quarta-feira, 4 de março de 2015

Crise Hídrica em São Paulo

   A falta de água vem sendo um dos principais problemas da atualidade, principalmente na região da Grande São Paulo. O sistema cantareira, que composto pelas represas Jaguari e Jacareí, Cachoeira, Atibainha, Paiva Castro e Águas Claras, é a principal fonte de abastecimento da região, e nos últimos meses o seu nível foi caindo bruscamente. Com esta caída, foi preciso usar parte do "volume morto". No dia 16/05/2014, foi pego emprestado 18,5% do "volume morto", que nunca tinha sido usado. O "volume morto", é a parte dos reservatórios que fica além do alcance do sistema de captação, por isso quando é usado, utiliza bombas para pegar parte deste volume. No dia 24/10/2014 foi pego mais 10,7% do volume morto, e até o dia 23/02/2015 já tinha sido pago 10,6% deste empréstimo.



   O governador (de 2014) Geraldo Alckmin apontava como principal razão para essa seca o clima. "Com mudanças climáticas, tem anos que chove demais, em outros, de menos", afirmou em entrevista a radio bandeirantes. Uma pesquisadora de ciências atmosféricas da USP disse que esse fato não é incomum, pois desde 1930, houve várias vezes anos com baixa média de precipitação. Diferente de agora, em outros anos com 2009 e 2013, São Paulo teve períodos de chuva acima de 30% da média. 
   Para ajudar o cantareira, o governo passou a usar outros sistemas com mais frequência, como o Alto Tietê, que era usado 10 mil litros por segundo e agora são 15. Também adotaram medidas como a redução de desperdício de água no sistema de transmissão, que caiu de 30,7% para mais ou menos 23%.
   Outra medida para não ter falta d'água seria o tratamento da água de esgoto, que em São Paulo só é tratado 24% do total, enquanto em alguns países chegam a ser 100% tratadas. O professor de engenharia hidráulica Dr. Ivanildo Hespanhol explica sobre o tratamento de esgoto em São Paulo:

   

   Dessalinizar a água do mar também é uma opção, só que o Brasil não tem condição disso, pois é caro e utiliza muita energia.


    Além disso, já foram lançadas campanhas de desconto em que pessoas que economizarem 20% de água, ganharão 30% de desconto na próxima conta.


Abaixo temos um gráfico do nível da cantareira nos últimos anos e videos sobre ela:







Fontes:
http://www.climatempo.com.br/destaques/tag/crise-hidrica/
carollinasalle.jusbrasil.com.br/noticias/114419870/maior-crise-hidrica-de-sp-expoe-lentidao-do-governo-e-sistema-fragil

9 comentários:

  1. A forma que foi abordado o tema escolhido foi muito boa, pois normalmente nos deparamos com textos que falam apenas da crise hídrica em São Paulo, mas você tratou essa questão, de maneira muito aprofundada, e também mostrou soluções alternativas para esse problema. Você usou vários recursos, imagens e vídeos, para explicar o assunto e isso fornece maior número de informações, de maneira mais dinâmica e interessante, o que prende a atenção do leitor e aumenta o interesse sobre o assunto. Isso faz com que as pessoas se preocupem mais com esse assunto e busque soluções, devido ao fato de ter conhecimento sobre ele.

    ResponderExcluir
  2. O texto ficou muito bom, o tema foi muito bem escolhido e um tema atual que estamos vendo falar muito nos noticiários, você apresentou boas informações com soluções para crise hídrica, além do vídeo que complemento as informações, a situação de São Paulo e critica deve se reduzir muito o consumo de água para que não chegue a falta água, as campanhas de descontos são muito importantes para incentivar a população a reduzir o consumo, apesar de pessoas que estão nem ai com a situação.

    ResponderExcluir
  3. A água é o recurso natural mais abundante do planeta, e sem ela, não há vida. Nos últimos meses, a sua falta vem sendo bastante noticiada na televisão e nas redes sociais, e campanhas para reduzir o consumo estão sendo frequentemente lançadas, afim de incentivar a população a economizar. No texto, podemos conferir algumas soluções e medidas para tentar resolver esse problema, além de informações sobre a crise hídrica no estado de São Paulo. As imagens e vídeos anexados tornaram o seu texto completo, e consequentemente atrativo, já que é uma forma de atrair a atenção do leitor.

    ResponderExcluir
  4. O assunto tratado no texto é o mais comentado atualmente e mesmo assim você apresentou informações que não são ditas.A estrutura do texto ficou boa e o foco foi apenas na informação. Os videos apresentados complementaram muito bem o seu texto, dando mais informações ao leitor.A crise hídrica de São Paulo deve ser vista como um alerta a todos sobre como a água é essencial e que devemos cuidar muito bem desse nosso recurso natural.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Seu texto está bem completo e estruturado, pois aborda o tema de maneira aprofundada e expõe informações muito importantes e interessantes.Tema esse que é de extrema importância por estar afetando a vida de toda a população brasileira. O baixo índice pluviométrico, ligado ao disperdício da água, a poluição hidrica e o desrrespeito com os recursos que a natureza nos fornece está a cada dia deixando a situação mais preocupante, já que o uso do volume morto é uma consequência clara de que a situação não é a mesma e pode piorar. Como dizem alguns cientistas, para normalizar a situação dos manaciais que nos fornecem água seriam necessárias chuvas de pelo menos dois meses, mas algumas formas de economizar água já ajudam bastante a reverter esse processo de excasses.Os vídeos e o gráfico usados só ajudam a atrair mais a atenção do leitor e deixá-los mais interessante, além de fornecerem mais informações sobre o tema.

    ResponderExcluir
  7. Seu texto ficou muito bem estruturado e rico em informações acompanhadas de vídeos e um gráfico, o que melhor esclarece as informações tratadas no texto. Com relação ao tema, foi muito bem escolhido já que aflige o Brasil nos dias atuais a escassez de água em muitas regiões. O que deve ser feito é cada um fazer a sua parte, utilizando a água de forma consciente e a intervenção do governo com propostas assim como as citadas no texto para tentar amenizar esse problema.

    ResponderExcluir
  8. Seu texto ficou muito bem estruturado e rico em informações acompanhadas de vídeos e um gráfico, o que melhor esclarece as informações tratadas no texto. Com relação ao tema, foi muito bem escolhido já que aflige o Brasil nos dias atuais a escassez de água em muitas regiões. O que deve ser feito é cada um fazer a sua parte, utilizando a água de forma consciente e a intervenção do governo com propostas assim como as citadas no texto para tentar amenizar esse problema.

    ResponderExcluir
  9. Interessante como você entrelaçou os recursos audiovisuais a sua estrutura, tornando-os um texto só. Bacana.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!