quinta-feira, 14 de maio de 2015

Água: quando vamos nos conscientizar?

         Somos um dos países com maior abundância em água no mundo, e nem assim foi suficiente. Vivemos hoje uma situação que sabíamos que ocorreria um dia, mas não acreditávamos que seria tão cedo: a crise hídrica afetou a maior parte do Brasil, os níveis de água nos reservatórios são preocupantes e poucas pessoas sabem lidar com isso. 
                 A causa disso é um tanto quanto clara, a população não soube aproveitar o bom recurso que a geografia nos oferecia. Com frequência víamos (e muitas vezes ainda vemos) pessoas esquecendo torneiras ligadas, poluindo as margens dos rios e até lavando calçadas -que deveriam ser varridas- esses atos somados a outras inúmeras formas de desperdício nos provam a irresponsabilidade da nossa sociedade, que não estava presente apenas quando a água era de fácil acesso, mas ocorre ainda hoje apesar das dificuldades. A mente brasileira não se adaptou a nova condição, a todo instante convivemos com pessoas que acreditam que apenas um dia de racionalização na semana resolverá o problema de todo o país, pessoas que ficam 24 horas sem água e logo depois tomam um banho de quarenta minutos. 
                Além de não saber abrir sua mente, a sociedade apresenta certa dificuldade em se responsabilizar pelos erros, a culpa nunca é de ninguém. Nós a passamos para o governo, que a passa para as condições climáticas e poucos percebem que todos somos culpados. Existem, de fato, aqueles que conheciam as limitações da água e a preservaram como podiam, mas, infelizmente, estes são minoria. Diariamente a situação da água é debatida em diversas regiões do país, mas quando essa ocasião passar, nem todos terão aprendido o quão valioso é saber cuidar do nosso recurso natural. Colocarão em prática as medidas de captação da água, racionalização e reutilização enquanto a necessidade for explícita, mas quando se tornar uma prevenção, pouquíssimos serão aqueles que farão seu uso. 
                  A tentativa de conscientização da população sempre ocorreu e nunca tomou força, 
diversas campanhas já ocorreram em nosso país, desde aquelas mais chocantes com pessoas em condições miseráveis tomando água de esgoto até as de cunho humorístico, como "faça xixi no banho", e nenhuma foi capaz de modificar a mente do brasileiro. Essa luta é maior que tantas outras, não existe apenas uma forma para que seja ganha e nenhuma delas é simples. O caso, assim como o perfil da população,  terá que ser cuidadosamente analisado até que surja uma medida capaz de refletir na população o desejo de mudança. 
  

11 comentários:

  1. Lara, eu adorei o desenvolvimento do seu texto. Possibilitou uma leitura tranquila, prazerosa e muito fácil de ser compreendida. Você conseguiu construir um raciocínio com argumentos simples e ao mesmo tempo muito coerentes, sem se desfazer da sua opinião. Expôs introdução, desenvolvimento e conclusão bem planejados. E, complementou muito bem com essa propaganda tão famosa. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do tema, foi muito bem selecionado e aborda um tema atual. Você introduziu bem o tema, de forma bem suave e, ao mesmo tempo, precisa. Sua argumentação foi imprescindível para que você conseguisse concluir. Contudo, acredito que sua conclusão deixou a desejar, você poderia ter mostrado um pouco mais da sua opinião e, mesmo que não seja um requisito, penso que você poderia ter acrescentado uma forma de prevenir esse problema tão grande (falta de água no Brasil), dando recomendações aos leitores. De qualquer forma, seu texto ficou formidável e digno de palmas (ou Tocantins inteiro, quem sabe?), parabéns!

    ResponderExcluir
  3. O tema abordado está constantemente presente em muitas discussões, e mesmo tornando-se quase maçante, é de grande importância que nunca deixemos de falar sobre. Afinal, a situação da água de todo o nosso planeta tende, evidentemente, a piorar, e precisamos incutir em nós essa ciência e o nosso dever de colaborar com a amenização do caos. Por isso considero muito boa sua escolha de falar sobre a água.
    Parabéns pelo texto, que, assim como outros que já li de sua autoria, apresenta muito boa e clara escrita.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Sua escrita é clara, de forma que podemos entender na primeira leitura, com um ótimo desenvolvimento e conclusão. É sempre bom retomarmos a discussão desse tema. Vemos diariamente reportagens que mostram a desgraça que as pessoas enfrentam por falta d'água, mas pensamos que isso nunca irá acontecer conosco. Estamos completamente enganados o problema está muito perto de nos atingir e se a população não se conscientizar só estaremos acelerando essa desgraça.

    ResponderExcluir
  7. Excelente escolha do tema, muito comentado os dias atuais, estamos vivendo uma situação muito preocupante! Mas o que acho muito estranho e que só começaram a se preocupar com a falta d'água quando chegou a São Paulo, porque temos no Nordeste do nosso país, a região do Sertão Nordestino, que a água sempre foi escassa, mas nunca teve essa repercussão toda! Entretanto é triste essa realidade pessoas tendo que acordarem de madrugada, para fazer tarefas domésticas, pois é o horário que tem um pouco de água! Seu texto ficou muito bom Parabéns!

    ResponderExcluir
  8. Achei muito bacana e importante a escolha de seu tema. Discutir sobre os problemas acerca da falta de àgua nunca será um assunto passado e desnecessário. É preciso conscientizaçao geral da populaçao diante da preservaçao de algo tão crucial em nossas vidas quanto é a àgua. Gostei de ter abordado o fato de sempre acharmos culpados para esse tipo de situaçao e nunca reconhecermos que o erro é nosso. Quanto a construçao do seu texto, achei objetiva e de fácil compreensão, alem de trazer sua evidente opniao e imagens e videos que enriquecem o centeúdo. Parabens!
    Priscila Matos

    ResponderExcluir
  9. Ótima escolha do tema. O assunto escolhido é de grande importância e bastante atual, considerando que não usamos a água de uma boa maneira, devemos nos informar cada vez mais sobre isso. Seu texto está claro e bem escrito, possibilitando uma leitura tranquila. Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. O texto ficou muito bem escrito, pois foi abordado um assunto importante que, apesar de todos tomarem conhecimento, ainda persistem em nosso país indivíduos ignorantes que simplesmente não levam a sério o fato de falta d'água ser realmente grave, já que acabaria, certamente, com o progresso e a vida, não apenas no Brasil, como no restante do mundo. É imprescindível discutir também o fato de colocarem a culpa no Governo, algo que considera-se até um "clichê" atualmente, já que o Estado é o de menor culpa, e era a população responsável por desperdiçar quem deveria ter mais atenção quanto ao seu próprio consumo de água. Além disso, é de suma importância destacar a estrutura do texto, na qual apresentou uma boa introdução, focando-se no tema a ser debatido, seguida de uma argumentação que defendeu sua tese e, por fim, uma conclusão bem elaborada.

    ResponderExcluir
  11. Lara, para mim, seu texto ficou impecável! Os argumentos são simples, mas com grande objetividade e coerência oque deixa a leitura prazerosa e interessante, é possível ainda perceber a opinião da autora explicitada no decorrer de todo o texto. Além do mais, o tema abordado é atual e super importante, afinal a população precisa se conscientizar do problema e da proporção causados pela falta de um recurso indispensável aos seres vivos: a água. Parabéns!
    Gabriela

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!