Mesmo depois de tanto tempo o preconceito continua
O racismo é qualquer pensamento ou atitude que separam as raças humanas por considerarem algumas superiores a outras. Quando se fala sobre esse tema, o primeiro pensamento que aparece na mente das pessoas é contra os negros, mas o racismo é um preconceito baseado na diferença de raças das pessoas, pode ser contra negros, índios, mulatos, e brancos. Por terem uma história mais sofrida com o preconceito, os negros são principal referência quando se discute o assunto.
Trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base irracional e por isso não tem fundamento, argumento ou raciocínio, ele pode começar em alguns casos pelo fato das pessoas crescerem ouvindo as diferenças e superioridade de determinadas raça. Não importa como o racismo cresceu na mente das pessoas, mas é fato que se ele for provado, é um crime (sem fiança) , com pena de até 3 anos de prisão.
Além disso, algumas pessoas valorizam tanto a superioridade de raças que acreditam que são puras e pensam que dominam o meio em que vivem. Essa justificativa apareceu na escravidão, em que os negros trabalhavam em péssimas condições e eram vendidos como objetos. No nazismo, o foco principal eram os judeus, mas também perseguiam negros, para serem executados nos campos de concentração.Com isso, da para perceber como o racismo fez parte da história, e como alguns grupos sofreram muito com isso.
Embora no Brasil haja uma grande mistura de raças, a incidência de racismo não deixa de existir. Em alguns casos, ele ocorre de forma que nem é percebido pelas pessoas. Pode acontecer em forma de musicas, piadas, xingamentos, agressão ou simplesmente evitar o contato físico com a pessoa. Por mais que se diga que todos são iguais, independente da cor de pele, o racismo continua existindo.
Mesmo estudando sobre a história do mundo, vendo como os negros eram discriminados as pessoas tem a coragem de continuar com esse pensamento. As escolas fazem sua parte criando disciplinas que mostram a importância que cada cultura tem para a cultura geral do país, e educando as crianças para que não cometam os mesmos erros dos mais velhos, pois preconceito se aprende, ninguém nasce com ele. E cada um pode fazer a sua parte, acabando com qualquer tipo de discriminação que existe, com qualquer tipo de preconceito que sente, percebendo que todos nós somos iguais, independente de raça, idade, condição social ou opção sexual. Esse é o primeiro passo para que cada um respeite os direitos dos outros. O direito de um acaba quando começa o do outro.
Veja a reportagem ao lado: http://espn.uol.com.br/noticia/436121_torcedora-racista-do-gremio-e-afastada-do-trabalho-diz-jornal
Marcadores
ARGUMENTAÇÃO
(2)
artes
(1)
AULAS PRÁTICAS DE REDAÇÃO
(5)
Coesão e coerência
(2)
COMANDO DE AÇÃO
(2)
Comentários do 1º ano
(106)
Comentários do 2º ano
(89)
dissertações do 3º
(4)
ENEM
(2)
EXPRESSÃO
(1)
INJUNTIVOS
(1)
JOGO DA LINGUAGEM
(6)
LEITOR IDEAL
(1)
LEITURA
(3)
Mapas conceituais
(3)
MORFOLOGIA
(5)
política
(4)
PROCESSAMENTO DE DADOS
(5)
TEMAS
(13)
Dizendo de maneira geral o texto ficou bom pois, apresenta uma boa introdução e um bom desenvolvimento mas, em minha opinião o seu texto pecou um pouco pela falta de imagens que poderiam exemplificar ainda mais o seu propósito ao redigir tal texto. Em relação ao tema, racismo, pode-se dizer que este perdura até os dias atuais mesmo com a presença de propagandas e programas governamentais como leis com o objetivo de diminuir essa discriminação racial. É claro que ao longo dos últimos anos, o Brasil passou por um grande processo de mudanças, no que diz respeito às relações raciais pois, muito da discriminação foi diminuído mas não chegamos ainda em um patamar em que podemos dizer que todos vivemos em uma sociedade igualitária. Para que isso aconteça em minha opinião devemos passar por uma reeducação através da criação de mais programas, não que demonstrem ocultamente que por exemplo negros são inferiores como é o caso das cotas raciais, mas sim demonstrar que todos somos iguais e possuímos os mesmos direitos.
ResponderExcluirLucas Góes
O tema escolhido é muito complexo e gera muita discussão, o que enriquece o texto. Gostei da forma objetiva e esclarecedora que você apresentou os fatos, e principalmente sua indignação expressa no último paragrafo perante o racismo. Concordo que é algo que já passou da hora de ser mudado e que todas as pessoas mereçam respeito independente de sua raça ou etnia.
ResponderExcluirPriscila Matos
"o texto ficou bem estruturado""gostei do texto"gostei do tema""vc apresentou informações inportantes""bla bla bla""eu concordo com vc"
ResponderExcluirE esse é o resumo de todos comentários...existem exceções.
Não concordo com o texto ao dizer que "Por mais que se diga que todos são iguais, independente da cor de pele, o racismo continua existindo.", creio eu que parte do preconceito venha exatamente desse pensamento de igualdade, de fato, nós não somos iguais. Um dia alguns brancos conseguiram dominar grande quantidade de negros, em consequência, até hoje perdura o pensamento da superioridade branca, por acreditarem que cada branco é igual aqueles conquistadores e cada negro é aos dominados. A aceitação das diferenças seria um enorme passo para todos nós, aceitar que cada qual tem suas diferentes características, escolhas e é isso que compõe uma sociedade.
ResponderExcluirAté que o preconceito seja totalmente extinto, passaremos por uma longa jornada, é exigida uma enorme evolução na mente de cada um, e não é fácil convencer milhões de pessoas.
Esse assunto que ainda gerará muitas discussões por ser tão "ultrapassado" e ao mesmo tempo tão atual, quase todos entendem o quão ridículo é o preconceito, mas são poucos os que conseguem realmente conviver com todo e qualquer tipo de diferença com o respeito que cada um merece! Nossa sociedade necessita urgentemente de uma revisão de seus valores e atitudes para que alcancemos o mínimo de tolerância ao próximo que deveria ser uma coisa usual para nós.
Gostei do tema escolhido por você, pois o racismo é um assunto que nunca sai de ''moda'', e é sempre está em discussão. Você montou uma boa estrutura em seu texto, com introdução, desenvolvimento e conclusão bem definidos, além de tratar do assunto 'racismo' de uma forma bem direta e clara. E eu também concordo com sua opinião, é difícil acreditar que nos dias atuais ainda haja discriminação devido a cor alguma pessoa, e o pior de tudo é que isto existe em todas as partes do mundo, não é algo exclusivo do Brasil. Infelizmente, acho que demorará muito para todos passarem tratar todos com igualdade, independente da cor da pele, mas, todos fazendo sua parte, já é um bom começo. Asseguro que, se o pensamento racista for eliminado da mente de algumas pessoas, a humanidade terá dado um passo para frente.
ResponderExcluirVictor
Falar sobre temas polêmicos não é muito fácil, ainda mais se tratando de um assunto tão presente em nosso cotidiano. É um absurdo não respeitar e julgar uma pessoa simplesmente pela cor da pele, e é necessário que as pessoas se consentissem disso para que nossa sociedade mude de verdade. Mas, falando de texto em questão, achei a linguagem simples, porem bem estruturada, e acredito que você conseguiu transmitir sua mensagem de forma clara.
ResponderExcluirGabriela
O Brasil tem uma mistura linda de raças que vai da pele mais escura até a pele mais clara,porém essa diferença não é respeitada,os negros desde a antiguidade vem sofrendo um preconceito enorme,por ter uma pele mais escura,as pessoas esquecem que o que importa é o carácter,a dignidade e não uma coisa tão sutil.gostei bastante do texto ficou bem estruturado e simples,porém acho que abordar mais coisas sobre o tema,que é tão presente no nosso dia a dia.
ResponderExcluirTífany