segunda-feira, 18 de maio de 2015

"Criança é a Alma do Negócio"

   

      Com a globalização da economia a publicidade vem sendo cada vez mais valorizada e procura atingir cada vez mais parcelas da população, e a criança, por estar em processo de desenvolvimento, ou seja, de aprendizagem se torna um dos seus principais alvos.
       É na infância que aprendemos valores que carregamos conosco por toda vida, e a propaganda infantil se aproveita disso, ensinando aos pequenos cidadãos cada vez mais cedo que devemos consumir mais e mais, deixando explicito os "benefícios" do consumo. Para isso ela se utiliza de elementos persuasivos que influenciam diretamente esses indivíduos, como relacionar isso a personagens de filmes ou desenhos animados que as crianças gostam, fazendo com que elas tenham uma imagem positiva da marca, serviço ou produto anunciado, porém não uma análise do mesmo, já que não possuem capacidade de analisar prós e contras na compra de um produto.
       Atingir o público infantil com propagandas é fundamental, pois, além de aprenderem desde cedo a consumir, já que se tornaram o futuro mercado consumidor, essas influenciam em 80% nas decisões de compra da família (TNS/InterScience, outubro de 2003), ou seja, a maior parte dos bens adquiridos tem por trás um palpite da criança. Além de tudo, se impactadas por certa marca muito jovens, tendem a se tornar fieis a ela no futuro.
       As crianças são persuadidas pela propaganda, que ensinam que adquirir certo brinquedo, determinadas marcas de roupas ou produto, faz com elas sejam aceitas socialmente e pertençam a um grupo, relacionando o ato de consumir a uma forma de inserção social. Cabe a órgãos como o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) providenciar uma análise ainda mais criteriosa dos anúncios publicitários dirigidos à infância, a fim de verificar as técnicas de indução utilizadas, pois este somente impede a veiculação de propagandas enganosas, porém respeita o uso da persuasão. Ademais, aos pais e a escola educarem e ensinarem valores que são desviados por essas propagandas, mostrando os malefícios do consumismo, como, por exemplo, a destruição que é causada na natureza junto a contribuição ao desequilíbrio global.

     Esse vídeo mostra um protesto feito por pais, profissionais e ativistas em frente a cede da Mattel em São Paulo. Indignados com o número absurdo de 8.900 anúncios veiculados durante duas semanas que antecedem o dia das crianças, eles dão a marca o troféu “Vencedora do Prêmio Manipuladora – Dias das Crianças 2011”

Fontes:

13 comentários:

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  2. A produção dissertativa ficou muito boa em aspectos como o tema abordado, sendo esse conceito de publicidade infantil e influência do público mais jovem no setor consumista algo que nos identifica na sociedade capitalista atual, além do assunto ter sido semelhante ao tema principal da última redação do exame Enem. Pode-se destacar também que a estrutura do texto foi apresentada de maneira correta, já que houve uma introdução, acompanhada de uma argumentação que defenda a tese e, especialmente, uma conclusão que evidencie intervenção e dá também uma alerta ao leitor.

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  3. A ingenuidade da criança não a permite identificar a maldade presente na maioria das propagandas, é fundamental para um consumidor uma visão critica que o leve a segregar o que realmente vale a pena do que não passa de enganação, tal qualidade desenvolvida apenas com o passar do tempo leva aos mais novos (com pouca experiência de vida) a maiores vítimas. O texto está bem construído e respeita a forma padrão da argumentação-dissertativa, o tema está cada vez mais presente em nossa sociedade e observamos sua importâncias pelas inúmeras leis recentemente criadas abolindo determinados tipos de propagandas para o público infantil.

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  4. Concordo com suas propostas de intervenção para o problema do comprometimento do futuro de gerações quanto ao consumo, em especial com o fator da educação, tanto por parte de pais, quanto por parte da escola. Para isso, precisamos não só pressionar os órgãos responsáveis pelo controle de anúncios publicitários de indústrias dirigidos às crianças ou as próprias indústrias, mas também é preciso pressionar os governos, exigindo mais incentivo e investimento em educação, para que sejam formados cidadãos conscientes - publicitários e alvos de publicidades.
    Gostei muito do vídeo complementar e o modo teatral e irônico como a moça de vermelho anuncia a “premiação”.

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  5. A televisão está cada vez mais "infestada" por anúncios de produtos direcionados ao público infantil, são propagandas altamente persuasivas que utilizam recursos muito fortes para atingir a mente indefesa das crianças. Eu fico me perguntando se existe vigilância efetiva sobre tais anúncios, são absurdos! Cabe aos familiares, infelizmente, educar seus filhos para poderem discernir entre o necessário e o supérfluo.
    Eu gostei muito do seu texto, foi uma leitura muito prazerosa e fácil de ser compreendida. Você respeitou as três etapas do texto, concluindo de forma objetiva e coerente. E, já aprendemos as regras sobre o uso da palavra "mesmo" ahahah
    Parabéns, Lu!

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    1. O vídeo foi um ótimo recurso para ilustrar tudo o que você havia dito no texto, muito bom!

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  6. Gostei muito do seu texto, Luana. Ele ficou muito bem estruturado, sem contar que a argumentação foi impecável. Dentre diversos recursos usados, o que mais chamou minha atenção foi o uso da imagem e do vídeo, que agregaram conhecimento ao seu texto. Acredito que seu texto cumpriu o objetivo, que é o de informar aos leitores deste blog e, ao mesmo tempo, discutir informações relacionadas a ele.

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  7. Seu texto ficou muito bom e com argumentos perfeitos! E hoje o que mais acontece é isso mesmo que citou em seu texto, propagandas estão cada vez mais chamativas, para prender a atenção de crianças! E mesmo que no primeiro momento os pais falarem que não compraram, a insistência da criança é tanta que os pais acabam deixando por vencer, e sabendo disso os donos de lojas e companhas publicitárias investem pesado nisso!

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  9. As propagandas estão cada vez mais direcionadas para atrair o consumidor, e quando falamos em propagandas infantis percebemos que elas estão cada vez mais apelativas. Como as crianças são ingênuas e desejam tudo o que não tem e o que está na moda, as propagandas as atraem com os produtos anunciados para elas pedirem seus pais para comprarem. Seu texto ficou bem estruturado, com uma ótima argumentação, e um ótimo recurso usado para dar mais informações ao leitor foi o vídeo e a imagem relacionados ao texto.

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  10. Boa escolha do tema! Acho um absurdo campanhas publicitárias tão categóricas para um público alvo inexperiente e altamente influenciável como as crianças. As propagandas devem ter como objetivo atingir aos pais e responsáveis, que possuem a responsabilidade de decidir para os filhos o que lhes sao melhor e aquilo que estará às suas posses de compra. Quanto ao texto, você soube redigi-lo de forma a deixar sua clara opinião e prender a atenção do leitor. Muito bom!
    Priscila Matos

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  11. Ótima a escolha do seu tema! E seu texto ficou excelente,de fácil leitura, bem estruturado, com uma ótima conclusão e com informações que comprovam tudo o que foi dito. Esse assunto dever ser discutido em casa com os filhos, para que eles aprendam desde de cedo a não ser um grande consumista.

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  12. Realmente as propagandas são armas fortes e perigosas se não usada da forma adequada. Quando se trata de uma criança esse fenômeno é ainda mais intenso, já que a imaturidade não permite que elas "filtrem" as informações que são relevantes e deixam as supérfluas de lado. Esse amadurecimento só vem com o tempo e com um bom exemplo em casa. Seu texto está muito bem redigido, as informações são claras, a leitura flui e, em minha opinião, as estruturas estão perfeitas! Além do mais, o vídeo ilustra tudo o que foi dito. Parabéns!
    Gabriela

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