quinta-feira, 17 de março de 2016



A cultura do exagero

 As cirurgias plásticas tem sido muito realizadas em todo o mudo, tendo em vista a constante busca das pessoas pelo "corpo ideal". Com sua grande influencia a mídia foi moldando a ideia desse corpo perfeito e hoje, no Brasil, essa concepção se resume em corpos atléticos, para os homens e seios avantajados, cintura fina e músculos bem modelados para as mulheres. Essa visão ocidental tem influencia dos valores gregos obtidos a partir do estudo de grandes artistas da anatomia e a forma como eles representavam o corpo em suas esculturas.
       O Brasil foi o país que mais realizou cirurgias plásticas no mundo em 2013, segundo a International Society of Aesthetic Plastic Surgery, ficando a frente dos EUA com 1.491.721 do total. Além disso as mulheres são as maiores adeptas desses procedimentos cirúrgicos, sendo 87,2% num total de mais de 20 milhões de pessoas. Esses dados mostram que a maioria das pessoas não são satisfeitas com o seu corpo, podendo ter vários motivos: falta de confiança, vontade de se adequar a modas ou mesmo reconstrução da identidade.
       Porém a busca pelas medidas perfeitas pode se transformar em doença, muitas mulheres e homens fazem a primeira cirurgia plástica e a partir daí realizam cada vez mais procedimentos, perdendo até mesmo sua essência natural, tornando-se um produto da cultura do corpo perfeito. Algumas pessoas passaram por tantos procedimentos que se tornaram irreconhecíveis. Um livro lançado no brasil chamado "Um novo tipo de beleza" trás 60 fotografias do artista inglês Philip Toledano baseadas nesse tema, nas fotos há pessoas que passaram por diversas intervenções cirúrgicas.
       Bem como os exageros, um outro problema acontece quando produtos que foram aplicados no corpo trazem risco a saúde, como o hidrogel (composto por 98% de água e 2% de poliamida), ele serve para o aumento do volume de áreas como as nádegas e as coxas, porém suas aplicações tiveram grande repercussão após ter causado infecções em celebridades e em alguns casos ter levado a morte.
       Por conseguinte, as cirurgias plásticas devem ser usadas como instrumento benéfico a auto-estima e bem estar pessoal, porém na medida certa, com segurança e conhecimento sobre o que está acontecendo no próprio corpo, para que não leve a problemas mais tarde. Dessa forma, é preciso entender que procedimentos cirúrgicos são de saúde pública, e com números tão elevados de pessoas que realizaram cirurgias, deve ser um tema mais debatido nas escolas, pela mídia e até mesmo nas redes sociais, desde a necessidade de ser feito, os valores culturais por trás desse assunto, e que os agentes de saúde e médicos sejam instruídos a dar mais assistência a pessoas que pensam em fazer cirurgias, dando-lhes informações necessárias para que realizem seus desejos de forma consciente. 
AMANDA DE ANDRADE SANT'ANNA


 Imagens de Philip Toledano     

                                       Supervenus - Fréderic Doazan

Referencias Bibliográficas 
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/12/entenda-o-que-e-o-hidrogel-e-quais-sao-os-riscos-do-procedimento.html
http://cienciaecultura.bvs.br/scielo.php?pid=S0009-67252012000300006&script=sci_arttext
http://www.mrtoledano.com/a-new-kind-of-beauty/13
http://www2.cirurgiaplastica.org.br/de-acordo-com-a-isaps-brasil-lidera-ranking-de-cirurgias-plasticas-no-mundo/

9 comentários:

  1. A mídia exerce grande influência sobre as pessoas, ainda mais quando elas não possuem senso crítico. Assim, ocorre uma busca incessante pelo que é pregado por ela, como por exemplo o corpo perfeito e por isso, como foi abordado no texto, as pessoas se submetem a inúmeras cirurgias, algumas que são até muito arriscadas, a fim de encaixar nesse padrão, o qual na realidade é inalcançável. Como foi citado, as pessoas podem se submeter a cirurgias para se sentirem melhor, mas devem tomar cuidado com as técnicas utilizadas para isso, para não ter complicações maiores depois. O texto ficou muito bom, já que relacionou conhecimentos de diferentes áreas, os argumentos são convincentes, por apresentarem dados de pesquisas de fontes confiáveis e as propostas de intervenção são possíveis de serem realizadas.

    ResponderExcluir
  2. O texto ficou muito bom, e aborda um tema muito discutido, principalmente, nos dias de hoje com os avanços das cirurgias plásticas.É possível ver como as pessoas estão insatisfeitas com o seu corpo pelo número de cirurgias plásticas realizadas no Brasil, devido aos padrões de beleza que existem a muito tempo, que com o "auxílio" da mídia estão sendo cada vez mais impostos na sociedade, trazendo pontos negativos e até mesmo trágicos, como a morte. O vídeo complementou muito bem seu texto, pois traz um choque de realidade ao mostrar as consequências da busca pela perfeição.

    ResponderExcluir
  3. Vivemos atualmente em uma cultura de grande exagero, e em vários casos esse não é bom, o exagero na alimentação pode trazer doenças e ganho excessivo de peso, exagero de consumo pode gerar enormes quantidades de lixo e com o exagero estético não seria diferente, muito comum entre homens e mulheres atualmente, pode deixar pessoas totalmente diferentes e que nunca se cansam de mudar seu corpo se expondo a riscos nas mesas de cirurgia, em muitos casos essas cirurgias são feitas em clínicas clandestinas,o que piora a situção, já que aumentam o riscos de ocorrer algum acidente. Seu texto ficou muito bom, abordou um tema muito interessante e de extrema importância e sua proposta de intervenção foi muito elaborada.

    ResponderExcluir
  4. As cirurgias plásticas nunca foram tão realizadas como hoje em dia. Pode-se dizer que estão na moda atualmente. A mídia exerce uma grande influencia na sociedade, por meio dela um patrão de beleza é definido e a busca pelo corpo ideal se inicia, tendo consequências até mesmo irreversíveis. Como foi mostrado no texto o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas, sendo em 2013 um total de 1.491.721, este número revela o quanto à população esta insatisfeita com seu corpo, sendo capaz de submeter a procedimentos perigosos. O texto ficou muito bom, pois trouxe um tema importante muito discutido atualmente. Além disso, apresentou argumentos convincentes baseados em pesquisas.

    ResponderExcluir
  5. As cirurgias plásticas nunca foram tão realizadas como hoje em dia. Pode-se dizer que estão na moda atualmente. A mídia exerce uma grande influencia na sociedade, por meio dela um patrão de beleza é definido e a busca pelo corpo ideal se inicia, tendo consequências até mesmo irreversíveis. Como foi mostrado no texto o Brasil é o país que mais realiza cirurgias plásticas, sendo em 2013 um total de 1.491.721, este número revela o quanto à população esta insatisfeita com seu corpo, sendo capaz de submeter a procedimentos perigosos. O texto ficou muito bom, pois trouxe um tema importante muito discutido atualmente. Além disso, apresentou argumentos convincentes baseados em pesquisas.

    ResponderExcluir
  6. O texto ficou muito bom, contém uma boa organização, informações importantes e úteis e traz um tema muito interessante e discutido atualmente. É preocupante o que a busca pelo "corpo perfeito" pregada pela mídia faz com as pessoas que passam a querer atingi-lo de qualquer maneira, sem se importar com os efeitos bastante negativos que isto causa, é muito comum ver pessoas desenvolverem doenças graças a esta obsessão. Outro problema são as plásticas absurdas que alguns se submetem pelo mesmo motivo: ter o corpo dito perfeito. Penso que este problema deva ser cortado pela raiz, a mídia, como comunicadora, deveria passar a enfatizar outros valores, já que estes têm trazido efeitos negativos para toda a sociedade.

    Victor

    ResponderExcluir
  7. Realmente podemos observar a intensa busca para atingir o padrão de beleza que é transmitido principalmente pela mídia. Essa excessiva valorização da estética pela sociedade moderna provoca diversos casos de anorexia e vigorexia que tem feito muitas vítimas tanto entre as mulheres quando entre os homens. O texto, por sua vez, ficou muito bom visto que utiliza de argumentos convincentes e é acompanhado de um vídeo que nos mostra a realidade de forma bem forte.

    ResponderExcluir
  8. Podemos dizer que atualmente as cirurgias plásticas estão na moda, e para atingir a obsessão pelo corpo perfeito, as pessoas têm realizado loucuras para alcançar uma beleza considerada ideal. A busca por uma aparência impecável pode ser tornar um vício, provocando um efeito reverso, como um corpo com aspecto artificial e inúmeros problemas à saúde. Dessa forma, grande parte das mulheres apresentam problemas como a anorexia e depressão, pois não conseguem obter o resultado desejado, já que é impossível chegar a perfeição. Obviamente existem exceções, na qual cirurgias são feitas visando o bem-estar físico e o aumento da autoestima, mas a maioria tem a finalidade estética, buscando resultados rápidos. Em relação ao texto, o tema foi muito bem escolhido, apresentando argumentos claros e convincentes.

    ResponderExcluir
  9. Podemos dizer que a mídia teve grande influência nesse modo de pensar das pessoas, com a forte imposição de determinados tipos de corpo,que são considerados os mais bonitos e por serem os que estão dentro dos padrões de beleza, muitas pessoas fazem e abusam, não sabem a hora de parar e isso afeta a saúde delas e do corpo. Mas é claro que se a pessoa não se sente bem com seu corpo, deve passar por procedimentos cirúrgicos, para ter sua autoestima mais elevada, porém tudo na medida certa. O seu texto ficou muito bom, tratou de um assunto muito interessante e muito importante. Parabéns!

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!