Os rins são órgãos essenciais para manter a homeostase (equilíbrio
das reações do corpo). Eles fazem parte do sistema urinário, já que filtram o
sangue excretando as substâncias nocivas ou que se encontram em excesso no
organismo.
O rim é formado por cerca de um milhão de estruturas microscopias,
os néfrons. Cada um deles realiza todas as
funções renais, como eliminar resíduos do sangue, manter o equilíbrio hidroeletrolítico,
regular a pressão arterial e equilíbrio do ácido - base (mantendo o pH sanguíneo),
secretar hormônios e produzir urina.
As funções dos rins podem sofrer diminuição, por causas
naturais, já que depois dos 40 anos é perdido cerca de 1% da capacidade do rim
por ano, mas também há fatores que aceleram esse processo como diabetes, hipertensão,
colesterol alto e doenças cardíacas. Esses fatores podem causar Doença Renal Crônica
(DRC), dessa forma será necessário a hemodiálise ou transplante renal.
No Brasil aproximadamente 24 mil pessoas estão na fila para
receberem doações de rim. Enquanto elas esperam pelo transplante enfrentam a
aflita e dura rotina da hemodiálise.
Os pacientes que dependem desse transplante e seus médicos
aproveitaram o Dia do Rim (12/03) para pedir auxílio, ainda mais porque os
números de doações diminuíram desde 2014. Essa fila poderia estar menor se
tivessem mais pessoas generosas, serviços de saúde que oferecessem o atendimento
devido e se as pessoas tomassem medidas de prevenção, através do controle da pressão e diabetes, realizassem atividades físicas e exames, ingerissem
quantidades adequadas de água e sal e não fumassem.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGostei muito do seu texto, pela estrutura, objetividade e pelas boas informações, o tema e muito interessante, realmente foi muito bem escolhido, ele traz a importância dos rins para o nosso organismo e ensina como cuidar deste órgão tão importante, fico feliz em ver que o numero de pessoas na fila de espera tenha diminuído, mas acredito que se houve mais campanhas incentivando a doação e ensinado as pessoas a preservar seus rins poderia reduzir este numero na espera por um transplante,
ResponderExcluirSeu texto ficou bom, o tema foi bem escolhido e mostrou a importância dos rins. Infelizmente o número de pessoas na fila de espera de transplantante vem aumentando, pois muitas pessoas, mesmo vivendo nesse mundo onde as informações correm rápido, não tem informações sobre como o transplante de rins funciona ou quantas pessoas precisam urgentemente disso. Concordo com seu ponto de vista, se os sistemas de saúde tivessem um melhor atendimento, o numero de pessoas com problemas nos rins seria bem melhor, mas é claro que nós também devemos fazer a nossa parte e nos cuidarmos melhor.
ResponderExcluirNo seu texto mostra a importância do nossos rins, pois ele tem uma função importante. Também mostra sobre como diversos fatores contribuem para a não funcionalidade dele. Ter 24 mil rins a disposição para doação não é uma tarefa fácil, mas não é impossível, mas seria mais fácil ainda se as pessoas que necessitam de um novo rim pensasse antes sobre coo cuidar melhor da saúde, e aí não teria problemas.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSeu texto ficou muito bem estruturado, trouxe muitas informações interessantes e importantes de serem ditas para lembrar as pessoas do quanto é importante a doação. É triste ver que a fila de espera é grande e ver como é dura a vida das pessoas que precisam fazer a hemodiálise. Concordo com você que os sistemas de saúde deveriam ser mais eficazes e que as pessoas deveriam ter consciência para se cuidar e não deixar que doenças como essas ocorram.
ResponderExcluirSeu texto ficou bom já que foi objetivo e retratou as informações com uma linguagem mais simples o que facilitou na compreensão. Milhares de pessoas hoje, somente no Brasil, esperam na fila doações de órgãos, principalmente do rim que é o órgão mais esperado. Esses pacientes precisam ter paciência e forças para aguentar a espera, já que existem muitos esperando na fila por um órgão e uma quantidade limitada de doadores e ainda devem contar com a compatibilidade entre doador e receptor.
ResponderExcluirVocê expôs bem as informações sobre os rins e tratou do assunto de forma objetiva e clara, além de ter utilizado imagens e informações que complementam o assunto abordado. Ver que vários pacientes estão há um bom tempo na lista de espera para receber uma doação de órgão, deixa qualquer um triste e descrente com a situação do país em que vivemos. Como foi bem mencionado, o rim é de grande importância para nós, e para as pessoas que estão no aguardo de receber um, só resta ter força para superar a fase difícil que estará passando. Qualificar os sistemas de saúde seria uma medida cabível para alterar esta situação.
ResponderExcluirVictor
De forma clara, simples e objetiva o texto passa a mensagem que deseja, explica a função dos rins e nos mostra sua importancia como outros orgãos do corpo humano, é um tema bem exótico mas que nos da um conhecimento relevante. Para que os doentes que estão na fila de espera para doação de rins consigam receber os seus é necessário uma melhora no sistema de saúde brasileiro, e não só por isso mas também pelos grandes defeitos que vem apresentando.
ResponderExcluirAmanda Sant'Anna
Quando um transplante é bem sucedido, uma vida é salva, e com ele resgate-se também a saúde física e psicológica de toda a família envolvida com o paciente transplantado. Essas vidas dependem da autorização da família do paciente com morte encefálica, um gesto que pode transformar a dor da morte em continuidade da vida. Assim, é muito importante que se doe órgãos, como os rins, e que esteja sempre ocorrendo campanhas e divulgação de como um transplante funciona, e como as pessoas doentes precisam urgentemente desses órgãos essenciais à vida. Quanto ao texto, está muito bom, já que apresente todas as informações necessárias para um bom entendimento, além de se ter utilizado uma linguagem clara e objetiva.
ResponderExcluirMuito bom! Particularmente, eu adorei o tema do texto, já que é uma área que gosto de estar sempre antenada e por dentro de informações. Os rins são órgãos muito importantes do nosso organismo e no fazer um transplante renal as cirurgias do doador e do receptor são feitas simultaneamente. Uma equipe cirúrgica retira o rim do doador com parte de uma artéria, de uma veia e do ureter numa sala, enquanto em outra sala a equipe de transplante prepara o receptor para receber esse rim tão logo ele seja extraído. A seguir, emendam-se a artéria e a veia do doador na artéria e na veia do receptor e o ureter em sua bexiga. Um procedimento arriscado, mas que pode salvar várias vidas.
ResponderExcluirOs rins são órgãos muito importantes no nosso corpo, assim como os outros também são é claro, mas os rins em particular nos dão uma comodidade muito grande, já que ele filtra nosso sangue, dessa forma não necessitamos de fazer hemodialise que é um processo demorado que dura cerca de quatro horas e normalmente tem de ser feito duas vezes por semana, uma pessoa que tem problemas nos rins tem uma rotina regrada em função do problema, tem de evitar comer certas comidas, e o fato de fazer a hemodialise que toma muito tempo. É uma pena que tantas pessoas estejam na fila de doação, e o rins pode ser doado em vida, mais um motivo para que a fila estivesse muito menor.
ResponderExcluirO texto ficou legal, o tema muito promissor, mas você não desenvolveu o tema e esse merecia ser muito e melhor aprofundado.
ResponderExcluir