terça-feira, 21 de outubro de 2014

Cálculo Mental

A todo momento estamos calculando mentalmente. Uma continha aqui outra ali que deve ser resolvida em poucos segundos ou minutos, muitas vezes em lugares como padaria, supermercados, ou até mesmo na escola com as notas ou a cantina. Mas na maioria das vezes nem nos damos conta que fazemos tais contas, pois são feitas de modo automático.
Mas infelizmente essa "inteligência" não é valorizada nas escolas assim como afirma Maria Cecília Fantinato, formadora de professores em Educação Matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF). No entanto Cecília afirma que esse estratégia deve ser valorizada, "Os primeiros contatos com o cálculo mental costumam acontecer no convívio com outros adultos, quando as crianças incorporam certas técnicas usadas por eles. Na escola, ele precisa ser sistematizado e valorizado como uma estratégia eficiente para fazer contas''. veja aqui, tudo sobre cálculo mental



E tal valorização pode chegar a prémios como do Alberto Coto, esse espanhol de 36 anos de idade batel o recorde mundial de cálculo mental, onde multiplicou um número de cinco dígitos por outro de cinco também em 18 segundos. Além do recorde conquistado, Alberto também é considerado a pessoa mais rápida do mundo a fazer cálculos mentais, tendo o título de campeão do mundo em soma e multiplicação.
Apesar das críticas em relação ao método de fazer contas mentalmente, ele pode ser bem eficaz quando falamos em desenvolvimento do potencial do cérebro, quando praticamos exercícios físicos, ouvimos sons como o da guitarra, estudamos outras línguas, e fazemos contas mentalmente adquirimos um maior potencial cerebral.
A técnica do uso de calculo mental é mais antiga que podemos imaginar, ela já era usada pelos egípcios, eles usavam um engenhoso método para multiplicar dois números baseado na compensação de dobros e metades. Veja:
Como vimos o calculo mental engloba um campo mais vasto que imaginávamos, por isso devemos exercitar bem nosso cérebro. Agora chegou sua vez de exercitar o cérebro, resolva os exercícios abaixo.

Esse teste é bastante curioso. Faça a conta sequencial proposta abaixo, não use calculadora. Apenas some progressivamente os números e anote o resultado. Depois confira se você acertou com uma calculadora. O cérebro não pode bobear, são dados dinâmicos que ficam registrado apenas mentalmente. Parece fácil, não é? Vamos ver com você se sai então.





Texto de Jane Santos

Um comentário:

  1. Adorei o texto, Jane! Achei o assunto muito interessante, principalmente o método utilizado pelos egípcios.
    Sempre fiquei chateada por não valorizarem o cálculo mental nas escolas (apesar de entender o motivo: evitar trapaças). De qualquer forma, o texto ficou muito bom e dinâmico, pelas imagens, o exercício (que resolvemos juntas e tem como resultado, 4100) e o vídeo (apesar da voz do homem ser irritante haha). Parabéns pelo texto!

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!