sexta-feira, 20 de março de 2015

Ter Boa Forma é Saber Ter Saúde

TER BOA FORMA É SABER TER SAÚDE

     Muitas pessoas, ultimamente, têm buscado pela boa forma, e muitos a consideram como sendo um corpo bonito, musculoso, no qual são "inspiradores" homens altos e definidos fisicamente e mulheres esbeltas, com as curvas bem formadas. Porém, ter saúde não constitui apenas esses padrões, pois estar em boa forma abrange também outros aspectos.
     A maioria das pessoas que buscam pela boa forma procuram, primeiramente, emagrecer, e muitos acabam fazendo dessa tendência um fanatismo, o que leva a muitos casos graves de anorexia, que quando não conduzem a pessoa a óbito, acaba desenvolvendo nessa doenças cardíacas e respiratórias. Um exemplo desse fato seria o do modelo Celso Santebañes, o famoso "Ken Humano" brasileiro, que tinha uma ambição por emagrecer. Devido à isso, no último mês, o jovem foi internado com Leucemia e apresenta-se em estado grave até os dias atuais, respirando com a ajuda de aparelhos e acolhido em um quarto da UTI. Então, a boa forma não é apenas ser magro, mas sim, saber se alimentar adequadamente e não abusar muito de comidas não saudáveis.
Santebañes diz que fé e fãs tem feito muito bem para ele (Foto: Celso Santebañes/Arquivo Pessoal)
Celso Santebañes está internado na UTI com Leucemia. O modelo afirma "Fans e fé faz bem".
     Resultado de imagem para anorexia

     Além disso, é imprescindível destacar que, muitos consideram também como boa forma o corpo bem formado e a força física, todavia, o que poucos notam é que esse padrão não constitui apenas na boa aparência, mas também é muito importante a boa forma psicológica. Isto porque aqueles que também ficam fanáticos por se manterem fortes, acabam malhando muito e ingerindo diversos tipos de esteroides, com isso, desencadeiam doenças como vigorexia, que é a insatisfação com o corpo e a busca por músculos, ficando estressados psicologicamente pela intensa prática de atividades físicas. Logo, para ter saúde corporal, deve-se valorizar também o descanso, lazer, entre outros fatores que são importantes para a psicologia do indivíduo.

Vigorexia:doença psicológica caracterizada por uma insatisfação constante com o corpo, que afeta principalmente os homens, levando-os à prática exaustiva de exercícios físicos. Pode estar associada a uma distorção da autoimagem e a um transtorno psicológico similar à anorexia.

   

  Fica notório que, o Ministério da Saúde , por meio de suas secretarias, poderia auxiliar na mídia com orientações de como ter boa forma de maneira correta. Além disso, as academias poderiam ajudar, convocando Personal Trainers especializados na maneira correta de obterem boa aparência, para que indivíduos tenham uma silhueta agradável sem perder a saúde.




6 comentários:

  1. Falar sobre a busca pelo corpo perfeito é um assunto em alta, nunca tivemos tantos jovens frequentando as academias. A realização de exercícios físicos é uma prática que sempre vem para o bem, o que causa tais problemas citados no texto são os exageros e "insanidades" acoplados a estes. Vemos diariamente pilulas e dietas que prometem um emagrecimento quase instantâneo, mas estes acarretam desde carência de nutrientes até doenças perigosíssimas. A articulação do texto foi bem feita e o uso de exemplos nos aproximou ao tema.

    ResponderExcluir
  2. A mídia, como sempre, está aí para influenciar jovens e adultos formando pensamentos e conceitos que muitas vezes não condizem com a realidade. Gostei muito do seu texto, ainda mais por se tratar de um assunto bastante presente na vida de vários jovens dos dias atuais que deve mesmo ser posto em pauta para incentivar reflexões a respeito.

    ResponderExcluir
  3. Muitas pessoas confundem ter uma vida saudável com ter um corpo mais "bonito", essa ideia de ter boa forma é ter saúde as vezes se torna uma obsessão e acabam fazendo algum maleficio aos indivíduos.Gostei muito do seu texto, pois traz um assunto bem atual e que é cada vez mais recorrente.

    ResponderExcluir
  4. O tema foi muito bem escolhido, pois sempre vejo pessoas fazendo dietas malucas de tudo em quanto é jeito, feitas sem supervisão de um profissional, onde tomam remédios que compraram porque ouviram falar que é bom, e no final adoeceram. Pessoas que vão na academia malham muito, não respeitando os horários estipulados como saudáveis, e chegam em casa e não comem nada porque não quer engordar, mal sabem eles que fazem tudo errado, talvez por fora tenham um corpo bonito mais por dentro estão começando uma doença grave. Também a exemplos contrários, pessoas que vão a academia e tomam enormes quantidades de suplementos, que podem acabar com sua saúde! Seu texto essa muito bom, informa da gravidade do problema, que se agrava cada vez mais em busca de um corpo perfeito!

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu texto porém acho que você poderia ter explorado ainda mais o tema já que esse é bastante controverso em nossa sociedade. Concordo plenamente com você que aparência nem sempre é sinônimo de saúde ,pois vemos frequentemente pessoas fortes e musculosas tendo problemas de saúde devido ao uso de anabolizantes fazendo com que melhorem a aparência porém diminuam na saúde, ou seja, uma relação inversamente proporcional. Devemos sim nos cuidar mas, devemos respeitar a barreira que existe entre "cuidar" e saúde.

    ResponderExcluir
  6. Tema muito bom, mas a organização do texto prejudicou a leitura.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!