quinta-feira, 5 de março de 2015

Antes escravos da Coroa hoje escravos das tecnologias




“Já vou”, “espera um pouco”, essas são as principais respostas que recebemos no nosso dia a dia. Pra todo lado vemos pessoas com celulares, escutando músicas, digitando, com tablet ou qualquer outro aparelho eletrônico, mas é uma coisa que não falta na vida de ninguém.
Pesquisas comprovam que tem mais aparelhos celulares que pessoas, mas quando digo aparelhos eletrônicos digo em geral, micro-ondas, sanduicheiras, computadores, vídeo game, etc. Esses objetos foram colocados em nossas vidas, e rapidamente aderidos.
A vida corrida das pessoas pede o auxilio de novas tecnologias, claro, isso é inevitável, eles economizam muito o nosso tempo. Mas o que está acontecendo, é que cada vez mais o ser humano fica mais dependente delas, será que é uma coisa boa? Se um dia elas acabassem será que conseguiria se virar sem?
Usamos esses avanços cada vez mais, exemplos disso podemos ver até mesmo nas escolas, onde quase tudo gira em torno da internet de um computador, um celular. Trabalhos escolares que antes as pesquisas eram feitas em livros, hoje em alguns “clicks”, em segundos, temos tudo pronto. Ainda temos complementos das matérias e aulas explicativas, tudo online.
 Mas não se iludam com as coisas lindas que essas novas tecnologias nos proporcionam, elas acabam com muitas coisas, as mais importantes e que cada vez mais vem acontecendo é o distanciamento entre as pessoas, a falta de afeto que há entre elas, vamos à festas para nos interagirmos com todos, mas sempre tem uns ou outros que sempre fica com o celular na mão não larga um minuto, podemos também citar, o sedentarismo, que isso é prejudicial a saúde, e  que cada vez mais pessoas “param suas vidas” para ficar em frente a um computador ou ligados a celulares e vídeo game.
Podemos concluir que no meio de tudo isso, sempre há coisas boas e coisas ruins, o que a tecnologia nos proporciona é uma coisa inexplicável é como ter o mundo em suas mãos, tudo bem mais fácil e rápido, mas não podemos abusar temos que sair do nossa zona de conforto e por limites em nos mesmo, nada de ficar conectado 24 por dia ou de negar pequenos prazeres da vida que é estar junto com amigos e família.





http://luiscarlossousaj.blogspot.com.br/2012/10/a-influencia-das-tecnologias-no-nosso.html#

13 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Com certeza! Há muitos benefícios, tanto quanto malefícios trazidos por todo esse avanço tecnológico. Não consigo me colocar contra os aparelhos, seria grande hipocrisia. Mas ninguém merece conviver com alguém que não se desgrude dos benditos. É difícil sair de cima do muro.
    Seu texto ficou bom, Amanda, mas tive dificuldades de interpretação em alguns trechos deste por achá-los confusos. Talvez revisar com mais cautela ajude na próxima.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei quando você nos questionou (no terceiro parágrafo), pois foi uma boa ideia para manter interação com nós leitores: mesmo antes de você começar a discorrer sobre o tema, nós já começamos a refletir. É verdade que a tecnologia facilita muito nossa vida e também é verdade que o exagero gera complicações. Mas, considero que foi um avanço gigantesco, principalmente a internet, e dou muito valor a isso. O problema é que a maioria das pessoas (inclusive eu) não delimita o uso e isso é lamentável. Confesso que senti falta de argumentos mais fortes (estatísticas, por exemplo). No mais, adorei seu assunto, seu texto e seu posicionamento.

    ResponderExcluir
  4. O texto ficou bom, no entanto achei a escolha do tema repetitiva, é algo muito tratado atualmente e, se não me engano, já foi um tema deste blog; a formatação do texto foi falha, os quatro primeiros parágrafos possuem uma fonte, e os dois últimos possuem outra. Gostei muito de uma das suas estratégias inseridas no texto, presente no terceiro parágrafo, onde você utilizou perguntas que não são respondidas, pois suas respostas são óbvias (retórica); esse recurso me agrada bastante, pois os leitores esperam ler a resposta quando na verdade ela sempre esteve ali.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por alertar sobre minha desatenção na hora de formatar. Não tinha percebido isso, mas é um erro que já foi corrigido!

      Excluir
  5. Adorei o tema, Amanda! Posso afirmar, com toda certeza, que sou 100% escrava da tecnologia. Estar sem celular e principalmente internet, é algo torturável para mim, e sei o quanto isto me prejudica e me priva da realização de tarefas ou de fazê-las bem feitas. Temos tantas escolhas de eletrodomésticos hoje, tantas coisas que facilitam nosso dia a dia, que acabamos por não perceber o quão dependentes nos tornamos. Além do mais, os mais variados aplicativos feitos para tablets, celulares e computadores, faz por gerar um vício, que no meu caso e de muitas pessoas, se torna algo fora dos limites e muitas vezes díficil de controlar.
    Seu texto possui ótimos argumentos e está bem redigido, porém, senti falta de soluções para o problema apresentado.
    Priscila Matos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei legal alguém ter perguntado sobre o caso da "falta da solução", mas é uma área que não há medidas nas quais podemos tomar. Um exemplo disso foi o que você citou acima, é super dependente de tecnologia, e tem consciência disso, mas não vive sem. O que vai fazer mudar seus hábitos? Sua mãe tomar seu celular, notebook ou computador? A solução tem que vir da própria pessoa, no meu pondo de vista nada faz uma pessoa mudar, se não vir dela mesma... Mas obrigada pela sugestão.

      Excluir
    2. Nem sempre, Amanda. Atualmente, como sabemos, a tecnologia está presente na vida de todas as pessoas, seja lá qual for sua faixa etária. Celulares e computadores, se não forem usados de forma sensata e na medida certa podem estragar a infância de muitas crianças, que hoje já nascem "conectadas". Para as pessoas que possuem consciência do quão viciante e prejudicial tais coisas são, cabe, como voce mesma disse, força de vontade e asseveração da própria. Mas voce acha que as crianças possuem mentalidade para tomar medida tão ponderada? Cabe aos pais regularem e colocarem aos seus filhos limites, e desde já evitarem possíveis vícios. Esta poderia ser uma medida, não para o problema geral, mas que seria benéfica na vida de crianças e poderia talvez, ser na vida adulta.
      Priscila Matos

      Excluir
  6. A tecnologia realmente nos trouxe muitas vantagens e desvantagens, e em seu texto você aborda esses aspectos muito bem. O tema escolhido foi um dos melhores até o momento, por ser atual, trás interesse ao leitor, mesmo que abordado frequentemente em mídias socias. No entanto seu texto não está bem articulado, ele se torna confuso devido aos usos incorretos da vírgula e das articulações dos verbos, você deve ficar mais atenta a isso.
    Queria elogiar o fato de diferentemente dos outros textos, parecer que você teve um certo trabalho ao produzi-lo buscando em várias fontes e interligando os fatos, isso ficou bem legal e prende o leitor. Gostei muito!

    ResponderExcluir
  7. O uso de tecnologias facilitou absurdamente nossas vidas e não acho que este deveria ser retirado de nós, mas moderado. Apesar de terem comentado sobre o tema ser repetitivo, ele nunca deixa de ser atual, está sempre muito presente e com opiniões cada vez mais variadas, acho importante comentá-lo mesmo já o conhecendo antes. Seu texto está um pouco confuso, a pontuação deve ser reparada!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muita da forma como o texto foi apresentado, questionando o leitor em vários momentos para que pudéssemos perceber o quanto estamos presos a tecnologia. Além do mais, seu posicionamento está claro no decorrer do texto. A leitura é de fácil compreensão.
    Gabriela

    ResponderExcluir
  9. Uma boa escolha de tema, que atualmente é muito falada. Seu texto esta bem redigido e de fácil compreensão.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  10. A escolha do seu tema funcionou, gerou discussão. Seu texto possui alguns probleminhas de conexão e estrutura, mas trabalharemos nisso, não se preocupe.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!