terça-feira, 12 de maio de 2015

Olimpíadas no Brasil: uma boa ideia?

     O Brasil, assim como na Copa do Mundo de 2014, vai ser mais uma vez sede de mais um grande evento, as Olimpíadas do Rio em 2016. Do mesmo jeito que foi a Copa, as Olimpíadas traz uma série de fatores que deixam os brasileiros preocupados: E depois? Como vai ficar? O país vai melhorar ou piorar? São essas perguntas que deixam o brasileiro inseguro, fazendo com que muitos deles se revoltem com a situação. De fato, as Olimpíadas vão deixar um legado, mas vai ser um legado bom ou ruim? A infraestrutura da cidade do Rio vai melhorar, mas vale a pena? Arriscar gastando bilhões de reais sem saber o futuro do país? Sem dúvidas, o Brasil depois das Olimpíadas pode passar por uma grave crise, já que as situações atuais não são uma das melhores. O certo seria que o país não aceitasse o evento, apesar de ser algo importante, pois se o Brasil não tem nem condições para manter a educação e a saúde, também não era para ter condições de fazer as olimpíadas.
     Primeiramente, as Olimpíadas vão ter altos custos investidos em uma só região e pode trazer conseqüências para o Brasil inteiro, pois não é fácil repor todo o dinheiro gasto. Esse tipo de consequência seria visto após as olimpíadas, pois é provável que o governo iria aumentar o valor dos impostos.
      O orçamento feito antes de começar as Olimpíadas nunca é o mesmo valor de quando ela termina, e nem todo o gasto estimado é real, pois grande parte do dinheiro é desviado pelos políticos corruptos para suas contas, e isso acontece porque tem muito dinheiro envolvido, então para eles é fácil desviar o dinheiro.
     As obras feitas pelas Olimpíadas geralmente são desperdiçadas, como aconteceu nos jogos Pan Americanos no Brasil, pois muitos lugares não foram usados depois do término dos jogos, um exemplo é o Velódromo da Barra, que foi usado não para ciclismo, mas sim para outras competições não apropriadas para o local.
     O Brasil não está preparado para receber as olimpíadas, pois o evento traz muitos gastos, além de ajudar (mais ainda) os políticos corruptos. Os aumento dos impostos também pode acontecer, pois seria uma forma de ajudar o governo a repor o dinheiro gasto. As condições da saúde e da educação no Brasil não é uma das melhores, que também contribui para mostrar que o Brasil não tem condições para sediar as Olimpíadas.



   

Legados deixados por olimpíadas (pontos positivos e negativos): https://prezi.com/3hv6qs6_lqke/copy-of-copy-of-olimpiadas/

10 comentários:

  1. Iure, o tema escolhido por você é bem interessante e por aproximação das olimpíedas que será sediada no nosso país está sendo bastante comentada, você abordou tópicos interessantes como a corrupção e a falta de infraestrutura do Brasil, pois um país que deixa a desejar na educação e na área da saúde não deveria medir esforços para acabar com esses problemas ao invéz de se preocupar com jogos que retiram bilhões dos cofres públicos.
    Nathan_1° ano

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

  4. As olimpíadas é um grande evento para o pais, mais como foi dito o Brasil não esta preparado para sediar este evento, são bilhões gastos em infraestrutura que depois não vão ter nenhuma utilidade, como ocorre na copa do Mundo de 2014 onde se investiram bilhões em estádios que nem são usados,além disso este dinheiro que é gasto poderia ser investido em outras prioridades como a saúde e a educação que estão em péssimas condições. Sobre o texto ficou bom, as olimpíadas já estão chegando e por isto se tornou um bom tema

    ResponderExcluir
  5. O tema escolhido para ser abordado no texto é um assunto atual e importante, que influencia a vida dos brasileiros assim como a das pessoas de várias partes do mundo. Concordo que o Brasil não deveria sediar as Olimpíadas no ano que vem, mesmo sendo um evento muito importante, pois é um gasto muito grande que poderia estar sendo investidos em setores, como saúde, educação e transporte, que estão precisando de melhorias. Ainda mais em um período de crise como esse que o mundo todo está enfrentando ter que arcar com gastos tão altos não é uma atitude muito sensata. Achei o seu texto muito bom, já que você defendeu o seu ponto de vista com argumentos convincentes e baseados em acontecimentos reais e estruturou bem o texto.

    ResponderExcluir
  6. O Brasil está ansioso para receber atenção mundial, principalmente o Rio de Janeiro, mas está atrasado em todas as áreas que necessitam de investimentos para se desenvolver, por isso concordo com seu ponto de vista Iure. Os bilhões que serão gastos para a realização das olimpíadas poderiam ser investidos em melhorias para o nosso país, como transporte, saúde, educação, infraestrutura e segurança. Mesmo sendo um evento importante, acho que não é o momento do Brasil sediar as Olimpíadas, pois só gerará altos custos para o país, e como citado no texto, aumentará a corrupção entre os políticos desonestos. Em relação ao texto, ficou muito bom, por um tema atual e que acontecerá em breve, além de ter apresentado argumentos para defender seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
  7. Iure, seu texto ficou muito bom, já que você manteve uma boa estrutura e linguagem adequada. O tema é interessante e concordo com o seu posicionamento, porque o país tem problemas maiores e mais urgentes e serem investidos do em um evento esportivo. Se olharmos de forma crítica, vamos perceber várias pessoas nas filas dos hospitais, o índice de violência e criminalidade aumentando e a educação caindo. Por essas razões, o dinheiro investido nas olimpíadas, poderiam ser investidos na área social do país, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para a população.

    ResponderExcluir
  8. Apoio totalmente seu ponto de vista o Brasil não tem condições para sediar as Olimpíadas. Antes de gastar o dinheiro público para construção de grandes obras para os jogos olímpicos o Brasil precisa melhorar seus índices sociais, pois as Olimpíadas ficarão para traz e o que vai sobrar serão grandes e belos estádios porém grandes filas nos hospitais. Com relação ao seu texto, em minha opinião ficou bem estruturado e um tema muito bem escolhido já que no ano que vem o Brasil vai sediar as Olimpíadas de 2016 estando preparado ou não.

    ResponderExcluir
  9. Independente do gosto sobre as Olimpiadas, concordo com você quando diz que o Brasil tem outras prioridades, como questões de educação, segurança, e outras milhares de coisas que tornariam nosso país em um lugar melhor para se viver, e vale ressaltar também que não temos condições de realizar um evento desse porte, que voltará os olhos do mundo para cá. Seu texto ficou muito bem estruturado, você soube expressar seu ponto de vista sobre a realização das Olimpiadas no Brasil e as informações esclareceram a situação atual do nosso país.

    Victor

    ResponderExcluir
  10. O Brasil realmente não esta preparado para receber um evento desses de escala mundial,ainda mais pelo momento que estamos passando. O país não investe numa melhor educação e saúde mas investe nas Olímpiadas, mesmo que seja importante esse incentivo aos esportes que essa competição trás, no momento há coisas mais importantes do que isso, necessidades urgentes que não melhoram. Seu texto ficou bom e trata de um tema atual e interessante que deve ser discutido, usou bons argumentos pra comprovar sua tese, os quais eu concordo.
    Amanda

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!