segunda-feira, 3 de novembro de 2014

L'Inferno di Dante

Deixai toda esperança, vós que entrais!
Inferno, Canto III

A Divina Comédia de Dante Alighieri é um poema épico de 14.233 versos que descreve a horrenda descida de Dante ao mundo inferior, a jornada pelo Purgatório e, por fim, a chegada ao Paraíso. Das três partes da Comédia (Inferno, Purgatório e Paraíso), o Inferno é a mais lida e a mais memorável.
Escrito no início do século XIV, o Inferno modificou a percepção medieval de “danação”. Antes dele, a ideia do mundo inferior nunca havia fascinado as pessoas de forma tão extraordinária. A obra de Dante materializou esse conceito abstrato em uma visão nítida e aterrorizante. Assim, após a publicação do poema, houve um enorme aumento no número de fiéis da Igreja Católica, graças aos pecadores aterrorizados que buscavam evitar a versão atualizada do Inferno imaginada por Dante.
Segundo Dante, o inferno apresenta um formato concêntrico, formado por nove círculos que se separam pelas diferentes maldades. Quanto mais profundo for o círculo, pior o pecado.

A obra acabou por inspirar diversos outros artistas, como Botticelli, que retratou a visão do inferno:

Apesar de toda maldade do lugar, Dante consegue atravessá-lo com a ajuda de Virgílio – poeta da antiguidade, que ele muito admira –, que fora enviado por Beatriz – paixão da infância de Dante.
Leia aqui mais algumas curiosidades sobre o Inferno de Dante.

Além de recomendar a própria leitura da “Divina Comédia”, indico a obra de outro gênio da literatura: o Inferno de Dan Brown, que narra mais uma aventura do professor de Simbologia de Harvard, Robert Langdon, que – dessa vez – “é arrastado para o coração da Itália, um mundo angustiante centrado numa das obras literárias mais duradouras e misteriosas da história: o Inferno de Dante”.

Um comentário:

  1. Alícia, seu texto ficou muito bom, tipo de texto perfeito(kkk). Mesmo não sendo um livro que eu tenha muito interesse em ler, gostei muito do seu texto, porque foi bom conhecer um pouco desse clássico literário, gostei da descrição, que até senti certa vontade de ler essa obra. A introdução junto com o desenvolvimento ficou muito boa, e a conclusão ficou ótima, como nos outros textos postados por você aqui, achei bacana a indicação de outro livro, o Inferno, de Dan Brown. Enfim, parabéns!

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!