sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Atletas da Internet?

Atletas da Internet?

          O esporte eletrônico(eSports) é formado por competições organizadas de jogos online, 
envolvendo jogos de estratégia, luta, tiro em primeira pessoa, e MOBA. Algumas dessas competições,são transmitidas ao vivo pela internet, e as equipes vencedoras recebem prêmios em dinheiro.
      Os jogadores que participam dessas competições, são chamados de Cyber Atletas, pois são jogadores profissionais, que encaram os jogos não apenas como diversão, mas também como trabalho. 
        Os Cyber atletas, vivem em Gaming Houses, que é basicamente um "escritório de jogos". Na gaming house, eles convivem com os colegas de equipe e todos possuem rotinas, que são seguidas 
à risca. A rotina de um Cyber Atleta, se resume em treinar cerca de 14 horas por dia, divididas em treinos individuais e treinos coletivos; estudar o jogo, para formular estratégias; comer e dormir.
          Equipes com um maior investimento, ainda contratam profissionais como psicólogos, 
nutricionistas e analistas e ainda recomenda que os jogadores frequentem uma academia para manter a saúde física e mental, já que os players possuem uma rotina muito sedentária, o que pode acarretar em grandes problemas.
          O salário desses atletas variam muito, de acordo com sua fama e habilidade, e no Brasil eles giram em torno de 3 mil reais. Porém, existem atletas fora do Brasil que conseguem uma renda muito maior, confira essa lista dos cyber atletas mais bem pagos do mundo.
            Para obter sucesso na carreira de cyber atleta, é importante que o interessado se destaque no jogo individualmente primeiro, até ter seu trabalho reconhecido por uma organização, e ser chamado para uma equipe, que dispute torneios, etc.

5 comentários:

  1. O texto é muito interessante, demonstra uma profissão que, mesmo sendo levada a sério e seus representantes serem dedicados à ela, não deixa de ser algo divertido e capaz de entreter-nos. Além disso, é impressionante o fato dos Cyber Atletas se prepararem tanto fisicamente quanto psicologicamente para terem um melhor desempenho ao trabalhar. Esses fatores indicam fortes laços entre os " Esports" e os demais esportes profissionais. A produção ficou bem estruturada, abrangeu várias informações e curiosidades explicitando as funções exercidas neste trabalho.

    ResponderExcluir
  2. O assunto é bem interessante, no entanto não foi bem descrito como esperado. No decorrer de seu texto, podem ser encontrados diversos erros ortográficos, principalmente de concordância, sem contar que a dissertação foi formatada de forma incorreta. Você poderia, também, ter abordado sobre mais assuntos, por exemplo, muitos não vão saber o que é um MOBA, coisa que poderia ter sido esclarecida ao decorrer do texto. O link sobre os cyber atletas mais bem pagos é bem interessante, acrescenta bastante informação ao próprio texto, no entanto, você se esqueceu de colocar as fontes usadas para ajudá-lo a desenvolver sua dissertação. O tema é interessante, mas você não soube abordá-lo.

    Lucas Singulano

    ResponderExcluir
  3. Que bacana! haha. O acompanhamento por profissionais de saúde deve realmente ser mais que fundamental, imagino. Passo umas horas em frente ao computador e já me sinto mal...
    Gostei de conhecer a profissão, mas não vejo muitos benefícios, pelo menos através do exposto, em sua existência.
    Enfim: seu texto ficou interessante e objetivo, mas você poderia colocar uma "ilustraçãozinha" ao menos, né?! Atribui à produção uma imagem mais atrativa.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma profissão da "era digital" que está conquistando espaço e reconhecimento. Mesmo que seja algo lucrativo e apreciado por quem faz, eu realmente espero que a interação virtual não substitua a real. É uma profissão que não desempenha um papel social significativo, mas é algo legal e contemporâneo.
    Eu gostei das informações presentes no texto. Parabéns, Léo!!

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!