sábado, 14 de novembro de 2015

Empreendedorismo Social

      Uma profissão e um ato solidário

    Empreendedor social é aquele que monta um negócio não se preocupando apenas com o lucro pessoal, ele visa também como parte de seu trabalho resolver problemas sociais e buscar por melhoras em diversos setores da sociedade. Embora não seja muito conhecido, este trabalho já possui diversos representantes no Brasil e no mundo.
    Da mesma forma que empreendedores gerais procuram inovar no mercado e trazer mudanças positivas aos negócios, os empreendedores sociais visam inovações capazes de melhorar condições sociais e causar um impacto positivo no mundo. Alguns dos problemas enfrentados por esse trabalho, que servem como exemplo, são a pobreza, a fome, a desigualdade social e a falta de moradia às pessoas que sofrem com desastres naturais e perdem seus bens.


 
    Apesar de ambos possuírem um trabalho semelhante, as ONGs ( Organizações Não Governamentais ) e Empreendedorismo Social são incorporações diferentes, pois a primeira busca melhorar a sociedade por meio de investimentos involuntários e eventos beneficentes cujos representantes não lucram para si. Já o outro tem o mesmo objetivo, mas é através da oferta de produtos e serviços, como uma própria empresa, mantendo um equilíbrio entre o financeiro e o desenvolvimento sustentável. O lucro que os empreendedores adquirem com esse trabalho não é algo ilegal ou injusto, como muitos pensam, tendo-se em vista que além de ser um direito de remuneração deles, torna-os independentes de órgãos do governo ou partidos políticos para contribuírem com melhorias sociais.
    Tem crescido cada vez mais o número de empreendedores sociais em diversos países, e junto a eles tem sido melhorada a situação daqueles que necessitam e o governo tem recebido um imenso auxílio. Portanto, além de uma profissão, é uma mão que se estende.













6 comentários:

  1. Seu texto ficou muito interessante! Eu não conhecia esse tipo de profissão, porque se assemelha ao trabalho de um voluntário de alguma ONG. Você explicou muito bem o que essa profissão faz e ainda mostrou a diferença entre ONG e empreendedorismo social que ajuda ainda mais no entendimento do tema.Gostei muito do seu texto trazer informações não eram do meu conhecimento e ainda não deixando espaços para dúvidas sobre ela.

    ResponderExcluir
  2. Eu realmente acho que todas as empresas deveriam buscar o equilíbrio entre o desenvolvimento financeiro e o sustentável, assim como você citou. Seria uma ação digna e contribuiria muito para o mundo. Seu texto ficou muito bom, além de esclarecedor, está bem escrito e estruturado, contribuindo para que fiquei coeso e coerente. E, ao diferenciar ONG de Empreendedorismo Social, você encerrou a principal dúvida que eu tive ao começar a ler o texto. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Muito bom seu texto, pedroca. Foi elaborado de acordo e dentro da proposta e a profissão escolhida é digna de admiração. Além disso, o esclarecimento de diferenças entre a atuação de ONG's e empreendedores sociais ajudou-nos a ter mais carga informativa sobre o assunto. Parabéns

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei que faltaram algumas poucas informações, tirando isso acho que seu texto ficou bom. Em relação à profissão, acredito que essa é uma das profissões que mais influenciam no desenvolvimento do mundo, pois se cada um pudesse prestar um serviço social desse tipo, haveria menos miséria no mundo.

      Excluir
  5. Gostei muito seu texto , pois após sua leitura não tive nenhuma duvida sobre o tema que foi retratado. Admiro muito essa profissão pois essas pessoas mesmo que de alguma forma lucrando, estão fazendo isso de maneira que ninguém seja prejudicado mantendo um desenvolvimento sustentável do nosso ambiente além de prezar a melhora de vida por parte das pessoas.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!