segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Estudos do céu



É provável que inúmeras pessoas já tenham ouvido falar sobre os termos “Astrologia” e “Astronomia”, mas o que acontece, em muitas das vezes, é uma verdadeira confusão sobre estes dois, o que é de fato justificável e será explicado abaixo o porquê. Porém, Astronomia e Astrologia são hoje consideradas muito diferentes, tanto que há quem afirme que a única coisa em comum entre elas seja as 5 primeiras letras. Para ter uma primeira noção básica, de acordo com o que consta na Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira, a Astrologia é a arte de adivinhar o futuro pelos astros, e a Astronomia é a ciência que trata dos astros.



Por milhares de anos a Astronomia e a Astrologia foram confundidas por serem vistas como uma só, uma habilidade de observar astros e relacioná-los a fenômenos da Terra. Aos poucos começaram a se diferenciar e a “separação final” ocorreu quando a Astrologia foi removida do meio universitário (no século XVIII). Atualmente existe um curso de astrologia em Brasília, porém não há registros deste em outras universidades.


      A Astronomia é uma ciência que visa estudar a formação, dimensões, posição, constituição, evolução dos corpos celestes, que são todas as entidades existentes no espaço. Se aprofundarmos os estudos quanto ao tema, veremos que essa ciência existe desde a Mesopotâmia em suas primeiras civilizações. Os mesopotâmicos já observavam os astros e usavam o conhecimento que adquiriam em prol das atividades comuns da época. Através disso inferiam também a relação entre os astros, estações do ano e o cotidiano do homem. E foi justamente aí que se iniciou o surgimento da astrologia, sendo embasada nas observações da Astronomia com previsões de presságios para o futuro ou conselhos para a melhor data para uma celebração, batalha, períodos de colheita ou para rituais. Com o passar do tempo, essas previsões foram vistas como forma até de garantir rendas mensais. Eram construídos horóscopos e mapas astrais e realizadas consultas com profissionais em prever coisas, cujo trabalho está ligado a ligações místicas entre universo e ser humano.




Não sendo hoje considerada científica de acordo com o Método Científico, que é um conjunto de regras sobre como produzir conhecimento científico, a Astrologia não apresenta provas oficiais da sua eficiência para a evolução da ciência. Trata-se, como já fora falado, de uma forma de vidência, de uma atividade para definir personalidades, prever fatos, analisar intervenções dos astros no dia-a-dia. Devido a isso, é considerada uma pseudociência.

Muitas pessoas possuem o hábito de ler horóscopos que são facilmente encontrados em folhetins ou jornais, por exemplo, mas há quem diga que esses são representações de falsas previsões, de truques para convencer algo e que há grande diferença entre um mapa astral e um simples horóscopo, pois o mapa é construído com base em estudos sérios e a fim de realmente funcionar como um roteiro, apontar dificuldades, facilidades, o que está ou não bem resolvido com você de acordo com as supostas energias planetárias (pois de acordo com as teorias lidas sobre mapas astrais, estes não têm por base apenas os signos solares, mas também o conjunto de planetas que surtem efeitos sobre cada um de nós, por exemplo), fornecendo informações para que cada pessoa se decodifique.

Apesar de não depositar fé no que dizem as previsões de Aquário, meu suposto signo, ou de qualquer outro, sempre achei muito interessante o assunto. Às vezes quando surge alguma oportunidade leio por curiosidade e encontro uma coisinha ou outra que “batem” com a minha realidade, mas nada que não possa estar escrito nas previsões de qualquer outro signo também. Além disso, sou encantada com alguns astros celestiais, por isso acho bem bacana a ciência específica em questão (astronomia) e por isso, também, fui motivada a produzir este texto sobre tal assunto.


         No link abaixo se encontra o texto que aborda o tema em questão e que me serviu de base para a produção dessa postagem. Nele (link) também estão curiosidades e explicações além do que consta o texto de minha autoria, inclusive sobre os doze signos do Zodíaco. Confira: http://www.mat.uc.pt/~helios/Mestre/Novemb00/H62astlo.htm


Referências bibliográficas:
https://www.ufo.com.br/blog/paulopoian/categoria/uf-logo

9 comentários:

  1. Achei o tema realmente interessante e bem abrangente. O texto, em geral, ficou bem estruturado, sem contar que esclareceu um questionamento meu, pois eu não sabia essa diferença entre Astronomia e Astrologia, acreditava que ambos possuíam o mesmo significado. Bem completo o texto, com muita informação útil e imagens, mas eu acredito que você poderia ter colocado mais links para agregar conhecimento ao seu texto, pois você pode ter esquecido de colocar alguma informação, e o link completaria seu texto. Mas de forma geral ficou muito bom! Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Realmente essa dúvida presente entre a Astronomia e a Astrologia é cultivada alem de vários anos pois, muitos confundem seus conceito(inclusive eu) mas, a partir do seu texto consegui de forma bem simples perceber a diferença entre estes dois conceitos. Sempre fui fascinado em relação aos astros( Astronomia) e suas composições como forma entre outros artefatos mas, sempre fui desinteressado em relação a Astrologia mas, não acho justo realizar um julgamento do seu texto com base em meus gostos. Porém mesmo não gostando de Astrologia me senti interessado em todos os momentos ao ler seu texto.
    Lucas Góes

    ResponderExcluir
  3. O texto ficou bem estruturado e apresenta informações esclarecedoras e objetivas a respeito do assunto. Achei o tema interessante e atraente, já que boa parte das pessoas acreditam que astronomia e astrologia sejam iguais. Assim como a autora, não acredito em previsões dos signos, mas sou muito curiosa e vez ou outra me encontro lendo informações sobre o meu.
    Priscila Matos

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do seu texto por mostrar um tema que soluciona a curiosidade de muitos, a diferença entre Astronomia e Astrologia, eu particularmente acha que eram coisas bem parecidas.
    O uso de imagens mais “atraentes” fez com que o texto ficasse menos cansativo, já que essas imagens servem como um descanso para os olhos durante a leitura.
    Os links no final do texto ajudam na explicação do texto trazendo informações adicionais sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. O tema escolhido sempre nos causou enorme fascinação. São muitos aqueles que não acreditam nas previsões do horóscopo mas são raras as pessoas que ao ler sua previsão e encontrar uma coisa positiva não criam uma expectativa em consequência da superstição. Não acredito na possibilidade dos astros influenciarem em minha personalidade, mas ainda assim os admiro muito e creio que ainda existam inúmeras curiosidades para descobrirmos sobre eles.

    ResponderExcluir
  6. O tema escolhido por você é interessante e é algo que me interessa. Você usou uma linguagem bastante objetiva e clara, facilitando a compreensão do tema, o uso das imagens foi fundamental para ilustrar o texto e despertar uma curiosidade para lê-lo. E quanto astrologia e astronomia, como foi citado acima, serviu para me tirar uma dúvida, ao ler o texto, passei a saber que os dois termos possuem conceitos completamente diferentes. E o uso dos dados bibliográficos podem servir como informações adicionais sobre o tema. Gostei muito do seu texto, bem estruturado e com muitas informações.

    Victor

    ResponderExcluir
  7. Achei a escolha do tema interessantíssima! Essa distinção entre Astronomia e Astrologia muitas vezes não é feita, e por isso o conhecimento sobre essas duas áreas pode acabar se tornando pequeno. Na minha opinião, o texto está excelente. Esclarece as duvidas e apresenta as devidas informações de forma objetiva.
    Gabriela

    ResponderExcluir
  8. O tema que você abordou é realmente curioso.O texto está completíssimo.A linguagem está bem clara e objetiva, sendo que o texto em si possui muita informação e outra coisa que gostei muito foram os links, você apresentou mais informação para àqueles que não se satisfazem com pouca.ficou otimo!
    Tífany

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!