domingo, 27 de julho de 2014

Em busca da perfeição

A bulimia e a anorexia são duas doenças que se encontram cada vez mais presentes em nossa sociedade, a busca pelo corpo perfeito tem se tornado cada vez mais comum na atualidade, para se sentir “encaixada” na sociedade muitas pessoas, principalmente adolescentes, são levadas a desenvolver tais distúrbios, acredito que a mídia seja a que mais influencia nesse processo, a imagem do que seria o padrão de beleza perfeito é divulgada todos os dias em todos os meios de comunicação, apesar de muito se falar em aceitar e conviver com as diferenças, mesmo que sem querer essa ideia de perfeição e beleza é introduzida nas pessoas.
Muitas vezes o que leva uma pessoa a desenvolver um quadro de bulimia são fatores como: pressão social e familiar, predisposição genética e uma grande valorização do corpo magro e perfeito como ideal máximo de beleza, e apesar de terem algumas diferenças, os fatores que desencadeiam a anorexia são os mesmo citados acima.

Em pessoas que apresentam a bulimia não é a magreza que chama a atenção (muitas vezes são em mulheres com corpos esculturais), mas sim, a forma obsessiva de cuidar do corpo. A pessoa segue uma dieta rigorosa, e quando ingerem grades quantidades de alimentos, escondido na maior parte das vezes, para que consigam evitar o ganho de peso, fazem uso de laxantes e diuréticos, induzem o vomito, praticam atividades físicas de forma exaustiva, além de fazerem um jejum prolongado.  Além disso, a distorção da autoimagem e baixa autoestima podem levar a problemas emocionais, como depressão, ou fisiológicos como destruição do esmalte dos dentes, inflamação na garganta, sangramentos, problemas gastrintestinais, arritmias cardíacas, desidratação, queda de cabelo, entre outros.
Já nos anoréxicos a magreza exagerada é um fator presente, porém essas pessoas ao se olharem no espelho tem uma imagem distorcida do próprio corpo, e o medo de engordar cada vez mais leva essas pessoas a cometerem as mesmas ‘’loucuras’’ que os bulímicos. A anorexia faz com a pessoa tenha uma preocupação exagerada com o valor calórico de cada alimento, uma perda drástica de peso, queda de cabelo, enfraquecimento das unhas, além de depressão, síndrome do pânico e comportamentos obsessivo-compulsivos.

Apesar de muitas vezes esses distúrbios serem diretamente associados a mulheres, o numero de homens sofrendo com esses problemas tem aumentado consideravelmente nos últimos tempos.


12 comentários:

  1. Podemos dizer que uma parte da "culpa" pelas pessoas buscarem irracionalmente pelo corpo perfeito e acabarem ficando anoréxicas é da mídia, pois a todo momento tem se a imagem de que uma mulher,por exemplo, perfeita é aquela mulher magrinha, e isso só vem à nossa cabeça porquê nas propagandas, revistas e até manequins, apresentam sempre mulheres magras. Mas não adianta culpar ninguém, uma pessoa anoréxica deve comunicar com seus familiares, e receber deles todo apoio possível, além de que deve receber um tratamento médico, já que anorexia é coisa séria e muitas pessoas morrem por causa desse prolema.

    ResponderExcluir
  2. O padrão de beleza colocado pela mídia hoje em dia tem sido um grande "vilão", afinal, não são todas as pessoas que conseguem ter a autoestima elevada, a maior parte tende a se deixar influenciar por tais doutrinas de perfeição. É admirável quando alguém está satisfeito com sua aparência que "foge do padrão", pois é um tanto difícil não adotar ideologias, mesmo que fúteis, propostas em todo o local. É ainda mais difícil quando apresentam bulimia e anorexia, distúrbios muitas vezes não levados em consideração, talvez por desconhecimento. Acredito que essa dificuldade pode ceder um pouco quando há apoio familiar e de um profissional especializado que terá a missão de promover a autoconfiança esquecida.

    ResponderExcluir
  3. Tanto a bulimia quanto a anorexia são problemas psicológicos gerados pela busca excessiva do padrão de beleza. As pessoas que passam por esses problemas geralmente são as mais influenciáveis, o conceito atual de moda exige que as pessoas sejam excessivamente magras, se vivêssemos a algumas décadas quando o padrão de beleza era ser mais “cheinha”, essas meninas que chegam a anorexia tentando emagrecer, talvez alcançassem a obesidade ao tentar engordar!
    É preciso paciência quando se conhecesse alguém com esse tipo de problema, não é fácil entender a cabeça delas. Como qualquer doença psicológica, a mente acaba sendo uma mistura de sensações, sentimentos e ideias que se contradizem o tempo todo, essas pessoas sabem que causar vômitos ou entrar em dietas absurdas farão mal para elas, mas a vontade de alcançar um padrão de beleza é maior! A consequência não está apenas fisicamente, na magreza, mas acarretam inúmeros problemas, os doentes ficam mais tristes, insatisfeitos consigo, baixíssima auto estima e sentimento de inferioridade. Deve se prestar atenção em pessoas com esses sintomas, mesmo que não seja a anorexia ou a bulimia, elas devem precisar de conversa e apoio.

    ResponderExcluir
  4. As doenças tratadas no texto são de fato muito preocupantes e, por muitas vezes, surpreendentes. Como fora dito, nem sempre os sinais dados pelo corpo do anoréxico ou bulímico são claros, como um drástico emagrecimento pode ser, e devido a isso devemos nos manter atentos, já que casos como estes podem estar bem perto de nós, independendo da situação social, econômica ou até cultural dos indivíduos.
    E é claro que a mídia é sempre o alvo principal do julgamento. Estamos cercados rotineiramente por anúncios na TV, outdoors e vitrines nos mostrando o que há de bom pra hoje. E isso é tão indispensável e tão constante e tão normal, que perde-se o controle de si, o cérebro liga o modo automático e registra, sem querer, o que 'eles' querem que registre. O que difere o que pessoas ditas saudáveis mentalmente registram do que pessoas doentes mentalmente registram é que nos indigna, normalmente. Difícil de entender às vezes, mas o simples ato de admirar torna-se a obsessão por querer ser. Porém, a meu ver, a anorexia e a bulimia têm início ou se agravam principalmente com falta de apoio e outros problemas familiares ou fatores como o bullying, tema de outro texto postado aqui no blog, aliás. Mas seja qual for o fator causador, não negligência e acompanhamento profissional são fundamentais para o tratamento dos doentes.

    ResponderExcluir
  5. O fato das pessoas que, mais aparecem na mídia atual, serem magras, provoca um desejo obsessão de muitas pessoas de serem iguais a ela. Este desejo acaba sendo prejudicial e causando doenças. E muito disto, se deve a mídia, que pressiona, na maioria das vezes, as mulheres de uma forma que, elas acabam acreditando que se não tiverem o corpo da estrela da TV, são inferiores. Este sentimento de inferioridade, acaba se transformando em obsessão de algumas adolescentes em ter 'aquele' corpo, e para conseguir o que querem, buscam os piores recursos possíveis, como foi dito no texto, por exemplo: forçam vômito após refeições, praticam atividades físicas de forma exaustiva, fazem um longo jejum, e muitas outras coisas. Este desejo louco, acaba virando uma doença, elas sabem que estão sendo prejudicadas e mesmo assim não conseguem parar. E com o passar do tempo, o hábito só aumenta, e pode levar a morte. Nestes casos, a pessoa deve receber o maior apoio possível de sua família e seus amigos. A ''busca da perfeição'' é coisa séria.

    Victor

    ResponderExcluir
  6. Lamentavelmente, a busca das pessoas pelo padrão de beleza e pela moda(ambos escolhidos pela mídia) chegou a um ponto em que as pessoas perdem o controle de si mesmo, e são tomadas pela obsessão e até mesmo da obrigação de fazer parte do padrão de beleza, e assim, se inicia a Anorexia e a Bulimia. Deve observar que uma pessoa pode até nao se importar com o padrão de beleza, porém outras pessoas ao seu redor, acabam reclamando do modo de ser da pessoa, o que muitas vezes pode fazer com que essa pessoa acabe querendo estar dentro dos padrões implantados pela mídia, simplesmente para que ela seja aceita pela sociedade, assim, começa uma busca pelo peso ideal, a busca para ter um corpo de modelo, e durante essa busca, a pessoa pode acabar perdendo o controle e quer emagrecer cada vez mais. Com um tempo, pode ser que tal pessoa, perca o controle da própria mente, o que faz com que toda vez que ela se olhe no espelho, ela se veja fora dos padrões de beleza, assim, se desenvolve a anorexia, e conforme o passar do tempo, a pessoa deixa de comer, devido a dietas que prometem milagres, mas que na verdade só estão destruindo a vida da pessoa. Penso eu que a principal causa da anorexia, seja a sociedade que cobra que todas as pessoas façam parte do padrão de beleza escolhido pela mídia, isso, somado ao fato da maioria da população possuir muito pouco conhecimento sobre essas doenças.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  7. Quando falamos sobre o tema Bulimia e Anorexia muitas pessoas consideram isto como sendo frescura já que as pessoas que possuem esta doença possui somente o objetivo de ser magra mas, ai que está o maior problema já que para elas esse objetivo nunca é alcançado porque sempre que se olham no espelho se veem sempre gordas mesmo que estejam magras. A principal responsável por isso é mídia pois, a cada dia que passa ela transmite as pessoas uma idéia de que para ser bonita, feliz tem que ser magra como a modelo brasileira Gisele Bundchen considerado uma das mais belas mulheres do mundo e que é magra. Então pode-se falar que a sociedade é controvérsia pois, ao mesmo tempo que mostra a todos que "sejam magros" faz campanhas contra a bulimia e anorexia. Mas, já que hoje muitos já estão contaminados por essa idéia da sociedade o melhor a se fazer é levar essas pessoas a fazer um tratamento psicológico para que elas vejam o verdadeiro sentido da vida e que este não está na beleza física.

    ResponderExcluir
  8. Muitas vezes as pessoas acham que bulimia e anorexia é uma coisa surreal,porém isso está mais presente no nosso dia a dia.Com a grande influência da mídia na sociedade,acabamos caindo na ideia que para ser bonito tem que ser magro, e com essa pressão social esquecemos que o importante é ter uma vida saudável.Isso não acontece apenas com pessoas acima do peso,mas até mesmo com pessoas que já são magras,essas pessoas criam um ideia de que o seu corpo não está bom e quando percebe não consegue se controla mais, e na maioria das vezes nem sabe que esta sofrendo anorexia ou bulimia.Só depois de algum tempo que vem os sintomas,como dores nos ossos,dor de cabeça,tontura,param de menstruar,e até mesmo vomito.Com isso fica mais difícil esconder das pessoas que estão ao seu redor,e acabam contando para seus familiares o que está acontecendo,e o melhor jeito de resolver é levando ao médico.Bulimia e Anorexia tem cura sim,basta a pessoa querer,e não é apenas uma doença causada em mulheres mas também em homens.Ser magro pode ser sim um padrão de beleza da sociedade,mas saúde deve sempre estar em primeiro lugar.
    Tífany

    ResponderExcluir
  9. Bulimia e anorexia são distúrbios alimentares que vem tomando destaque principalmente entre adolescentes do sexo feminino. As pessoas que sofrem deste problema se caracterizam pela busca excessiva do corpo ideal, e daí passam a realizar muitas restrições alimentares, fortes dietas, jejum prolongado, exercícios excessivos, uso de laxantes e vômitos propositais, tudo pela magreza. Isso ocorre principalmente com pessoas que tendem a serem depressivas e possuem baixo auto estima. Pessoas que são felizes, e não se importam com o padrão de beleza imposto pela mídia, jamais sofrerão de tais problemas. Por isso, é importante que as vítimas destes distúrbios alimentares tenham total apoio da família e acompanhamento médico. Estes assuntos deveriam ganhar maior atenção também em escolas e locais de trabalho, sendo realizadas palestras para explicar explicitamente e alertar o quão perigoso eles podem se tornar.
    Priscila

    ResponderExcluir
  10. Bulimia e anorexia são distúrbios alimentares que vem tomando destaque principalmente entre adolescentes do sexo feminino. As pessoas que sofrem deste problema se caracterizam pela busca excessiva do corpo ideal, e daí passam a realizar muitas restrições alimentares, fortes dietas, jejum prolongado, exercícios excessivos, uso de laxantes e vômitos propositais, tudo pela magreza. Isso ocorre principalmente com pessoas que tendem a serem depressivas e possuem baixo auto estima. Pessoas que são felizes, e não se importam com o padrão de beleza imposto pela mídia, jamais sofrerão de tais problemas. Por isso, é importante que as vítimas destes distúrbios alimentares tenham total apoio da família e acompanhamento médico. Estes assuntos deveriam ganhar maior atenção também em escolas e locais de trabalho, sendo realizadas palestras para explicar explicitamente e alertar o quão perigoso eles podem se tornar.
    Priscila

    ResponderExcluir
  11. Como abordado no texto acima, é inevitável falar sobre a mídia quando se trata de distúrbios nervosos. As pessoas estão sempre em busca do corpo perfeito, e em muitos casos não importa o que é preciso passar por cima para conseguir ter o corpo de alguma celebridade ou modelo. São feitas dietas rigorosas, dedos são colocados nas gargantas e até mesmo tem a ingestão de remédios. Os principais alvos da bulimia e anorexia são os adolescentes, que são altamente influenciados pela mídia. As pessoas que possuem essas doenças, não estão doentes apenas fisicamente, mas também psicologicamente. São distúrbios graves, mas que tem como tratar. Essas pessoas são levadas a desencadear esses tipos de doença, muitas vezes por receberem criticas, sofrerem bullying, e serem chamadas de ‘’gordinhas’’, essas criticas não são vindas apenas da rua e da escola, mas sim de casa. A melhor solução, além de procurar especialistas, é não julgar alguém por não ter o ‘’corpo perfeito’’, mas saber respeitar as diferenças, e fazer com que a pessoa se sinta bem sendo ela mesma.

    ResponderExcluir
  12. O culto ao corpo perfeito acaba influenciando pessoas, principalmente mulheres, a usarem de todo e qualquer artifício para se manterem magras. A bulimia é um transtorno alimentar que se caracteriza pela ingestão de uma grande quantidade de alimentos, geralmente ricos em calorias, seguida por métodos compensatórios como a indução ao vômito. Esse tipo de comportamento pode ser causado por fatores psicológicos, biológicos, familiares e culturais (como o culto ao corpo perfeito). Para que esses terríveis casos diminuam a nossa participação também é necessária, temos que ter consciencia de que ninguém é melhor que ninguém, não existe um padrão e devemos aceitar a diferença do outro.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!