sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Será que a maconha deveria ser legalizada no Brasil?

  A maconha é uma droga muito consumida no Brasil por ter um baixo custo, mas é uma droga que ainda não foi legalizada.Essa droga causa varias reações no corpo do usuário como euforia, sonolência, entre outros.
  A legalização da maconha pode ser interpretada como uma luta contra o trafico de drogas, já que muitas vezes ela consegue ser contrabandeada para dentro de nosso país sem que as autoridades de segurança percebam, se a maconha for liberada ela pode ser vendida nas drogarias assim como os remédios são vendidos.
 A maconha apesar de ter muitos efeitos maléficos também tem efeitos benéficos, ela serve para complementar o tratamento de Alzheimer, epilepsia, dor, glaucoma, síndrome de Tourette, náuseas e vômitos associados à quimioterapia, anorexia e caquexia em HIV/AIDS, dor neuropática, espasticidade, esclerose múltipla e em lesão medular.Clique aqui para saber mais.  
  Vários países já legalizaram o uso da maconha e foi notado que houve um aumento do consumo da droga entre os jovens, mas por outro lado as autoridades podem fiscalizar o consumo de drogas no país e até usar o dinheiro da venda de drogas em projetos para ajudar esses usuários ou investir na saúde e educação.
  Eu acredito que a legalização das drogas é uma maneira mais eficiente de combater o trafico da droga para o Brasil, já que o países tem um numero de usuários elevado, assim como foi mostrado acima o dinheiro arrecadado pode ser usado em varias áreas que precisam, além de os governantes terem maior controle sobre os usuários podendo até causar a diminuição de usuários no país, muitas pessoas começam a usar a droga ilegal como uma forma de rebeldia ou demonstração de liberdade.

Links:
http://www.tuasaude.com/maconha/
http://www.epochtimes.com.br/legalizacao-maconha-traz-serios-problemas-sociais-segundo-estudos/#.VEFocMVdVrU
http://www.opovo.com.br/app/opovo/opiniao/2014/09/18/noticiasjornalopiniao,3316465/sobre-a-legalizacao-da-maconha.shtml

9 comentários:

  1. O tema escolhido foi muito tratado no primeiro turno das eleições de 2014, já que foi proposto por alguns dos candidatos. Por ser uma questão tão abrangente e cheia de peculiaridade, eu discordo da opinião do autor. Mesmo que tenha benefícios, acho que o Brasil ainda não está preparado para vigorar a legalização (se não para fins terapêuticos), afinal, é preciso ter controle rígido e eficaz, já que se trata de uma substância altamente danosa para a saúde e comportamento humano. Porém, achei que o autor salientou bem sua opinião e defendeu sua tese com elementos interessantes e fortes, como a imagem que faz a comparação. Usando o guia que pudesse nos dizer mais sobre a maconha foi algo que enriqueceu o texto, além disso, a linguagem simples e objetiva foi uma boa escolha. Gostei bastante!

    ResponderExcluir
  2. Esse é um tema polêmico, parabéns pela escolha, João. Apesar de ter ficado bem estruturado seu texto, seus argumentos não me convenceram. Em uma sociedade o bem estar é imensamente importante e a maconha altera o estado de consciência da pessoa. Com a legalização, essa substância se torna muito acessível e as pessoas podem colocar na cabeça que como é permitido não faz mal. Quando alguém a usa, fica eufórico e apresenta dificuldades na capacidade de tomar decisões, além de perder certa consciência de ligação com o mundo real. Embora a psiquiatria brasileira confirme alguns benefícios clínicos pontuais da maconha no tratamento de algumas doenças faz o alerta quanto aos perigosos efeitos colaterais em longo prazo, tais como: infertilidade, esquizofrenia e desagregação social e por confusão mental, diminuição da memória e rebaixamento da inteligência.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns João, seu texto possui uma especie de tabela apresentando informações bastante relevantes a respeito do tema o que nos ajuda a entender seu posicionamento a questão do tema. Sou a favor da legalização da maconha pois, em um país assim como o BRASIL em que tudo é feito a debaixo do "pano" é melhor que legalizem a maconha pois, assim a fiscalização pode até aumentar em relação aos estabelecimentos vendedores de tal droga. Outro ponto que também creio que seja de grande importância é devido ao fato de diminuir o numero de traficantes pois, a partir do momento em que a maconha for legalizada os os usuários não precisaram de ir atras de traficantes para comprar fazendo com que uns não se enriqueçam a custa dos outros.
    Lucas Góes

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Sou a favor da legalização da maconha no Brasil, desde que seja comprovado antes que o país possui estrutura e critérios definidos suficientes para que haja ordem e boa convivência com o fato de que a erva está “livre”. Se há drogas, como o cigarro comum, sendo distribuídas para jovens menores de 18 anos por aí, cigarros estes, como ouvi um comediante dizer e cujo nome não me recordo, nos quais “só falta ser acrescentado veneno de rato”, não acho que o consumo da maconha seja assim tão absurdo (claro, se houver o devido controle e estabelecimento de regras claras e que funcionem, ao contrário do que ocorre com as outras drogas legalizadas). Como foi citado no texto, há alguns países que já aderiram à ideia. O governo do Uruguai, por exemplo, aprovou em dezembro de 2013 o uso da droga, com as seguintes condições (encontradas no link http://geekness.com.br/legalizacao-da-maconha-uruguai/): “A maconha será vendida de maneira oficial pelo governo uruguaio em farmácias com o preço de US$ 2,50 por grama – valor que condiz ao praticado atualmente pelo mercado negro. O consumo só será permitido a cidadãos uruguaios maiores de 18 anos, devidamente registrados. A compra da erva se limita a no máximo 40 gramas mensalmente e os usuários também têm direito a plantar até seis pés de maconha em suas casas.
    O governo do Uruguai fica responsável pelas campanhas de educação, prevenção e tratamento que acompanharão a regulamentação. O principal objetivo da legalização, segundo o governo uruguaio, é a descriminalização da maconha, pois o tráfico de drogas é o responsável por um quarto das mortes causadas por armas de fogo na América Latina, segundo um relatório da ONU divulgado em 2011.”
    A experimentação dessas novas políticas por parte do país parece ser realmente bacana, porém, na madrugada de hoje, 23/10/2014, o jornal Folha de S. Paulo disponibilizou um artigo falando sobre problemas na “regulamentação da produção e distribuição comercial” que o Uruguai vem enfrentando após a aprovação da lei. Para ler sobre isso, o link: http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/10/1536797-legislacao-uruguaia-sobre-maconha-vive-impasse.shtml. Então acho que governos devem elaborar e investir mais em recursos necessários para que a liberação do uso da maconha não cause problemas para seu país, caso pense em liberar em lei seu consumo.

    ResponderExcluir
  6. João você abordou um tema muito interessante. Eu sou à favor da legalização da maconha, pois assim as pessoas poderiam usar medicinalmente a droga, e parar com o contrabando delas, sem contar que com o dinheiro das drogas o governo poderia usar para investir em coisas que necessitamos (como mencionado no texto). Gostei muito da estrutura do seu texto, e seu conteúdo ficou muito legal e prazeroso de se ler!

    ResponderExcluir
  7. As pessoas em geral veem a maconha como algo ruim, no entanto elas não tem o conhecimento que esta droga também pode trazer benefícios, e se ela for legalizada como em outros lugares, não vão haver mais tráficos e usos ilegais. Seu texto está bem organizado, o conteúdo está ótimo, e as imagens que colocou ajudaram muito na compreensão do tema, principalmente a segunda que mostra a maconha legalizada nos EUA e no Brasil a não legalização, mostra as diferenças entre os dois lugares.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo tema! Gostei muito das imagens e dos dados.Ao falar sobre a maconha,que é um assunto tão amplo e bem polemico,sempre tem quem é contra ou a favor,e no seu caso que á favor mostrou o porque de uma otima maneira com os dados obtidos pelo texto.Ter colocado um link também é muito importância,pois deixa seu texto mais rico.Gostei muito do tema e do texto,mas na minha opinião acho errado a legalização da droga,mesmo ela tendo seu lado benéfico,o lado maléfico é maior e pode ser comprometedor,pois os efeitos reais sobre os jovens são inevitáveis,o aumentando do consumo de maconha, aumentará também a evasão escolar (por confusão mental, diminuição da memória e rebaixamento da inteligência ), a taxa de dependência química de outras drogas, índices de depressão e esquizofrenia.E já o lado bom,pra mim pode ter outras maneira de ser resolvido,No mais, seu texto está ótimo!
    Tífany

    ResponderExcluir
  9. O tema fora muito bem escolhido e o texto bem estruturado. Pensar sobre a legalizaçao das drogas é algo muito importante e o que todos brasileiros deveriam fazer. Porém, nao concordo com o autor ao ir a favor da legalizaçao das drogas, pois acho que assim seria um incentivo à jovens serem usuários e terem suas vidas e de suas familias destruidas. O que segura muitas pessoas a nao serem usuários de drogas é justamente o fato de ser algo proibido pela lei, vamos mesmo legalizar tal coisa e encorajá-las a entrar nesse vício?
    Priscila Matos

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!