quinta-feira, 17 de março de 2016

Dívida do Passado

O Sistema de cotas raciais foi adotado por várias universidades e consiste na destinação de vagas para negros, pardos ou índios. Essa medida começou a ser praticada no Brasil a partir de 2000, sendo que a Universidade de Brasília (UnB) foi a primeira a aderir a esse programa, que com o tempo passou a existir em outras instituições, já que, atualmente, o Sistema de Cotas raciais é necessário para diminuir a desigualdade, que está entranhada na história do Brasil.
A colonização e a escravidão que existiram do século XVI ao XIX exercem grande influência na organização da sociedade brasileira atual. A origem de alguns problemas, como racismo e desigualdade, possuem suas raízes nesses processos históricos, já que, eles eram justificados com a ideia da superioridade da raça branca. Além disso, com o fim da escravidão não foram criados mecanismos de inclusão dos ex-escravos, o que reflete na falta de mobilidade social, preconceito e pobreza que inúmeros negros enfrentam hoje em dia. Assim, o sistema de cotas é uma maneira de alcançar a igualdade racial, social e econômica por meio da criação de oportunidades para esses brasileiros.
O Brasil é o país que abriga a segunda maior população negra do mundo, devido ao processo de escravidão, e mesmo com mais da metade dos brasileiros sendo afrodescendentes, eles quase não estão presentes nas instituições de ensino superior. As pessoas negras correspondem apenas a 26 em cada 100 alunos das universidades do país.
As cotas raciais são necessárias para diminuir a desigualdade, já que com elas são criadas oportunidades, como a de conseguir um emprego. Para que esse sistema de cotas continue existindo é preciso trabalhar sobre esse assunto nas escolas e realizar campanhas que o aborde, a fim de esclarecer para as pessoas a sua importância, além disso, que o governo invista mais na educação de base, pois só através do estudo é que a sociedade conseguirá ser mais igualitária e justa.






http://globoplay.globo.com/v/4862651/ Esse vídeo aborda a desigualdade existente no Brasil e mostra que há possibilidade de superação com o estudo e o esforço. 

Referencias Bibliográficas:
http://globoplay.globo.com/v/4862651/ Acesso em: 13 de mar. de 2016.

9 comentários:

  1. Parabéns Luara, você abordou um tema muito importante e que gera diversas discussões em todo o país, conseguiu expor sua opinião e desenvolver uma medida de intervenção muito interessante, pois como você falou, deve ser investido mais em educação pública e aumentado as oportunidades para os negro, pardos ou indígenas que sofrem até hoje com o preconceito e a descriminação, além da cota para escola pública que é uma maneira de amenizar os defeitos existentes no ensino público. A descriminação, de qualquer espécie,é um ato deplorável, ainda mais com os negros que são grande parte da nossa população e já estiveram até mesmo em maior quantidade no período colonial,a regendo e construindo o nosso país com sua força e suor.

    ResponderExcluir
  2. O tema foi bem escolhido,afinal está sendo discutido a todo momento. Infelizmente, essas cotas são necessárias para diminuir a desigualdade, e o sistema de cotas para negros foi adotado porque era um caminho mais "fácil" para inserir negros nas universidades,mas,talvez, não seja o melhor, pois mostra a fragilidade da educação pública. Concordo com o que foi dito sobre os investimentos na educação de base, porque através de sua melhoria será possível que daqui a alguns anos,essa desigualdade não seja tão perceptível.

    ResponderExcluir
  3. O sistema de cotas é um assunto muito polêmico em nosso país, alguns são totalmente contra, pois dizem ser prejudicados por elas. Porém este sistema foi criado para corrigir a desigualdade entre brancos e negros que existem desde o período de colonização. No passado os negros era discriminados e não tinha nenhum direito, ficando portanto excluído do sistema de educação. Como foi apresentado no texto mais da metade da população são de origem africana, mas infelizmente, eles quase não estão presentes nas instituições de ensino superior, correspondendo apenas a 26% dos estudantes, este número mostra a importância do sistema de cotas para corrigir uma herança do passado. O texto ficou muito bom, pois trouxe um tema muito importante e o defendeu com bons argumentos.

    ResponderExcluir
  4. O sistema de cotas raciais não é uma medida aprovada por todos, por isso é um tema muito polêmico, porém para mim é uma atitude necessária, os dado mostram que a maioria das pessoas com renda baixa no país são negras, o que as impossibilita de obter um estudo melhor e por tanto torna a competição com os outros injusta. Em relação ao texto, ele foi muito bem escrito, trazendo muitos dados e gráficos que o complementaram.

    AMANDA DE ANDRADE SANT'ANNA

    ResponderExcluir
  5. O tema abordado no texto foi muito bem escolhido, por se tratar de algo que nunca sai de "moda", estar sempre sendo muito discutido e gerando inúmeras divergências. O texto contém informações importantes e bons argumentos, além do mais, a proposta de intervenção, na minha opinião, foi bastante interessante. Acredito que o sistema de cotas seja uma medida necessária, por se tratar de um povo que, em tempos passados, sofreu bastante, no entanto, isto poderia deixar de existir se o ensino público recebesse um alto investimento que o colocasse no nível ou até mesmo parelho com o particular.

    Victor

    ResponderExcluir
  6. O tema abordado no texto foi muito bem escolhido, é de extrema importância e muito interessante de ser discutido. Foi utilizado diversos argumentos de grande relevância na história do brasil para fortalecer sua tese que foi bem defendida. Deixo claro que ainda sim sou contra as cotas raciais. A população negra sofreu e sofre até hoje com o racismo e desigualdade e ao meu ver as cotas raciais é uma forma do governo se desculpar pelo que ele fez no passado no processo de colonização utilizando da escravidão. Sou totalmente a favor das cotas para escolas públicas em que a maioria dos pardos e negros se inserem e também sou a favor do aumento das porcentagens visto que no brasil a diferença entre o ensino particular e público é alarmante, posso dizer isso por ter estudado por um longo período em escola pública. Porém concordo plenamente com sua proposta de intervenção em investir na educação de base pública afim de buscar melhorar esses índices que sem dúvida estão muito abaixo do esperado.

    ResponderExcluir
  7. O tema do texto sempre foi motivo de discussão e é um assunto muito debatido pela sociedade, pois muitos não concordam com o sistema de cotas raciais. O fato é que a maioria dos negros não possuem as mesmas oportunidades dos brancos, e se depender do nosso modelo de sociedade atual, o preconceito e a ideia de inferioridade continuará por muito tempo. Assim, medidas devem ser tomadas para mudar essa realidade, como as cotas implantadas nas universidades, para diminuir a desigualdade social brasileira, além do investimento em educação, para que todas as raças possam ter os mesmos privilégios, e consequentemente, conseguirem oportunidades no mercado de trabalho. Com relação ao texto, ficou muito bom, já que você utilizou uma linguagem adequada, apresentou argumentos claros e coerentes, além de gráficos para complementar seu texto.

    ResponderExcluir
  8. O seu texto trata de um assunto muito polêmico e de grande importância, os gráficos usados e dados estatísticos o complementaram bem, e seus argumentos foram muito bons! Parabéns. Quanto ao tema do texto, eu acho importante a inclusão de negros na nossa sociedade, que ainda é muito racista e desigual, mesmo tendo grande miscigenação. Porém eu acho que essas costas prejudicam muito outras pessoas, muitas vezes por causa das costas, elas não conseguem entrar no curso que queriam, e acho isso muita injustiça. Portanto acredito que o governo deve tratar o problema na sua raiz, por que não falar sobre isso desde que somos crianças? Acho também que campanhas de conscientização devem ser mais trabalhadas e que o assunto deve ser mais comentado, por isso as costas para negros são uma solução para o momento que vivemos, mas considero que resolvendo o problema de descriminação racial, devemos abrir mão delas.

    ResponderExcluir
  9. As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. O sistema de cotas raciais no Brasil não beneficia apenas os negros. Nas instituições públicas da Região Norte, por exemplo, é comum a reserva de vagas ou empregos para indígenas e seus descendentes. Algumas universidades também destinam parte de suas vagas para candidatos pardos. O assunto é bastante polêmico e nada indica que um dia deixará de ser. O Brasil tem atualmente a segunda maior população negra do mundo (atrás apenas da Nigéria) e é inegável que o país tem uma dívida histórica com negros e indígenas. Por outro lado, as cotas raciais já prejudicaram várias pessoas que perderam vagas ou empregos para concorrentes com menor pontuação ou qualificação.
    ISADORA

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!