quinta-feira, 19 de março de 2015

A Maçonaria que poucos veem



O Esquadro e Compasso Maçônico
(encontrada com ou sem a letra G)



               Quando abordamos um tema como o da Maçonaria, pode vir à cabeça de algumas pessoas o Satanismo. Não é difícil fazer essa relação, quando pesquisamos no "Google" esse tema, aparecem diversos sites e imagens de adoração ao Satã. Não me leve a mal, minha intenção não é forçar o leitor a mudar sua opinião, gostaria apenas de desmentir algumas coisas ditas acerca do tema.
               Eu já participei ativamente da maçonaria e, posso dizer que ela não tem nada a ver com Satã ou algo do gênero, primeiro por causa da Bíblia que é colocada no centro da loja, dando devido respeito à religião, e caso estivesse presente um muçulmano, seria colocado, junto a Bíblia, o Alcorão, como forma de respeito ao Islã. Segundo que para poder se tornar um maçom é necessário o respeito às pessoas, em geral, sem distinção de raça ou religião, devem ter boa índole, respeitar a família e possuir um espírito filantrópico.
               Essa instituição foi fundada pelo que nós chamamos hoje de "pedreiros", tanto que a palavra maçonaria significa "associação de pedreiros", portanto os maçons da época tinham como ofício a construção de castelos, igrejas e muralhas. Sem contar que eles denominam Deus como o Grande Arquiteto do Universo, coisa bem peculiar, pois é a verdade, se Deus construiu algo tão belo, deve ter havido um planejamento posterior, assim como um pedreiro ou arquiteto. Devido aos poucos documentos que restaram da época, é difícil dizer onde surgiu a maçonaria, no entanto muitos historiadores acreditam que seu berço é a França. Podemos dizer que ela influenciou diversos movimentos na França, mas vale destacar a Revolução Francesa, da qual seu lema é de origem maçônica (Liberdade, Igualdade e Fraternidade).
               Gostaria de mencionar que em nossa cidade existe uma loja maçônica (Fraternidade Ervalense) e eu participo de algumas reuniões, tanto fora como dentro da loja, e desde ano passado eles vêm fazendo festas simples de aniversário no Asilo. Uma vez por mês (todos os meses, geralmente aos sábados) eles vão até o Asilo e fazem uma pequena festa para os aniversariantes do mês, algo simples, que no início (ao meu ver) parecia algo tão "pequeno" que as pessoas não gostavam, mas comecei a frequentar mais essas festas e fui percebendo que não importava o quão simples fosse, os idosos estavam sempre felizes, muitas vezes pelo fato de que não tinham muitas visitas e, aquilo, tanto para eles quanto para nós, visitantes, é muito gratificante.
               Estou apenas tentando mostrar que os maçons são apenas um grupo discreto (e não secreto) de homens, que se consideram irmãos, que unidos tentam fazer o melhor pela nossa sociedade; eles pensam alto, acreditam que unidos podem fazer a diferença, quando na maioria das vezes precisamos apenas de otimismo e boa vontade.
               Gostaria de pedir à todos os leitores que, sinceramente, comentem não só sobre o enredo do meu texto, mas também sobre o assunto abordado, ou seja, o que vocês acreditam ser a maçonaria.

Quem se interessar mais sobre o tema clique aqui e aqui.


Fontes:
http://super.abril.com.br/cultura/decifrando-maconaria-626348.shtml#28015075344592333
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ma%C3%A7onaria#Independ.C3.AAncia_do_Brasil
http://super.abril.com.br/religiao/como-surgiu-maconaria-441992.shtml#3780224956572056
http://www.significados.com.br/maconaria/#8471287649590522

11 comentários:

  1. O seu texto ficou muito bom, assim como o assunto tratado, é algo que desperta a curiosidade de muitos, nisso acaba sendo alvo de diversas críticas e preconceitos, na minha opinião, por parte de ignorantes que julgam algo do qual eles não têm conhecimento. Eu considero a Maçonaria algo que realmente pratica e ensina o bem, principalmente pelos argumentos convincentes que você utilizou. Ademais, acredito também que seja uma irmandade que não tem absolutamente nada a ver com o Satanismo é justamente ao contrário, pois ela leva em conta diversas questões sagradas. Quanto à estrutura de seu texto, também ficou boa, há uma introdução adequada explicando o assunto, diversas informações em meio a argumentos extremamente convincentes onde há esboçada a sua opinião, que foram capazes de convencer o leitor.

    ResponderExcluir
  2. O seu texto ficou muito bom, assim como o assunto tratado, é algo que desperta a curiosidade de muitos, nisso acaba sendo alvo de diversas críticas e preconceitos, na minha opinião, por parte de ignorantes que julgam algo do qual eles não têm conhecimento. Eu considero a Maçonaria algo que realmente pratica e ensina o bem, principalmente pelos argumentos convincentes que você utilizou. Ademais, acredito também que seja uma irmandade que não tem absolutamente nada a ver com o Satanismo é justamente ao contrário, pois ela leva em conta diversas questões sagradas. Quanto à estrutura de seu texto, também ficou boa, há uma introdução adequada explicando o assunto, diversas informações em meio a argumentos extremamente convincentes onde há esboçada a sua opinião, que foram capazes de convencer o leitor.

    ResponderExcluir
  3. Seu texto ficou muito bom! Através do ótimo domínio das palavras, a leitura foi bem proveitosa e agradável. O fato de ter citado nossa cidade foi algo muito legal, ainda mais quando se dispôs a contar sua experiência no Asilo Imaculada Conceição. Então, como pedido por você, eu acredito que o importante é o espírito de solidariedade e respeito para com o próximo, são conceitos básicos que independem de religião, grupos sociais, crenças... enfim, enquanto estiverem fazendo o bem, têm meu respeito. Confesso que não tinha muito conhecimento sobre a Maçonaria, mas seu texto me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  4. Incorporar experiências pessoais ao texto tornou o tema mais simples e mais presente em nossa realidade. O que acontece nas reuniões dos maçons é sempre discutido devido ao seu cunho discreto, gerando variações de opiniões e por não chegar a conclusão alguma, muitos o associam ao satanismo e feitiçaria. Ainda que não tenhamos conhecimento, a loja maçônica de Ervália é responsável por várias contribuições caridosas a diversos públicos alvos da cidade. Não devemos nunca julgar e desrespeitar as crenças de alguém!

    ResponderExcluir
  5. Adorei conhecer mais sobre a Maçonaria. Eu mesma já ouvi muitos comentários preconceituosos acerca desta, e também acho que as pessoas deveriam informar-se mais antes de concluir raciocínios errôneos. Seu texto ficou muito bom, me interessei verdadeiramente durante todo o decorrer dele. Até sua estética, mesmo simples, chamou-me a atenção.E o tema é a sua cara :)

    ResponderExcluir
  6. Seu texto ficou muito bem estruturado e apresenta um tema muito interessante. O tema abordado é bem interessante, pois poucas pessoas conhecem o que os membros da Maçonaria fazem e por causa dessa falta de informação sobre eles acabam criando certo preconceito sobre o grupo.Mas após a leitura desse texto podemos perceber ou confirmar que as pessoas que são maçons gostam de ajudar outras pessoas e compartilhar ideias.

    ResponderExcluir
  7. A Maçonaria é uma associação universal de homens livres e de bons costumes cultivando entre si a justiça social, aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia e igualdade, aperfeiçoamento intelectual e fraternidade. Os Maçons estruturam-se em células autónomas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si", e reúnem-se nas designadas oficinas ou lojas. Trata-se de uma obediência iniciática, filosófica, filantrópica e educativa

    Onofre Pereira da Silva Junior "Maçom"

    ResponderExcluir
  8. Achei super interessante o tema escolhido, onde poucos tem conhecimento sobre o assunto, e "julgam" pelo que veem escrito nas pesquisas no google. Gostei de ter falado sobre sua participação na loja, é sempre ouvir (no caso ler) palavras de quem participa ou participou, sabermos o que se passa por dentro. Acho muito bonito o gesto que fazem para os idosos do asilo, eles ficam muitos felizes, eu que moro perto sei o quanto eles sofrem, e é sempre bom alegra-los uma pouco. Seu texto ficou bem claro e de fácil compreensão, eu que não conhecia, tive muitas informações importantes e bem úteis sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  9. Que bacana seu tema, Lucas! Já ouvi falar sobre maçonaria, através de uma amiga, e os relatos foram de elogios e pura admiração. Realmente é um tema controverso que gera muita discussão devido ao preconceito e à falta de informação de grande parte da sociedade. O trabalho que vocês fazem é algo incrível e muito cativante, continuem assim!
    Priscila Matos

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito de seu texto devido a dois fatores. Primeiramente está bem redigido e o fato de você ter se colocado como exemplo enriquece ainda mais o conteúdo, pois são experiencias de vida ali citadas. Secundariamente gostei muito do tema que hoje é bastante controverso em nossa sociedade, já que muitos (assim como você mencionou) confundem conceitos totalmente diferentes dando a Maçonaria um ar sombrio e misterioso, que na verdade é marcado pela esperança e perseverança.

    ResponderExcluir
  11. Muito legal, como já destacou Lara, trazer a experiência pessoal como forma de reflexão e ensinamento. A isso chamamos de genuína contribuição!

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!