sexta-feira, 3 de outubro de 2014

O bem faz bem!


               Com tantos afazeres diários tempo de sobra é uma preciosidade! Vivemos algo tão rotineiro que já estamos adaptados a dias sufocantes, tão corridos que não conseguimos nos dar conta das atitudes mais simples e educadas que deixamos de fazer. Pessoas como Lilian Weber, idosa de 99 anos que costura um vestido por dia para a instituição Little Dresses for Africa, são exemplos fantásticos que deveriam inspirar a todos.   
                A generosidade é, basicamente, o dom de compartilhar o que temos de mais com quem tem de menos. Indo além, quem não tem condições financeiras para fazer doações, também pode fazer uso dessa prática através de outros meios, como: ler para crianças, dizer palavras de incentivo, compartilhar conhecimento, espalhar afeto, carinho e amor. Há uma infinidade de ações generosas que se encaixam perfeitamente em nossa vida, tão simples quanto bonitas. 
             Comprovado cientificamente pela pesquisa do neurocientista Jorge Moll Neto, quando fazemos doações duas partes do nosso cérebro são ativadas: o Sistema Mesolímbico (provocando prazer e satisfação) e o Córtex Subgenual (sensação de afeto e apego). Ainda de acordo com o neurocientista, a generosidade é o apego e amor pela causa seguida de uma resposta prazerosa.
            A grande falta e rejeição de atitudes generosas e solidárias provêm da falta de tempo e do comodismo diante problemas socioeconômicos cada vez mais aparentes. Além disso, mobilizar-se com uma situação e saber que não terá “recompensa” material ou do tipo, também é uma grande influência para que muitas pessoas deixem de fazê-lo. Essas pessoas ainda não estão cientes do real espírito da benevolência: fazer o bem e não esperar algo em troca. Mesmo sem esperar algo em troca, quem faz o bem é inteiramente recompensado. A retribuição vem através de sorrisos, agradecimentos, satisfação, enfim, prêmios com valor inestimável.
       Mesmo que continuemos anônimos e que nossa atitude seja pequena comparada a um mundo de injustiças e desigualdade, temos que acreditar que pequenas ações juntas são uma enorme corrente para um mundo melhor. Se não dermos o primeiro passo e nos comovermos com a dificuldade alheia, será difícil escapar dessa realidade horrível que estamos vivendo. Incentivo é o que não falta! Há pessoas maravilhosas para nos espelhar, esbanjam bondade e solidariedade, arriscam suas vidas e abdicam da abundância para salvar quem mais precisa. Todos podem praticar a generosidade, basta querer.


Vídeos excelentes e emocionantes que traduzem bem a generosidade: 

Doar: O Anúncio Tailandês Que Fez o Mundo Chorar



"Unsung Hero" - Herói Anônimo




8 comentários:

  1. Enquanto é entristecedor saber que temas e atitudes relacionados à solidariedade passam despercebidos por enorme porcentagem da população, é confortante saber que uma menor parcela se esforça para que a felicidade seja constante na vida de outras pessoas, sem esperar fama, riquezas ou até mesmo reconhecimento em troca. O tema além de muito bem escolhido, foi cuidadosamente apresentado pela autora que não se contentou em nos passar apenas as informações, mas complementou o que foi dito no texto com vídeos emocionantes que exemplificam as ações citadas.
    Grande parte dos que se consideram solidários praticam ações como doar suas roupas ou objetos antigos e usados para quem não tem condições, acreditando ser suficiente, mas não compreendem que apesar de suas ações serem muito válidas, a solidariedade baseia-se na ajuda ao próximo, independente do quão necessitado seja e que as doações não devem ser apenas materiais, como foi citado no texto, os gestos praticados de boa vontade são mais valorizados que um dinheiro doado por dó ou "obrigação". Ser generoso não faz bem apenas a quem recebe a ação, mas a mente de quem a pratica! Essas ações deveriam receber maior reconhecimento de nossa parte deixando de ser uma atitude surpreendente para se tornar comum no dia-a-dia.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto ficou muito bom, eu achei interessante como você o desenvolveu, começou falando de um tema específico (da idosa Lilian Weber que costura vestidos para uma instituição da África) e depois foi generalizando o tema, abrangendo-o cada vez mais. Eu acredito que pequenas ações como a da idosa citada no texto, fazem uma grande diferença, pois ela pensa em ajudar o próximo sem se importar com raça, cor ou religião. O tema foi muito bem escolhido, sem contar que é bem interessante, pois cita um exemplo de atitude que precisamos ver com mais frequência no nosso dia a dia. Você também complementou bastante seu texto incluindo vídeos, coisa que achei muito interessante!

    ResponderExcluir
  3. A respeito do texto o que posso dizer sobre ele, é que ficou bem estruturado além do fato de você ter pegado um tema no qual muitas pessoas hoje ignoram ou nem percebem, a Solidariedade. Hoje quando vamos ajudar alguém não pensamos na sensação de satisfação pela qual seremos submetidos pela nossa boa ação mas sim focamos na provável recompensa que ganharemos ao realizar o feito. Assim como diz no texto não devemos pensar que nossa atitude de ajudar alguém é inútil pois, é um ato que faz toda diferença e assim como nos sensibilizamos em ajudar o próximo, também há de haver alguém que faça o mesmo fazendo assim um ciclo onde a ajuda de um sensibiliza o próximo a fazer o mesmo. Alem de que não devemos fazer atitudes assim somente para chamarmos a atenção e sim para que os outros olhem e tomem isso como um incentivo. Também achei muito interessante em seu texto a utilização do conhecimento dedutivo partindo de casos particulares para explicar o modo geral. E para concluir digo que nesse texto se prevalece o velho ditado " Faça o bem sem olhar a quem".
    Lucas Góes

    ResponderExcluir
  4. Achei o texto ótimo e de boa estrutura. A autora escolheu palavras objetivas e esclarecedoras, de forma que todos consigam entender e se tocar diante do tema escolhido. O uso de vídeos tão emocionantes enriqueceram o texto de forma extravagante e mais uma vez nos fizeram refletir sobre nossos atos do dia-a-dia. Quem conhece a autora sabe que o tema combina com ela, por isso fora bem escolhido.
    Priscila Matos

    ResponderExcluir
  5. "o texto ficou bem estruturado""gostei do texto"gostei do tema""vc apresentou informações inportantes""bla bla bla""eu concordo com vc"
    E esse é o resumo de todos comentários...existem exceções.

    ResponderExcluir
  6. O tema que a autora escolheu é bastante atual, vários vídeos sobre assunto são compartilhados nas redes sócias, deixando o texto mais atrativo.
    A autora soube muito bem como montar o seu texto trazendo algumas informações cientificas, imagens para no meio texto causando um descanso na leitura, vídeos interessantes e links sobre o assunto citado.
    Além de o tema ser mais atual fala de algo que deveríamos lembrar todos os dias, solidariedade, como é mostrada nos vídeos no fim do texto.

    ResponderExcluir
  7. A generosidade é um ato realmente admirável, já que se "doar" para uma pessoa ou determinada causa é para poucos. E o fato desse texto abordar um assunto como esse me chamou atenção, isso porque muito ouvimos falar sobre esse tema, mas nada realmente esclarecedor, além do mais os dados científicos citados no texto contribuíram ainda mais para a harmonia e o entendimento do assunto. Adorei, parabéns!
    Gabriela

    ResponderExcluir
  8. Generosidade é o ato mais belo que o ser humano pode exercer,ajudar o próximo,principalmente quando este está com dificuldades não faz bem só pra quem recebe,mais sim em dobro pra que faz um ato tão lindo.O texto ficou muito bom,um assunto que é comum mais muitas pessoas não entendem muito bem,as imagens e os videos deram uma vida para o texto,que por sinal,até sem eles ficaria ótimo.Parabéns!
    Tífany

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!