheres ocupando cargos de nível superior nas empresas ainda é baixo. Além do mais, seu salário ainda é proporcionalmente menor do que o dos homens, fator que fica ainda mais crítico quando nos referimos às mulheres negras, que mesmo em uma sociedade moderna, há preconceito e discriminação. Quanto ao texto, está muito bom, tanto na parte estrutural quanto na estética. O tema foi muito bem escolhido. Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Júlia, gostei muito do seu texto, ele trata de um assunto muito importante. Você cumpriu a proposta do seu gênero textual informativo. Em relação ao assunto, é muito importante ser falado sobre a luta das mulheres pela igualdade com os homens, que mesmo na atualidade ainda não existe completamente. A mulher já conquistou grande espaço na sociedade, mas ainda sofre descriminação, como nas relações de trabalho, onde a mulher muitas vezes ganha menos que o homem.

    ResponderExcluir
  7. O tema escolhido é muito interessante, é uma data que é muitas vezes passada despercebida, já que muitos não sabem o que verdadeiramente significa o dia internacional da mulher. O texto é objetivo e apresenta uma linguagem simples o que facilita o entendimento e está muito atrativo por apresentar imagens e ilustrações. Ainda hoje existem muitos casos de discriminação contra a mulher no mercado de trabalho. Muitas coisas precisam mudar e essa luta por igualdade entre homens e mulheres é um desafio de toda a sociedade.

    ResponderExcluir
  8. Seu texto ficou muito bom, foi muito criativo a escolha deste tema, e muito interessante conhecer a origem desse dia tão importante, e após tanta luta recolhesse o papel importante da mulher na sociedade, apesar do marxismo que ate hoje ainda existe este tipo de preconceito, mas afinal em algumas profissões as mulheres são muito melhores do que os homens, isso vemos cada vez mas no nosso dia a dia mulheres exercendo profissões que antes só era ocupada por homens, isso mostra a importância que a mulher esta ocupando na sociedade,sobre a estrutura ficou ótima me agradou muito.

    ResponderExcluir
  9. Muito bem Júlia, as datas comemorativas foram inventadas exatamente para isso, para gravar na memória da sociedade que existe uma luta, muitas vezes silenciosa, por direitos. A exclusão social da mulher é muito antiga e mesmo muito tempo depois da chacina, muita coisa ainda precisa ser feita e pensada. Senti falta de um contexto histórico mais conectado com outros fatores como por exemplo a lei do feminicidio sancionada pela presidenta, e mesmo o fato de termos uma presidenta.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!