Enciclopedia do Indio Brasileiro

Esta enciclopedia é uma criação dos alunos do primeiro ano do ensino médio do Colégio Cener de 2015 e tem origem em um projeto de Produção Textual, cujo objetivo principal é reconhecer o texto como uma prática discursiva, na qual posicionamentos ideológicos, estratégias lógicas e intenções implícitas e explícitas definem o produto final que lemos.

Nesse caso, o tema não foi escolhido aleatoriamente. O índio brasileiro é um agente histórico propositalmente apagado da história através da prática discursiva de nossos materiais didáticos, jornais e outros meios midiáticos. Por isso, reconstruir o discurso da história do Brasil a partir desse agente é uma forma de tornar a prática discursiva algo palpável para os produtores de textos, além de ser a descoberta de uma parte da realidade geralmente varrida para debaixo do tapete.

A ENCICLOPEDIA  DO ÍNDIO BRASILEIRO é composta de verbetes de apresentação das sociedades indígenas em seus aspectos plurais e gerais e de exposição histórica com as principais atividades realizadas pelo povo indígena no decorrer da história do Brasil.


As sociedades indígenas do Brasil

Tribo, População e Território Indígenas
Línguas Indígenas
Economia Indígena
Política Indígena
Expressões artísticas dos indígenas
Religião e Regras Sociais

A história do Brasil na perspectiva indígena

Século XVI
Século XVII
Século XVIII
Século XIX
Século XX
Século XXI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!