terça-feira, 7 de outubro de 2014

Brincando e aprendendo!


Space Engineers( Página oficial do jogo) é um jogo sandbox sobre engenharia, construção e manutenção de criações no espaço. Os jogadores podem construir e pilotar naves, construir estações espaciais enormes e usar asteroides como mina de recursos, utilizando um motor de física com base em volumétrica realista. Todos os objetos podem ser montados, desmontados, reparados, danificados e destruídos neste jogo, podem livre vaguear no espaço.



Sandbox é um tipo de jogo onde o jogador escolhe onde vai, e o que ele quer fazer, o mundo é aberto para ele explorar, por exemplo, "The Elder Scrolls: Skyrim" . Ao contrario de jogos com cenários limitados, onde o objetivo é o principal, exemplo, "Call of Duty".


Como ensinar com jogos deste tipo? Simples, mas nem tanto, no caso de Space Engineers onde seu cenário é o espaço, há muito que se pode aprender, por exemplo, sobre gravidade e inércia.

Estudos mostram que alunos que aprendem matérias consideradas "chatas" com algum jogo possuem rendimento melhor, mas existe somente uma condição para que exista a melhora, o equilíbrio, não é simplesmente sentar na frente do computador e jogar por horas e horas. É necessária disciplina para conseguir utilizar este método.

Nestes dois link há mais informações sobre a "gameficação" do aprendizado:

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/08/24/jogos-eletronicos-podem-auxiliar-nos-estudos-mas-nao-devem-ser-muito-didaticos.htm

http://www.educacaoetecnologia.org.br/?p=6098


3 comentários:

  1. O tema escolhido para a criação do artigo foi ótimo. Em particular, gosto muito de jogos do tipo, porem, o autor pecou ao não desenvolver tanto os parágrafos, já que o assunto é algo tão cotidiano. O texto ficou muito restrito somente ao jogo,e, poucas explicações sobre este. Creio que se houvesse dito mais sobre o jogo e sobre a aplicação deste na nossa vida os parágrafos se tornariam mais ricos e o texto mais desenvolto pois, como o tema já é chamativo, as pessoas se interessariam mais pelo aplicativo. Creio também, que a falta de desdobramento sobre as habilidades necessárias e as adquiridas com o aplicativo deveriam ser mais abrangentes no texto, já que não foram citadas. E,uma observação: os links colocados no fim do texto não estão na forma de LINK.

    ResponderExcluir
  2. O tema escolhido pelo autor é muito bom, pois apesar de jogos serem viciantes existem alguns que trazem consigo algo positivo, onde crianças aprendem brincando, deixando de ser algo monótono para ser divertido e empolgante. Mas em relação ao desenvolvimento do autor em seu texto, ele foi muito superficial e objetivo, não conseguiu criar uma discussão através de seu tema, e nem aprofunda-lo como deveria. O autor poderia ter relacionado o tema escolhido com vários pontos como o problema do aprendizado, o lado maléfico e benéfico dos jogos, por exemplo. Mas de modo geral sua produção textual ficou boa, porém vaga.

    ResponderExcluir
  3. Daniel, seu tema foi muito bem escolhido, uma vez que jogos são tão criticados pelas pessoas, principalmente pelos pais, que reclamam cada vez mais dos filhos ficarem vidrados em computadores e video-games, não que estejam errados, porque realmente o vício não é uma coisa bacana, mas você trouxe um lado positivo dos jogos, que podem ajudar no aprendizado de certas matérias, e jogando, é muito mais interessante aprender, e fácil. Sua introdução ficou boa, você apresentou um jogo e seus lados positivos para o aprendizado, porém acho que você deveria ter desenvolvido mais sua introdução, ter falado mais sobre o assunto, mais sobre como aprender jogando, porque assim o leitor teria mais conteúdo sobre o assunto para continuar lendo o texto e entendo melhor. Seus parágrafos ficaram pouco pobres, você deveria ter desenvolvido melhor seus argumentos e dado mais informações para o leitor, e acho também que você poderia ter dado exemplos de outros jogos que também contribuem no aprendizado dos jogadores, e áreas atuadas. Você disse muito bem quando falou sobre o equilíbrio que deve haver, porque a pessoa não pode ficar só jogando e jogando só porque o jogo é educativo também, deve haver disciplina e controle para ter a hora de jogar e divertir, e a hora de estudar com caderno e livros na mesa.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!