sábado, 16 de maio de 2015

Até onde vai o bem que as religiões proporcionam?



"Religião é uma , uma devoção a tudo que é considerado sagrado. É um culto que aproxima o homem das entidades a quem são atribuídas poderes sobrenaturais. É uma crença em que as pessoas buscam a satisfação nas práticas religiosas ou na fé, para superar o sofrimento e alcançar a felicidade.” (fonte: http://www.significados.com.br/religiao/)
Mas até onde estas crenças chegam? Sabemos que no Brasil a grande maioria dos religiosos se dividem em cristãos (Evangélicos, católicos), espiritas e doutrinas de origens africanas (Umbanda, candomblé). Porém, vamos ampliar a forma de ver a religião e pensar em outras religiões de outras partes do mundo, como aquelas que cortam o clítoris das mulheres, que não as deixam sair de casa sem burca, que obrigam que essas mesmas mulheres casem-se com seus estupradores… enfim, vamos abandonar nossa zona de conforto e observar as religiões fora do nosso país onde não temos religiões tão radicais assim. Vamos falar sobre essas religiões que fazem mal e as outras que não fazem tão bem assim. As religiões fazem sim o bem, mas transparecem fazer mais o mal do que o bem.
O maior que a religião trás e oque mais afeta as pessoas ao nosso redor é o tribalismo, ou seja ela divide a sociedade entre os que não crêem e estão em pecado, e entre os que crêem e são santos na terra. Na pior das hipóteses, qualquer forasteiro, ou seja, desprovido de credo ou crente de outro segmento são tidos como “seguidores do mal”, “sem moralidade”, que estão dispostos a destruir o credo e acabar com a harmonia nas igrejas.
A religião transfora a fé numa coisa concreta e que te ajudará em qualquer circunstância e que tudo ficará fácil desde que você creia no “único salvador”. A ciência cada dia mais tem usado esse espaço de fornecer informação e conhecimento que antes era obra da igreja, então, os líderes religiosos muitas das vezes, educam seus seguidores para praticar o auto-engano, ou seja, não aceitar e se prevenir psicologicamente quanto a qualquer evidência contra a igreja, oque limita o mundo do crente na zona de conforto e impede que ele veja o mundo como realmente é. “Vamos ajudar a obra do senhor, pois ela precisa de fundos para erguer seu império” enquanto isso, milhares de crianças e adultos morrem ao redor do mundo sem ter oque comer.
Crenças religiosas quase sempre prendem pessoas num mundo fictício da idade do ferro (clique aqui.) onde vemos nos livros sagrados claras referencias ao machismo (as mulheres e crianças eram como propriedades dos homens), homofobia, racismo, misoginia e violência. Hoje, a consciência moral da humanidade está evoluindo, e junto com isso, algumas religiões que só são possíveis praticar com estudo e conhecimento. Mas muitos crentes conservadores não podem avançar, e a culpa disso é da igreja que os limita a um mundo tão fechado. Eles estão ancorados à Idade do Ferro. Isto os coloca contra as mudanças em uma batalha que consome energia e atrasa a evolução científica.
Portanto, a religião parece causar mais mal do que bem para humanidade, e com os tempos atuais, a união deveria prevalecer sobre o povo que se divide por puro preconceito e falta de conhecimento, criando guerras e divisões dentro da mesma sociedade baseando-se em conceitos religiosos.

17 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. João, seu texto ficou bom e pelas suas palavras você conseguiu expressar sua indignação com alguns atos cometidos pela igreja, a estrutura do texto falhou um pouco, pois não consegui ver uma conclusão adequada onde se deve sugerir um possível modo de acabar com essa situação abordados por você, pois qual seria a função de tanta revolta se não pudesse nem ao menos propor uma solução ? Mas no geral, o tema escolhido foi bem interessante.
    Nathan_1°ano

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... eu deveria ter observado esse aspecto antes, mas obrigado pelas pelavras e prometo observar esse detalhe em diante.

      Excluir
  3. Seu texto ficou bom e mostrou seu ponto de vista sobre a religião e sua indignação sobre o que as pessoas fazem em nome dela. Realmente, a religião, que na teoria, seria uma coisa boa para a humanidade, teve seu principal objetivo desvirtuado pela mesma, e você mostrou isso em seu texto, mas não apresentou uma possível resolução para este problema.

    ResponderExcluir
  4. O tema escolhido foi bem interessante,e através do seu texto, pode ser observado seu comportamento através das suas palavras. Como já foi dito, voce não mostrou uma solução para o problema, o que não deixa seu texto com uma boa estrutura

    ResponderExcluir
  5. Muito bem escolhido este tema, achei bem interessante, a Religião exercer uma forte influencia sobre a população, que acaba se limitando a um pequeno mundo, muitas pessoas se fecha totalmente ao mundo a seguir a igreja em busca do bem, mas acaba sendo Manipuladas pela própria igreja que fala que as pessoas só conseguem o que querem acreditando em um Deus, sobre o texto ficou bom mas como já foi dito falhou um pouco na estrutura, fora isto ficou muito bom você apresentou uma opinião diferente sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. O tema escolhido para ser abordado no texto foi bem interessante, pois é um assunto polêmico que muitas pessoas evitam discutir, algumas vezes por não possuírem argumentos suficientes outras para evitar discussões ou por não quererem encarar a realidade. Ter fé é algo essencial para o ser humano, é uma força interior que faz com que ele supere os desafios e tenha uma vida melhor. Mas muitas religiões aproveitam dessa crença das pessoas e ao invés de trazer a felicidade e a paz provocam o contrário, apenas para tentarem manter o poder da instituição.

    ResponderExcluir
  8. Na minha opinião o tema retratado em seu texto foi bem escolhido por envolver o pensamento e a crença de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Com relação a estética do seu texto acho que você deveria ter revisado seu texto antes de postar já que a letra ficou pequena e o fundo branco atrás de cada linha dificulta muito a leitura. Como dito nos outros comentários faltou uma proposta de intervenção para esse problema no final do seu texto, o que é muito importante.

    ResponderExcluir
  9. Na minha opinião o tema retratado em seu texto foi bem escolhido por envolver o pensamento e a crença de inúmeras pessoas ao redor do mundo. Com relação a estética do seu texto acho que você deveria ter revisado seu texto antes de postar já que a letra ficou pequena e o fundo branco atrás de cada linha dificulta muito a leitura. Como dito nos outros comentários faltou uma proposta de intervenção para esse problema no final do seu texto, o que é muito importante.

    ResponderExcluir
  10. Questões religiosas são sempre difíceis de serem discutidas porque envolvem uma parte da cultura muito peculiar e única de um povo ou grupo. Acredito que os conceitos de "fé " e "religião " são distintos, mas é complicado fazer essa distinção, por isso, as pessoas acabam cconfundindo, o que permite que algumas religiões se aproveitem disso. Com relação ao texto, ficou bom, mas concordo com meus colegas: qual o objetivo de manter uma postura tão agressiva se não há uma solução proposta na conclusão?

    ResponderExcluir
  11. Questões religiosas são sempre difíceis de serem discutidas porque envolvem uma parte da cultura muito peculiar e única de um povo ou grupo. Acredito que os conceitos de "fé " e "religião " são distintos, mas é complicado fazer essa distinção, por isso, as pessoas acabam cconfundindo, o que permite que algumas religiões se aproveitem disso. Com relação ao texto, ficou bom, mas concordo com meus colegas: qual o objetivo de manter uma postura tão agressiva se não há uma solução proposta na conclusão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente... percebi que deixei passar esse aspecto da conclusão que é muito importante. Se pareci agressivo no decorrer do meu texto, pesso perdão, tudo que eu quis foi mostrar essas coisas como elas realmente são.
      -João

      Excluir
  12. Ao longo do texto João, você expressou de maneira direta sua opinião relacionada a religião. Ter fé e acreditar, confiar em um ser superior faz bem para as pessoas, pois elas acreditam que somente sua fé poderá fazer com que ela consiga vencer os obstáculos e alcançar seus objetivos. Mas muitas igrejas aproveitam de seus cristãos e, pregando o nome de Deus, mantém o domínio da crença de pessoas do mundo todo, exercendo cada vez mais poder. Em relação ao texto, você poderia ter melhorado a estrutura e a estética, como já mencionado nos outros comentários.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do tema que você escolheu e, em seu texto, sua indignação com certos pontos relacionados a religião ficou clara, você utilizou muito bem o recurso da opinião. Acredito que a religião seja sim bastante necessária em nossas vidas, mas em alguns casos, ela se torna prejudicial e até doentia, muitas pessoas, quando são exageradamente fanáticas por uma crença, acabam se fechando em um mundo particular e "esquece" das outras coisas. E existem também alguns episódios em que a instituição se aproveita dos fiéis e se beneficia em cima disso. Apesar de ter faltado uma conclusão, como foi dito acima, seu texto ficou bom.

    Victor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A religião tem um aspecto muito arcaico, pois suas crenças foram criados em tempos que as pessoas tinham conceitos primitivos e mal elaborados das coisas. Mas hoje com toda tecnologia e mudança do tempo e pensamento essas religiões continuam com suas mesmas doutrinas arcaicas e ainda sim influenciam um grande número de pessoas. Penso que a fé é muito importante para se ter em que acreditar e buscar resoluções para problemas, é algo saudável nesse ponto. O texto foi bem elaborado, interessante, trás informações que mostram o conhecimento do autor sobre o que escreve e por isso confere credibilidade, porém a estética não é nada atraente.
      Amanda

      Excluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!