quinta-feira, 28 de abril de 2016

Resenha crítica: "O Hobbit 3: A batalha dos cinco exércitos"

            Após o sucesso do grande filme “O Hobbit 2: A Desolação de Smaug”, tudo o que me restava era que o seu sucessor “A Batalha dos Cinco Exércitos” fosse esplêndido, e que a grande trilogia sobre a Terra-Média de Tolkien se encerrasse com chave de ouro. Apesar da falta de fidelidade com o livro, o “Hobbit 3” foi um grande sucesso, contando com pontos fortes e fracos para a trama.

            As cenas iniciais, a qual o dragão Smaug destrói a Cidade do Lago, são extraordinárias. Tanto o desespero do povo quanto a agonia de Bard em matar a horrenda fera e honrar sua família são surpreendedoras. Estas foram cenas admiráveis, porém tive a sensação de que aconteceram com pressa. Aparentemente houve a necessidade de apresentar logo a morte do dragão. Já no centro de Dol Guldur, antiga fortaleza abandonada, foi outro ponto forte no filme. Assistir aos membros do Conselho Branco medindo forças com Sauron e os Espectros do Anel foi pura apreensão. Infelizmente essas cenas não são fiéis ao livro, pois no livro isto acontece de forma muito diferente.

            Os efeitos especiais do filme estão aceitáveis, assim como o trabalho em computação gráfica. Este é um importante ponto, já que a grande batalha dos cinco exércitos é o que dá nome ao filme. Não fica visível para quem apenas assistiu ao filme quem são os cinco, pois há os homens da Cidade do Lago, o exército élfico, morcegos enormes, uma rápida aparição de Beorn (o troca-peles), o exército de Orcs e o exército dos anões, liderado por Dáin. A posição de liderança de Azog, o Profano é realmente intrigante. No filme não há o exército de lobos selvagens como há no livro.

            O ponto mais fraco do filme foi, sem dúvidas, a falta de fidelidade com o final do livro. Todos os espectadores do filme esperavam um emocionante funeral para Thorin e seus sobrinhos Fili e Kili, porém não houve funeral algum. Vários acontecimentos do filme deixaram uma resposta a esperar, como por exemplo, o que aconteceu com Sauron após sua fuga, e quem se tornou o Rei após a morte de Thorin.

            Houve ainda diversos acontecimentos que não foram bem desenvolvidos, como por exemplo, a doença do ouro de Thorin e as lutas finais. Porém, apesar dos pontos negativos, o filme é realmente muito bom, e é ainda melhor para quem já leu o livro.

Bruno Ferreira

10 comentários:

  1. Bruno, ao ler sua produçao pude notar que assim como a resenha exige voce utilizou uma linguagem simples e sem muitos rodeios sobre a obra tratada, e creio que ao expor os fortes e as deficiencias do filme e compara-lo ao livro conseguiu atender seu objeto,alem de deixar a produçao mais rica e passar uma certa credibilidade por ja ter um certo conhecimento sobre a obra tratada.
    Por eu ja ter visto o filme,concordo com sua opiniao ao dizer que deixaram realmente uma resposta a esperar.
    Parabens!
    Jullia Massensini

    ResponderExcluir
  2. Bruno, gostaria de parabenizar-te pela produção dessa resenha crítica, pois foi um texto que seguiu fielmente a estrutura textual esperada.Em relação ao tema, nesse caso, o filme escolhido, me agradou muito, pois, particularmente, é um filme que eu gostaria muito de assistir, mas ainda não me dei a essa oportunidade. Ou seja, gostei muito da forma com a qual o texto foi produzido, apresentando detalhes do filme a todo momento, e além das opiniões do autor sendo inseridas a todo o tempo, e não podemos deixar passar a fidelidade, mesmo com o gosto pessoal do autor pelo filme, as críticas e não só aos elogios.

    ResponderExcluir
  3. Sua resenha ficou realmente muito boa Bruno, parabéns, utilizou a linguagem simples facilitando assim o entendimento do leitor.Em relação ao tema escolhido, posso dizer que "The Hobbit: The Battle of the Five Armies" foi muito bem escolhido, como eu já tive a oportunidade de assistí-lo posso dizer que você apresentou muito bem alguns fatos em relação ao filme e os outros que antecederam esse e foi cirúrgico ao afirmar a infidelidade entre livro-filme e sobre outros pontos como efeitos especiais etc...


    Igor Martins

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Bruno! Você soube escolher um ótimo tema. Após a leitura dessa bela resenha, me deu muita vontade de ver o filme "O Hobbit 3: A batalha dos cinco exércitos", uma vez que você soube construir um ótimo texto, que, não possui apenas elogios, mas também críticas, e isso deixou seu texto ainda realista.
    IGOR VARIZ

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Bruno! Sua resenha ficou muito bem feita, despertou a atenção dos leitores, você fez críticas positivas e negativas, o que realmente importa, pois a resenha crítica não é um resumo da obra, mas sim sua opinião sobre o assunto, para o leitor se interessar ou não em assistir. Soube explorar bem o assunto e desenvolver seus argumentos. Como já assisti ao filme, posso dizer que é muito bom.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Bruno! Você redigiu uma bela redação, para quem já viu ou tem conhecimento sobre o filme. Para mim, que pouco ou quase nada conheço sobre o tal filme, senti falta de melhores apresentações dos personagens e do filme como um todo. Como uma boa resenha critica, senti a falta de uma introdução contextualizada na vida e na obra do autor, dificultando para mim melhor entendimento. Portanto, creio que você poderia ter melhor trabalhado sua redação, adequando-a perfeitamente no gênero resenha critica.

    ResponderExcluir
  7. Bruno, seu texto está excelente e muito bem estruturado, apresentando em sua opinião o que achou de melhor, mas também o que causou descontentamento em certas partes do filme, mostrando conhecimento sobre o assunto.Os argumentos utilizados e a comparação do filme com o livro foram bons para melhor compreendimento sobre o tema.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns, Bruno, seu texto ficou ótimo! Você soube explorar e desenvolver muito bem sua resenha, soube escolher um ótimo filme, usando uma linguagem fácil e seguindo corretamente a estrutura da resenha. Sobre o tema, esse filme foi de muito agrado, pois o enredo dele foi muito bem elaborado, mas como você disse, eu senti a falta da aquele funeral para Thorin e seus sobrinhos, que foram grandes guerreiros durante o filme, mas fora isso Hobbit 3 foi uma grande produção.

    ResponderExcluir
  9. Bruno, parabéns! Você redigiu uma ótima resenha crítica, seguindo fielmente sua estrutura, desenvolveu bons argumentos, utilizou uma linguagem clara e objetiva e expôs claramente sua opinião, fator muito importante. Sobre o filme escolhido, tenho que admitir que não faz meu tipo, mas gostei muito da forma como você desenvolveu o texto, prendendo o leitor. Mais uma vez, parabéns!

    ResponderExcluir
  10. Bruno, parabéns por seu texto! Gostei muito da do filme escolhido e do modo como seguiu a estrutura. O filme me atrai, pois já timha ouvido falar, e, além disso, a sua apresentação foi ótima, fazendo assim com que eu conhecesse mais sobre o filme e me atraisse ainda mais, sendo assim, sua resenha ficou ótima!
    Matheus Souza

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!