quarta-feira, 8 de outubro de 2014

100 anos da Primeira Guerra Mundial: O conflito que mudou o mundo

            “Nós marchamos para a frente, os alemães recuaram. Atravessamos o terreno em que combatemos ontem, crivado de obuses, um triste cenário a observar. Há mortos a cada passo e mal podemos passar por eles sem passar sobre eles, alguns deitados, outros de joelhos, outros sentados e outros que estavam comendo. Os feridos são muitos e, quando vemos que estão quase mortos, nós acabamos o sofrimento a tiros de revólveres”. Eram 3h30 de 26 de agosto de 1914, em Rozelieures, na região de Lorena, fronteira com a Alemanha, quando Joseph Caillat, soldado do 54.º batalhão de artilharia do exército da França, escreveu isso. A Europa estava em guerra havia exatos 32 dias – e acreditava-se que não por muito mais tempo. Correspondências como a desse soldado de 2.ª classe que morreria de pneumonia em 1º de julho de 1917 começavam então a trazer à luz para a sociedade a gravidade do conflito, que em seus quatro anos, três meses e 14 dias mobilizaria mais de 60 milhões de combatentes e deixaria quase 9 milhões de civis e militares mortos, além de 20 milhões de feridos, em um dos piores momentos da história da humanidade.


Para saber mais, acesse este link e veja como começou a Guerra, como foi e quais foram as consequências.







Prisão de Gavrilo Princip, autor do atentado que serviu de estopim para o início da Guerra

     
           O conflito não se limitou em apenas em transformar o mapa-múndi radicalmente e em deixar um rastro de destruição e morte: como resultado da Primeira Guerra Mundial ocorreu o genocídio na Armênia, a Revolução Russa e a assinatura do Tratado de Versalhes. E como consequência disso tudo, o surgimento de Adolf Hitler e do nazismo, a ocorrência da Segunda Guerra Mundial e o desabrochar do mundo como conhecemos hoje. 


Leia nesta matéria 20 curiosidades sobre a Guerra, e amplie ainda mais seu conhecimento!

O Jornal Nacional exibiu no dia 04 de agosto uma reportagem sobre as cerimônias que lembraram os 100 anos da Primeira Guerra Mundial,que você pode conferir aqui.


Imagem que retrata bem a realidade vista nos campos de concentração da Guerra

Datas redondas são um prato cheio para os vestibulares e o Enem. No ano em que o início da Primeira Guerra Mundial completa 100 anos, os estudantes têm ainda mais chances de se deparar com questões sobre o tema. Veja quais são os pontos a que se deve dar mais atenção aqui .

3 comentários:

  1. Ótimo tema! O uso dos dados no primeiro parágrafos foram de extrema inteligência e serviram como um acréscimo de conhecimento para o leitor, já que se trata de um assunto tão amplo.Achei os parágrafos bem desenvolvidos e uma ótima escolha de imagens. Outro ponto positivo do texto foi o ultimo paragrafo, por ter deixado claro que questões relacionadas a 1ª Guerra Mundial são frequentes em vestibulares, e, ter colocado um link visando quais são os pontos que se deve dar mais atenção, foi de extrema importância. O autor esqueceu de deixar o link da reportagem onde fora retirado os dados. Enfim, gostei muito do texto e, creio que o tema foi muito bem desenvolvido.

    ResponderExcluir
  2. A autora escolheu bem seu tema ao tratar dos 100 anos da primeira guerra mundial. Quando se trata de fatos históricos sempre é muito importante, principalmente para aqueles que desejam fazer um bom Enem. A autora soube relacionar e desenvolver bem o tema escolhido, gostaria de chamar uma maior atenção para os links escolhidos por ela, o que achei muito interessante "veja como começou a Guerra, como foi e quais foram as consequências", ''matéria 20 curiosidades sobre a Guerra", e "O Jornal Nacional exibiu no dia 04 de agosto uma reportagem sobre as cerimônias que lembraram os 100 anos da Primeira Guerra Mundial", soube explorar bem tal recurso. De modo geral gostei muito da produção textual, muito bem colocada, afinal o Enem esta chegando.

    ResponderExcluir
  3. Tema super bacana, e muito importante não só para quem quer fazer um bom vestibular, mas também para quem quer conhecer mais sobre esse conflito que como você disse no título, mudou o mundo. Como esse conflito completa 100 anos esse ano, é provável que os vestibulares apresentem muitas questões relacionadas a esse conflito. Gostei da sua introdução, apresentando um pequeno relato de um soldado que viveu na guerra, mostrando pelo lado de pessoas que lutaram no conflito, como realmente era, na batalha. Gostei dos seus parágrafos também, e da sua conclusão, alertando que pode ser assunto de diversas questões nos vestibulares. Porém, acho que você devia ter falado em seu texto um pouco mais sobre esse conflito, mesmo você deixando um link para o leito, que explica tudo sobre o conflito. E também, o link sobre as 20 curiosidades da Grande Guerra foi bem aplicado, assim como as imagens.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!