sexta-feira, 1 de maio de 2015

Direitos iguais

É fato que homossexuais sofrem constantemente preconceito, muitas pessoas por não aceitarem são intolerantes, e não respeitam as diferenças sexuais, por isso muitas vezes agem de forma agressiva contra eles. Dados de uma pesquisa feita pela Fundação Perseu Abramo comprovam que um em cada quatro brasileiros é homofóbico.
Porém grandes evoluções vem acontecendo, o casamento entre homossexuais, foi legalizado em muitos países, dentre eles o Brasil. E recentemente o Papa Francisco fez uma declaração polêmica sobre o assunto.
Em 2010 houve uma discussão em relação a aprovação do casamento gay na Argentina, na época Jorge Mario Bergoglio (Papa Francisco), era Cardeal, ele era responsável por levar ao público a posição contrária da igreja ao casamento gay, ele disse que essa lei era "uma pretensão destrutiva aos planos de Deus", porém ele apoiava a união civil entre pessoas do mesmo sexo, ou seja, ele defendia que pessoas do mesmo sexo poderiam ficar juntas, mas não casar, entretanto a maioria dos bispos rejeitaram a ideia e continuaram contra.
Defensor dos direitos dos homossexuais, Marcelo Márquez conta que escreveu uma carta para o Papa Francisco defendendo o casamento gay e que em menos de uma hora ele recebeu uma ligação de Bergoglio dizendo que os homossexuais precisam ter seus direitos reconhecidos e que era a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo, mas não do casamento. Mesmo assim a maioria dos bispos rejeita a ideia.

Ano passado foram reunidos 200 bispos que prepararam um documento dizendo que a igreja deveria encontrar "um espaço fraternal" para homossexuais, e que o catolicismo deveria encontrar aspectos positivos de casais do mesmo sexo. "Os homossexuais têm dons e qualidades a oferecer à comunidade cristã: seremos capazes de acolher essas pessoas, garantindo a elas um espaço maior em nossas comunidades? Muitas vezes elas desejam encontrar uma igreja que ofereça um lar acolhedor”, afirma o documento.
E eles vem ganhando espaço na sociedade, no Rio de Janeiro, foi fundada uma igreja contemporânea voltada para os gays, outro avanço foram as cirurgias de mudança de sexo pelo SUS e uma lei que permitisse que os transexuais utilizassem os seu nomes sociais, que é como eles gostam de ser chamados. A adoção é uma das mais importantes evoluções, já foram registrados dois casais homoafetivos que conseguiram adotar crianças, porém nos dois casos um dos pais já era responsável legal da criança 
Todos esses fatos podem ser considerados uma grande evolução para que os homossexuais consigam de fato uma igualdade sem preconceitos, pois todos devemos respeitar a opção sexual do outro, para mim a igreja deveria sim apoiar o casamento entre pessoas do mesmos sexo, pois é o que aquelas pessoas querem, e elas não podem ser impedidas de buscar a própria felicidade, elas devem ser respeitadas e como todos nós, elas também devem poder escolher o que querem sem serem proibidas, afinal elas não estão fazendo nada de errado, essa é apenas a escolha delas. Cada um tem seu modo de pensar e agir e todos devem ser respeitados, eles precisam de mais apoio da sociedade e da igreja e não precisam de ser julgados por pessoas preconceituosas.

Mais informações: aquiaquiaquiaqui e aqui

13 comentários:

  1. A homo afetividade ainda é um tabu para muita gente, principalmente para os mais velhos, e para muitas pessoas é difícil aceitar a homossexualidade, mas independente se é difícil aceitar acima de tudo tem de haver respeito, cada um tem a liberdade de fazer o que quiser, desde que essa ação não interfira na liberdade do outro. Em muitas famílias há histórias de país que bateram em seus filhos por não aceitarem a opção sexual escolhida por ele. O que deve ser feito é aceitar a forma que os homossexuais escolheram para viver, e todo e qualquer tipo de preconceito deve ser recriminado. O fato da religião não aceitar ainda tem de ser discutido, pois a igreja é ainda mais fechada para novas perspectivas do que a sociedade, mas com o atual papa Francisco as coisas podem mudar, pois ele tem ideias boas para reformas na conduta da igreja, e pode acabar mudando o pensamento dos outros bispos para a situação dos homossexuais.

    ResponderExcluir
  2. Que homossexualidade existe a milhares de anos é fato. Uma coisa mais do que natural (ocorre em outros animais como pinguins, leões e alguns repteis) foi recriminada com o surgimento da igreja. Os homossexuais merecem respeito e direito de se casarem e terem seu amor exposto na sociedade, com todos os direitos e os deveres dos casais heteressexuais, como adotar crianças (o fato dos pais ou mães serem gays não influencia na sexualidade do filho, por favor, da mesma forma que pai e mãe heteros têm filhos (as) homossexuais, pais e mães gays têm filhos (as) heteros). Agora, quanto a igreja, cabe aos líderes decidirem se isso é aceitável perante sua seita ou não.


    -João

    ResponderExcluir
  3. A igreja diz que isso não é "coisa de Deus", e esse tipo de pensamento foi adquirido por muitas pessoas, principalmente quem hoje está mais velho, pois na época que viviam quando eram mais novos não presenciavam esse fato, então pra eles isso é estranho. O tempo passou, e até o maior representante da religião mostra que não é igual aos outros, pois seu pensamento mostra a mudança do pensamento religioso (em algumas pessoas). Seu texto ficou bom, pois mostra com clareza sobre os direitos que todos nós temos.

    ResponderExcluir
  4. A igreja diz que isso não é "coisa de Deus", e esse tipo de pensamento foi adquirido por muitas pessoas, principalmente quem hoje está mais velho, pois na época que viviam quando eram mais novos não presenciavam esse fato, então pra eles isso é estranho. O tempo passou, e até o maior representante da religião mostra que não é igual aos outros, pois seu pensamento mostra a mudança do pensamento religioso (em algumas pessoas). Seu texto ficou bom, pois mostra com clareza sobre os direitos que todos nós temos.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente, ainda existe pessoas que não aceitam a homossexualidade, mas devemos aceitar, já que se tornou algo do nosso cotidiano, apesar de existir a muito tempo. Mas, felizmente, a sociedade já está passando por um processo de aceitação da homossexualidade, e o fato do próprio papa ser a favor da união civil já é um grande avanço e por ele ser representante de uma religião que exerce grande influência na sociedade, esse pode ser o primeiro passo para que os homossexuais tenham os mesmos direitos (de ser casar) que os heterossexuais, mas creio eu que será um processo lento. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. A escolha do assunto trado foi muito bom, é um tema muito polêmico que divide varias opiniões, infelizmente ainda existe muitos preconceitos contra os homossexuais, mais apesar disso devemos respeitá-los, pois como nos eles também tem seus direitos de viverem como quer, claro, não interferindo na vida dos outros, a cada vez mais estamos vendo este tipo de pessoa em nosso cotidianos principalmente na televisão que tem incentivado mais a participação de homossexuais para quebrar este tabu, e tanto o fato de termos um apoio do papa já e um grande avanço, tem contribuído muito para que muitas pessoas deixa esse tabu de lado, sobre o texto gostei muito.

    ResponderExcluir
  8. A escolha do assunto trado foi muito bom, é um tema muito polêmico que divide varias opiniões, infelizmente ainda existe muitos preconceitos contra os homossexuais, mais apesar disso devemos respeitá-los, pois como nos eles também tem seus direitos de viverem como quer, claro, não interferindo na vida dos outros, a cada vez mais estamos vendo este tipo de pessoa em nosso cotidianos principalmente na televisão que tem incentivado mais a participação de homossexuais para quebrar este tabu, e tanto o fato de termos um apoio do papa já e um grande avanço, tem contribuído muito para que muitas pessoas deixa esse tabu de lado, sobre o texto gostei muito.

    ResponderExcluir
  9. Apesar das conquistas no campo dos direitos, a homossexualidade ainda enfrenta muitos preconceitos. O reconhecimento legal da união homoafetiva não foi capaz de acabar com a homofobia, nem protegeu inúmeros homossexuais de serem tratados de forma violenta. A igreja prega que Deus criou o homem para ficar com a mulher, e qualquer relacionamento que não esteja nesse padrão, estará contrário as leis de Deus. Mas Deus não quer que todos nos sejamos felizes? Cada pessoa tem a liberdade de escolher o que é melhor para sua vida, devem ser respeitados e terem os mesmos direitos que todos. O fato do papa ser a favor da união civil já é um avanço, já que este exerce grande influência na vida de milhares de pessoas. Quanto ao texto, o assunto foi muito bem escolhido, já que é um tema polêmico e que está constantemente na mídia. Você só pecou quanto aos erros de pontuação.

    ResponderExcluir
  10. Fico indgnada ao observar a hipócrita de alguns comentários, pessoas que conheço e sei o quanto condenam, abusam e discriminam os homossexuais e fingem pensar de outra forma apenas por ser uma atividade avaliativa. A homossexualidade sempre existiu e sempre vai existir, não se pode julgar o comportamento de uma pessoa pela sua opção sexual. Com relação ao texto, ficou bom Lavínia, mas acredito que você poderia ter apresentado argumentos mais convincentes e um maior posicionamento no seu texto, pois o tema escolhido permite isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só pra deixar claro: acredito que pessoas homossexuais devem ter os mesmos direitos, devem ser respeitados como os heterossexuais. Só podemos julgar uma pessoa com base em uma atitude, comportamento. Opção sexual não é meio para julgamento. O dia que todos da nossa sociedade, entenderem isso, o mundo caminhará de forma mais positiva.

      Excluir
    2. Super de acordo... vemos muito pessoas se referindo a várias coisas como "coisa de viado" desrespeitando as pessoas ao redor diariamente. Acredito que a grande diferença não é você observar que a homofobia é errado. É você ser contra e praticar isso todos os dias. Para lutar que os gays sejam respeitados, que as mulheres tenham os mesmos direitos dos homens e contra o racismo não precisa ser nenhuma dessas coisas, basta ser humano

      -João

      Excluir
  11. A homossexualidade infelizmente ainda não é aceitada por muitas pessoas, e em pleno século XXI ainda nos deparamos com alguns crimes e preconceitos com homossexuais. Acredito que não devemos julgar as pessoas por sua opção sexual, como ja foi dito acima, as pessoas tem liberdade de escolherem, e todas possuem os mesmo direitos! Em relação ao texto eu gostei, principalmente da escolha do tema, que é algo polêmico!
    Carolina

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!