sexta-feira, 20 de março de 2015

A maior empresa brasileira caminha para a falêcia


          Ultimamente algo que tem tomado os noticiários de TV, de forma excessiva, é o escândalo da Petrobras, que é a empresa brasileira de maior valor, ou pelo menos era. Em meio a inúmeras denúncias por corrupção, pagamento de propina e outros escândalos, como os das refinarias em Japão e EUA e uma história extremamente mal contada com relação á uma dívida com a Venezuela, só podemos chegar a uma conclusão: estão matando a maior empresa do Brasil, ou já mataram, uma vez que a Petrobras teve 59% de suas ações desvalorizadas e acumula uma dívida líquida de 221 bilhões, além de 201 bilhões de valor em mercado no governo Dilma.
          Como eu disse no parágrafo acima, não são poucos os escândalos que envolve esta grande empresa, a começar pelo caso da refinaria em Pasadena, nos EUA. Esta aquisição por parte dos brasileiros gerou e ainda tem gerado muita investigação pelo fato de ter acontecido, em 2010, um misterioso saque de 10 milhões de dólares, com “autorização verbal”. A própria empresa disse que considera o caso normal. Inacreditável, pois não há nenhum motivo aparente para tal ação e se houver, não foi provado até hoje. Um caso parecido, é o da refinaria do Japão, adquirida mesmo ciente dos ricos de prejuízo que ela oferecia, a Petrobrás só teria lucro caso adaptasse a refinaria para produzir 100 mil barris por dia, mas não foi isso que aconteceu e continuou produzindo 45 – menos da metade. A empresa, após investir mais de 110 milhões de dólares, tentou vender a refinaria em 2013 e não conseguiu. Hoje, ela é vista como um “ativo não estratégico”.
          Os escândalos não param por aí: em 2014, houve a revelação de outro caso, um que envolve uma dívida da Venezuela perdoada pela Petrobrás, que havia sido feita para construir a refinaria de Abreu e Lima em Pernambuco. Já que o Brasil,  na época de Lula, havia aberto mão da documentação da dívida, ele se tornou o responsável por garantir sozinho um lucro de 20 milhões de dólares. Novamente algo inacreditável. Um ex-diretor da Petrobrás disse que foi um acordo de camaradas, e um jornal teve acesso à documentos que provaram que não havia contrato nenhum, e sim um acordo que previa um pagamento de dívidas pela Venezuela. É, sem dúvida alguma, um dinheiro que faz falta à empresa hoje em dia. O motivo de terem aberto mão dele é desconhecido.
Talvez o escândalo mais recente seja o da Operação Lava-Jato. Este caso surgiu em um posto de gasolina – por isso o nome – e investiga um grande esquema de desvio e lavagem de dinheiro na Petrobrás. Alguns pivôs do caso já foram presos, como o doleiro Alberto Youseff e o ex-diretor Paulo Roberto da Costa. Depois destas prisões, uma série de parcerias destes homens com políticos, empresas e outras foram reveladas, como o pagamento de propinas que abastecia os cofres dos partidos PT, PMDB E PP. A refinaria de Abreu e Lima era estimada em 2 bilhões de dólares, hoje, a obra já passou dos 18 bilhões e ainda não foi encerrada. Estes foram apenas poucos pontos citados entre inúmeros que provam o que virou a Petrobrás e o que ela se caminha para se tornar: uma empresa falida.
          Acredito que a minha opinião sobre o Caso Petrobrás seja a mesma de todos que lerem este texto: é um absurdo sem tamanho o que fazem com os bens que o nosso país possui, a Petrobrás era uma empresa respeitada mundialmente e era tida como a maior brasileira, hoje em dia, só decai. Uma das causas disto tudo é a falta de impunidade no Brasil e o descaso, a falta de vontade de investigar e saber o que fazem por trás dos planos. Pessoas ficaram podres de rica ás nossas custas e poucos se movem para mudar isso. É algo revoltante que já está (quase) sem volta, falta pouco. Em 2013, um grupo de investidores e economistas fez uma previsão sobre a falência da Petrobrás e a conclusão que chegaram foi de que falta muito pouco para isso – na época previram três anos. O “prazo” está chegando e as coisas continuam como estão há anos. 

Obras da refinaria Abreu e Lima não finalizadas.

Victor Castro

16 comentários:

  1. A Petrobrás, que sempre foi o orgulho do nosso país, só tem mostrado decepção nos últimos meses. A corrupção é o principal fator para mostrar que a Petrobrás perdeu toda sua reputação em meses, e que demorou décadas para ser construída. O texto está bem estruturado e tem informação de sobra.

    ResponderExcluir
  2. A Petrobrás, que sempre foi o orgulho do nosso país, só tem mostrado decepção nos últimos meses. A corrupção é o principal fator para mostrar que a Petrobrás perdeu toda sua reputação em meses, e que demorou décadas para ser construída. O texto está bem estruturado e tem informação de sobra.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Seu texto ficou bom, o escândalo da Petrobras foi um assunto muito visto nos noticiário, e por isto se tornou um bom tema, realmente e uma vergonha pra o pais uma empresa tão importante ser destruída tão rapidamente, acho que não adianta somente punir os corruptos, deveria ser cobrado de volta o dinheiro desviado para que a empresa não ficasse com o prejuízo.

    ResponderExcluir
  5. Seu texto ficou muito bem estruturado e rico em informações além de apresentar um tema que é muito discutido atualmente. A Petrobras está envolvida em muitos escândalos, e o texto deixa claro que a essa empresa está seguindo um caminho da falência, a empresa que era a maior do Brasil precisa agora dar a volta por cima destes grandes obstáculos que estão em sua frente.

    ResponderExcluir
  6. O texto apresenta um tema que gera polêmica e divergência de opiniões, e como o texto dissertativo deve ser, apresenta o posicionamento claro do autor. A Petrobrás foi instituída em 1953 e desde então, se tornou uma grande produtora e comercializadora de petróleo a nível mundial. No entanto, como podemos perceber com as amplas informações do texto, infelizmente nossa multinacional está à caminho da falência.

    ResponderExcluir
  7. O seu texto ficou muito bom, foi bem estruturado e você defendeu a sua opinião até o fim, sem contradições, o que é esperado de um texto argumentativo-dissertativo, além disso o assunto foi muito bem escolhido, pois trata de um tema atual e que é muito importante de ser discutido. É realmente uma vergonha uma empresa tão importante para o Brasil chegar a esse ponto e não ter sido investigada antes e mais a fundo. O que podemos fazer agora é esperar para que novas investigações sejam feitas e atitudes sejam tomadas.

    ResponderExcluir
  8. O seu texto está muito bem estruturado, possui imagens para complementar o que se diz, você deu sua opinião sobre o fato e trouxe um tema atual que teve muita repercução. Porém seu texto não trás sua opinião claramente desde o começo, apenas no final ele parece ser argumentativo-dissertativo, o leitor imagina que o autor criticará o que está acontecendo no governo mais só observa concretamente que é isso o que ocorre nos últimos parágrafos.
    A cada dia se perde mais a esperança sobre os rumos que nosso país tomará, é muita corrupção, muitas ações tomadas com base nos interesses de uma minoria, muitos esquemas de lavagem de dinheiro, histórias mal contadas e partidos políticos enganando o povo. A possível falencia da Petrobrás será apenas um reflexo disso.
    Amanda Sant'Anna

    ResponderExcluir
  9. O texto ficou bem estruturado e trata de um tema polemico muito interessante porque afeta diretamente o povo bradileiro, que até algum tempo acreditava ser dono do petroleo.

    ResponderExcluir
  10. O tema tratado no texto foi muito bem escolhido, já que diariamente, está sendo noticiado na televisão os escândalos políticos, a corrupção, recebimento de propina e o superfaturamento envolvendo a Petrobrás. O que falta são atitudes mais rigorosas e investigações mais concretas, pois se isso não acontecer, a falência dessa multinacional, será um fato inevitável, e sem dúvida alguma, terá suas portas fechadas. Quanto ao texto, está muito bem escrito, e como um texto dissertativo, você expressou a sua opinião, além de ter usado uma linguagem clara e objetiva.

    ResponderExcluir
  11. Victor, realmente a Petrobras está sendo destruída aos poucos, a empresa criada para explorar uma das riquezas mais importantes do nosso país está constantemente no jornal não por seus atos, e sim por seus escândalos envolvendo o governo, a empresa e os mandatários nela presente, o pior é que pessoas diretamente envolvidas dizem que não sabiam de nada e ainda saem impunes desse escândalo, a lista de corruptos que foi denunciada envolve muitos nomes, em casos como esse que se tem ideia de como a justiça brasileira é falha, é uma vergonha o que estão fazendo com a Petrobras.

    ResponderExcluir
  12. O tema escolhido para o texto é algo que está diariamente na mídia, apresentando sempre um novo escândalo ligado a corrupção do governo, é bem decepcionante saber que a multinacional do Brasil está indo a falência, realmente é preciso investigar de forma rigorosa o que está acontecendo. Em relação a estrutura do texto, ficou muito boa, o texto apresenta muitas informações e também tem as imagens que o complementa
    Carolina

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante o levantamento dos vários casos que você fez, Victor.Dessa forma podemos alinhavar várias notícias diferentes e aprofundar mais na questão. Parabéns!

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!