quinta-feira, 30 de abril de 2015

Música: o que ela altera em nós?

         



          Pelo menos eu, sempre soube que a música melhorava algo em nosso corpo. Ao escutar um trecho de uma música, meu humor se altera para melhor, sinto que ela faz bem para todos que em algum momento do dia, param e escutam um pouco. Não importa qual seja seu estilo preferido: funk, rock, pagode, rap, dentre outros estilos, a música sempre é prazerosa.
       Uma pesquisa recente que foi apresentada no congresso anual da Sociedade Europeia de Cardiologia, em Amsterdã, mostrou que os pacientes que possuíam problemas no coração, o resultado mostrou-se ainda mais positivo. Os pacientes (74) foram divididos em três grupos, sendo que cada um deveria fazer atividades aeróbicas: o primeiro faria exercícios escutando músicas, o segundo faria exercícios sem músicas, já o terceiro escutaria apenas as músicas. Algum tempo depois foi constatado que o primeiro grupo de pacientes aumentou sua capacidade aeróbica em 39%, o segundo em 29% e o terceiro em 19%, sendo que todos os pacientes obtiveram melhorias significativas em relação aos problemas cardíacos. 
        Não podemos esquecer que a música funciona também como um analgésico natural, pois quando a ouvimos liberamos a endorfina (sensação de prazer e bem-estar), e é usada aqui no Brasil como terapia. Em diversas APAES (Associação de Pais e Amigos aos Excepcionais) e Centros de Reabilitação utilizam a chamada musicoterapia como parte de seu trabalho, com o intuito de ajudar na integração física, psicológica e emocional do paciente. A musicoterapia é usada, também, em empresas, para melhorar o desempenho dos funcionários, em spas, para auxiliar na redução da ansiedade, em escolas, ajudando na concentração e no aprendizado dos alunos, e em centros de atenção aos idosos, contribuindo para a socialização e para a prevenção e tratamento de doenças.
           Estes são mais motivos dentre vários para ouvir música. Eu, particularmente, gosto muito de escutá-las, e acredito que nosso mundo pode ser melhor se todos fossem flexíveis em relação a ela, já que as músicas nos passam diversos valores e informações. Mesmo que você não curta todos os estilos musicais, não importa, se uma única música lhe agrada, escute-a, tenho certeza que ela pode alegrar (ainda mais) o seu dia.


Fontes:

6 comentários:

  1. Gostei muito do seu texto, a escolha do tema foi bastante criativa pois a música esta presente em nossas vidas o tempo todo, e está mais do que comprovado que ela tem efeitos significativos sobre nós, os quais você abordou bem em seu texto, que se mostra muito bem escrito e elaborado, apesar de fugir da proposta de dissertação argumentativa.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto ficou muito bom, o tema escolhido é muito interessante,já que traz algumas informações que muitas pessoas desconhecem,como por exemplo a musicoterapia.Eu sempre soube que a música pode alterar o humor de uma pessoa, sempre que escuto uma música do meu gosto fico mais feliz ou animado e quando ouvia uma música mais triste ela causava tristeza.

    ResponderExcluir
  3. Realmente a música exerce poder sobre nossas emoções, dependendo do ritmo, podemos ser afetados com diversas sensações. Eu já sabia da musicoterapia e adorei saber mais detalhes - a curiosidade sobre as APAES e Centros de Reabilitação me encantou - gostei quando citou a pesquisa, um bom argumento de autoridade. Apesar de ser um texto muito bem escrito, eu senti falta de argumentos mais amplos, poderia ter desenvolvido mais o assunto. Apesar desse pequeno detalhe, o texto e o tema são muito bons! Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. O tema escolhido foi muito bom, já que digamos novo e nunca retratado aqui no blog. Sua articulação está muito boa e o texto é prazeroso de ser lido além de que você nos consegue convencer de que a música é realmente boa para a saúde. Concordo plenamente com seu posicionamento que a música nos muda ,pois em dias que nos sentimos mais tristes ouvimos algo mais lento e calmo porém quando estamos agitados ouvimos coisas mais frenéticas, implicando totalmente e principalmente em nosso humor.

    ResponderExcluir
  5. Seu texto ficou ótimo, eu particularmente amei a escolha do tema, adoro ouvir músicas, todo dia escuto pelo menos alguns minutos de música no dia a dia, foi ótimo você ter colocado a pesquisa realizada em Amsterdã, pois mesmo sabendo que ela faz bem, temos estudos comprovam isso. Acho que você poderia ter colocado o efeito que a música causa nos filmes, sei que a maioria das pessoas gostam de filmes, e posso garantir que ver um filme sem as trilhas sonoras deles, não é a mesma coisa, não sentimos as mesmas emoções.

    ResponderExcluir
  6. A escolha do tema foi perfeita, afinal a musica faz parte da sociedade há vários séculos e saber um pouco mais da influencia que ela tem sobre nós é muito bacana. Seu texto ficou muito bem escrito, os conceitos são facilmente absorvidos, porem senti falta de argumentos mais consistes. Além de tudo, acredito que você fugiu um pouco de tema proposto. Mas, mesmo assim, parabéns!
    Gabriela

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!