sexta-feira, 6 de março de 2015

Aborto

O aborto pode ser dado como uma forma de expulsão prematura do feto, uma vez que é feito de maneira incorreta sendo, assim, realizado por profissionais não capacitados, o que gera aproximadamente 70 mil mortes maternas e cinco milhões de lesões maternas por ano no mundo. Estima-se que sejam realizados 44 milhões de abortos por ano, sendo que, quase metade desses procedimentos realizados de maneira insegura.
Além de ser feito inconscientemente, ou de maneira precipitada e incorreta, o aborto pode ser também feito da forma correta, isso ocorre quando o mesmo é feito por profissionais capacitados e em boas condições de higiene.
Esse procedimento pode ser dividido em dois tipos, o aborto espontâneo, o qual consiste na expulsão não intencional do feto antes de 20 a 22 semanas de gestação. As causas mais comuns desse tipo de aborto são as doenças vasculares, problemas hormonais, infecções, anomalias uterinas e qualquer tipo de trauma. O maior risco é a gravidez em idade avançada.
Outro tipo de aborto é o chamado aborto induzido, o qual é causado intencionalmente. O mesmo pode ocorrer por ingestão de medicamentos. Mas, este é legalmente proibido no Brasil, por levar em conta a saúde da mulher, já que muitas morrem por abortos “mal feitos”, pelo fato de esse tipo de procedimento oferecer graves riscos para a saúde, alguns deles são: hemorragias, útero perfurado, esterilidade, choque/coma, abscesso nos ovários, infertilidade, infecções e desordem menstrual, além de provocar distúrbio psicológico, em alguns casos. Mas, mesmo diante dessas circunstâncias, é reconhecido como uma prática legal em alguns países.



Atriz Astrid Fontenelle, hoje com 53 anos, pratica aborto aos 18 anos de idade.
“Eu já fiz um aborto. Eu já falei sobre esse assunto um monte de vezes na televisão e nunca tive coragem de me expor. Por quê? Porque dói. Porque não é motivo de orgulho falar que fez um aborto. Eu era garota, eu não namorava a pessoa certa, eu tenho certeza disso, eu não sabia me proteger, eu tomava pílula e esquecia de tomar pílula, tomava um dia sim, esquecia três, tomava três juntas, como muitas garotas da minha idade, eu tinha muito medo, mas muito medo de contar pra minha mãe, eu não tinha dinheiro, eu tive que vender uma jóia da minha mãe e botar no prego, e fui lá sozinha, num lugar cheio de gente bacana, aqui em São Paulo, um lugar que eu acho que está até hoje naquele mesmo local. Ou seja, não é fácil, não é legal, eu tenho 53 anos de idade, fiz isso com 18...”, diz a atriz Astrid Fontenelle, para o GNT, a qual praticou o aborto através de uma cirurgia. 
Sendo assim, o aborto no Brasil é legalmente permitido em casos de comprovação de estupro, ou se a mulher estiver à beira da morte e também se for feita uma cirurgia, sendo ela, paga e feita da forma correta. Do contrário, é ilegal. 


Dr. Thomaz Gollop, médico e professor de Ginecologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí, fala sobre como os médicos reagem ao receberem pacientes, de diferentes classes sociais, que desejam realizar um aborto: http://drauziovarella.com.br/audios-videos/medicos-e-a-questao-do-aborto/


11 comentários:

  1. A estrutura do seu texto ficou boa, você apresentou um depoimento importante,e apresentou bem as informações. O aborto foi um tema bem escolhido já que esta constantemente sendo discutido, pois trata de um assunto muito importante e polêmico. Em caso de estupro e má formação do feto sou a favor do aborto, porém nos demais casos sou contra, já que é injusto tirar a vida de um ser.
    Isabela

    ResponderExcluir
  2. Isadora o tema escolhido por você é bastante polêmico, e gera várias discussões, ele está constantemente na mídia por se tratar de uma prática ilegal, mas que muitas pessoas fazem. Eu particularmente sou a favor do aborto, pois acredito que as pessoas deveriam poder escolher ter um filho ou não, até por conta da condição financeira ou outros fatores, e também acredito que quem quer realizar um aborto faz o procedimento mesmo sendo ilegal e inseguro. em relação a estrutura do seu texto ela ficou ótima, já que você apresentou exemplos e suas informações foram bem passadas.
    Carolina

    ResponderExcluir
  3. O aborto é um assunto polêmico que divide opiniões há um bom tempo, por isso achei interessante a escolha do tema. O texto explica muito bem os tipos de abortos e as condições para ser considerado ilegal ou legal. O depoimento citado foi uma ótima forma de alertar sobre a gravidez e o aborto, pois muitas pessoas passam por isso e talvez se lerem algo real, as mulheres entendem que também pode acontecer com elas e dessa forma pensam mais antes de agir e os números de casos diminuam. Não sou contra nem a favor do aborto, pois considero que cada caso é um caso, porém acredito que se uma mulher for utilizar esse método deve ser realizado com médicos e em um lugar com boas condições, a fim de evitar problemas para a saúde dessa pessoa.

    ResponderExcluir
  4. Isadora, o assunto escolhido por você é muito interessante por expor um tema que causa repercusão e diferentes pontos de vista. O seu texto está bem estruturado, apresentando uma imparcialidade e uma objetividade essenciais nesse gênero. Voltando ao tema, não me posiciono favorável ou contra o aborto, pois concordo com um comentário anterior de que depende da situação. Achei interessante o fato de apresentar os diferentes tipos de aborto e as condições para ele ser considerado legal ou ilegal que eu não sabia, além do comentário da atraiz que só engrandeceu seu texto.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu texto, ele ficou bem estruturado, imparcial e objetivo. A escolha do assunto foi boa, pois é um assunto atual e polêmico.O depoimento da atriz complementou o texto, assim como o vídeo que apresentou informações adicionais sobre o assunto.Também gostei do fato de você ter apresentado os diferentes tipos de abortos, que eu particularmente não conhecia.

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou bom, ele aborda um assunto muito importante, você foi imparcial e apresentou boas informações sobre o assunto, o aborto e uma pratica muito perigosa que deve ser evitado a qualquer momento,por isto sou contra o aborto mais a favor da legalização para que o governo possa fazer campanhas conscientizando a população, sobre a estrutura ficou muito boa gostei.

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto. Permitiu saber mais sobre o aborto que como podemos ver no texto não é uma coisa distante da gente, é uma realidade próxima que precisa ser encarada com maturidade.

    ResponderExcluir
  8. O aborto é uma prática não legalizada no Brasil (apesar de 40% da população mundial viver em países onde é totalmente permitido), o que faz com que muitas mulheres abortem de maneira insegura, em clínicas ilegais e através de medicamentos. As pessoas que não concordam, afirmam ser um crime contra a vida humana, e aquelas à favor, justificam que deve ser uma vontade da grávida interromper a gravidez sob determinadas circunstâncias. Em caso de estupro ou má formação do feto, eu sou à favor do aborto, mas em outras situações, sou contra, pois não é justo tirar a vida de uma criança indefesa.
    Isadora, o seu texto ficou muito bom, já que você explicou todos os tipos de aborto, os que são considerados ilegais ou legais, além de citar um depoimento que deixou o seu texto completo.

    ResponderExcluir
  9. Isadora, eu gostei muito do seu texto, pois trata de um assunto atual e muito polêmico. Você foi imparcial o texto todo, ou seja, não mostrou sua opinião sobre o assunto. E o depoimento da atriz completou o seu texto por mostrar que essa é uma realidade bem próxima de nós e por mostrar como é passar por essa situação alertando as mulheres. As informações sobre poder ou não abortar citadas por você foram muito bem explicadas e muito interessantes.

    ResponderExcluir
  10. O seu texto ficou muito bom já que facilita compreensão do leitor sobre o assunto, pois apresenta uma linguagem de fácil entendimento e por seu texto estar rico em informações. O tema foi bem escolhido, já que se trata de uma polêmica atual. Em minha opinião, para se estabelecer um ponto de vista deve-se analisar os fatos, a finalidade de se abortar havendo uma interpretação adequada se o aborto deve ou não ser legalizado em determinada ocasião em geralmente.

    ResponderExcluir
  11. Seu texto ficou informativo, trouxe os tipos, causas. Achei apenas fragmentado, alguns trechos não estão bem conectados. No mais, seu texto funciona bem e pede aos leitores um pouco mais de reflexão sobre o tema.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!