quinta-feira, 13 de novembro de 2014

O racismo no esporte

Mesmo vivendo no país com a maior miscigenação racial do mundo,  pessoas ainda insistem em praticarem atos racistas, e o pior de tudo, é que isto se tornou comum, e no mundo todo. Nos últimos dias, atitudes como estas têm tomado conta dos noticiários, e em todas as áreas. Desta forma, no esporte, não seria diferente.
Ultimamente, o caso de Aranha tem roubado a cena. O goleiro do Santos foi só ‘’mais um’’ a ser atacado devido a sua cor nos campos de futebol de todo o mundo, o jogador não foi só chamado de ‘’macaco’’ como foi ridicularizado pela torcida do Grêmio naquele jogo, que também imitava macacos a cada vez que ele participava do jogo. E mesmo tendo total consciência do que estava acontecendo, continuou em campo. Diferente de outros jogadores, como o brasileiro Paulão, jogador do Bétis, da Espanha, que ao ser xingado pela torcida adversária, se revoltou e deixou o estádio imediatamente. O mesmo fez Samuel Eto’o quando foi vitima de torcedores fascistas na Itália. O caso de Daniel Alves também é apenas mais um de diversos que acontecem com jogadores negros, no entanto, o brasileiro teve uma atitude inusitada: ao ser atirada uma banana em sua direção, o jogador a comeu e continuou o jogo. Se engana quem pensa que é apenas no futebol que aconteceram casos de racismo. Em 2010, Júlio Santos, brasileiro jogador de tênis, foi ofendido no meio de uma partida, e foi pelo seu adversário. Júlio contou que o austríaco constantemente fazia gestos de coçar embaixo do braço (fazendo referências a um macaco) e a todo momento repetia a frase: ‘’volta pra floresta, macaco’’.
Enfim, diante de alguns desses  casos de racismo, mantenho minha opinião (que acredito que seja a mesma de todos) de que quem realizar atitudes como esta, merece ser preso e pagar uma indenização á pessoa, por mais que dinheiro não pague a humilhação. Tenho em consciência que o racismo é algo desumano que sequer deveria existir, e uma vez em que existe, deveria ser tratado da forma mais rigorosa possível. O pior de tudo é que as pessoas ofendem as outras devido a sua cor da pele porque se sentem superiores aos negros simplesmente porque são brancas. No caso do jogador Aranha, ele ofendido por estar vencendo uma partida e de certa forma, desagradando a torcida rival, isto é algo que não dá para aceitar.
O racismo não deveria nem existir, porque já é algo banal pessoas se considerarem superiores apenas pela cor da pela, mas como infelizmente existe, acredito que, como disse no parágrafo acima, a melhor forma de punir e até conscientizar estas pessoas, é as castigando de uma maneira que as façam pensar no que fizeram. O esporte é apenas mais uma  categoria onde o racismo está presente.



https://www.youtube.com/watch?v=UwanETVL4O0

https://www.youtube.com/watch?v=bZoSCA1Udck

Victor

5 comentários:

  1. Primeiramente em relação ao seu texto queria informar que foi bem escrito e sua exemplificação foi muito boa pois, você proporcionou para o leitor vários exemplos de casos racistas para que realmente notemos que não são casos isolados e sim bem amplos que acontecem no mundo inteiro. Concordo com sua opinião de que pessoas que se utilizem de tais formas para ofender alguém deveria ser penalizado duramente para que tais atos acabem , ou pelo menos, diminuam suas ocorrências. Enquanto tais atos não forem feitos, nesse mundo não haverá igualdade entre nós pois, apesar de muitas vezes ficarmos irritados isso não nos da o direito de humilhar alguém pela sua diferença étnica ou racial, apesar de que no tal jogo no qual o Aranha foi o alvo de racismo, também havia outros negros o chamando de macaco , o que me leva a pensar que tais ataques são como efeito dominó onde um segue a onda do outro.

    ResponderExcluir
  2. O assunto foi muito bem selecionado Victor! Você fala de algo bem polêmico no seu texto, coisa que eu acho bem interessante, eu gostei mesmo. Acho ridículo de como existe racismo no futebol (e no resto dos casos, mas em particular o futebol), acredito que o esporte deveria ser um meio de unir as nações por um bem maior, a diversão e a competição, e não levar o público ao fanatismo ao ponto de querer ofender/prejudicar outras pessoas, os jogadores por exemplo. Na questão estrutural, acredito que seu texto poderia ficar melhor organizado e alguns erros ortográficos, mas não é nada que você não possa melhorar da próxima vez. Conteúdo muito bom, parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Sua escolha de tema foi ótima, é um assunto antigo, mas sempre atual, pois infelizmente ainda convivemos com casos de racismo não só em jogos de futebol, mas no trabalho, em uma praia, em uma festa, enfim as pessoas que passam por esse tipo de preconceito convivem com ele em todos os lugares que estão. Nossa sociedade esta tão evoluída mentalmente, deveríamos acabar com esse tipo de preconceito, se julgar melhor que o outro pela cor, é algo horrível. A escolha de colocar vários casos de racismo foi boa, você deveria ter colocado mais informações, e estruturado melhor seu texto, claro que isto é algo que pode ser melhorado da próxima vez. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Achei a escolha do tema muito boa, pois esse é um assunto que está repercutindo muito esse ano.O texto ficou bem montado e os exemplos de ações racistas são bem atuais e de conhecimento da maioria dos leitores.O tema do texto se encaixa muito bem com o autor já que ele é um fanático por futebol, então deu uma incrementada no texto.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um tema polêmico que nunca acaba, portanto é sempre interessante falar sobre ele. Ótima escolha Victor! Dar esses exemplos enriqueceu bastante seu texto e percebi que sua escrita melhorou bastante desde seu ultimo post. Concordo com o que você disse. As pessoas realmente devem pagar por cometer atos preconceituosos, o que é de fato um absurdo, ainda mais no Brasil que é um país miscigenado! Uma dica é sempre reler o seu texto para fazer aqueles ajustes, mudar algumas frases de lugar, etc. Mas em geral, parabéns.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!