sábado, 16 de agosto de 2014

Harry Potter é a Ilíada de uma geração



    Para muita gente Harry Potter foi o primeiro livro. Para outros, a primeira experiência na literatura fantástica. Para todos os que viveram esse fenômeno, ele foi inesquecível. A saga do bruxo marcou a vida de milhares de crianças, adolescentes e adultos, que por 10 anos viveram a expectativa de um novo livro, a esperança de um final feliz, a emoção da morte de personagens que extrapolaram as páginas e se tornaram tão importantes quanto se fossem reais.Dessa geração de leitores, que levam a história de J.K.Rowling a lição de que a imaginação não tem limites. 

    Harry Potter é uma série literária de aventuras fantásticas escrita pela britânica J. K. Rowling que ganhou grande popularidade e sucesso comercial no mundo todo e deu origem a filmes, vídeo games, entre outros itens. A história começa com o mundo dos bruxos, que tenta manter-se secreto dos "Trouxas" (aqueles que não são bruxos). Por muitos anos este mundo foi aterrorizado por Lord Voldemort . Na noite da sua queda, Voldemort encontrou o esconderijo da família Potter, e matou Lily e James Potter. Entretanto, quando voltou sua varinha contra o bebê dos Potter, Harry, a sua maldição da Morte "Avada Kedavra" voltou-se contra ele. Voldemort só não morreu por causa de suas Horcruxes, porém com o corpo destruído, ele tornou-se um espírito sem poder, procurando refúgio em lugares escondidos do mundo; enquanto isso, Harry foi deixado com uma cicatriz em forma de raio em sua testa, o único sinal físico da maldição de Voldemort. Desde então, Harry tornou-se conhecido no mundo dos bruxos como "O Menino que Sobreviveu", por ter sido a única pessoa que sobreviveu a uma maldição da morte.O órfão Harry Potter é criado pelos seus tios, os Trouxas Valter Dursley e Petunia Dursley. Porém, quando o seu aniversário de onze anos se aproxima, Harry tem seu primeiro contato com o mundo mágico quando recebe cartas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, que são roubadas pelos tios antes que ele possa lê-las. No seu décimo primeiro aniversário, Harry é informado por Hagrid, o guarda-caças de Hogwarts, que ele é um bruxo e por isso tem uma vaga na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. Cada livro registra um ano da vida de Harry em Hogwarts, onde ele aprende a usar e controlar a magia. Harry também aprende a ultrapassar muitos obstáculos mágicos, sociais e emocionais que enfrenta em sua adolescência e na segunda tentativa de ascensão de Voldemort ao poder.


   A revista Mente Aberta da Época traz uma matéria na qual entrevista o psicanalista e professor da PUC de São Paulo, Renato Mezan, sobre a influência de Harry Potter na vida e nos hábitos de todo uma geração.Veja matéria aqui.


   Mezan afirma que os temas discutidos por J. K. Rowling são universais. “Coragem, amizade, orgulho, ambição, ética e questões sociais sempre preocuparam a humanidade. O que há de especial em Harry Potter é que a autora trata desses assuntos focando o universo dos adolescentes, algo que os mobiliza, e tempera tudo isso com elementos mágicos.” Para o psicanalista, assim como a Ilíada e a Odisseia de Homero, datadas do século VIII a.C, ajudaram a educar a sociedade grega ao oferecer modelos de conduta, Harry Potter exerceu papel semelhante para uma geração. “Tudo indica que o livro vai perdurar por muitas outras gerações, porque sempre existirão jovens preocupados com os dilemas que a vida coloca.”

     Mezan também acredita que A Saga Harry Potter se tornará um clássico da literatura mundial, já sendo o 3° livro mais lindo no mundo, atrás apenas da A Bíblia Sagrada e o Livro Vermelho. Segundo o estudioso HP é um livro para a juventude, e sempre existirão adolescentes que enfrentarão os mesmos problemas do personagem. Como crescer? Como ser feliz dentro das circunstâncias? Como conquistar amigos e lidar com os adversários variados? Como resolver os problemas que a vida vai colocando? Essas são dúvidas que todos sempre enfrentarão. Outro ponto que eu considero importante destacar, no caso específico de Harry Potter, é que a magia é como a ciência no nosso mundo. Ela tem de ser aprendida com grande esforço. O fato de você ser um bruxo de nascença e ter esse talento, essa capacidade, esse dom, não garante que você será um bom bruxo, veja as inúmeras vezes em que os feitiços dão errado. Então, o conhecimento tem um valor muito grande e deve ser adquirido arduamente e demonstrado. Essa é uma mensagem peculiar da história. Se você quer ter sucesso, tem de se esforçar e o esforço compensa.




Apesar dos inúmeros benéficos que diversos estudiosos afirmam que a leitura da saga traz, a série tem sido frequentemente desafiada na Justiça por alegações de conteúdo impróprio. Nos Estados Unidos, a série está no sétimo lugar na lista de livros mais desafiados em bibliotecas americanas entre 1990 e 2000, apesar de só ter sido publicada nesse país em 1997. Não é claro, porém, quantas vezes as bibliotecas realmente restrigem o acesso aos livro, e houve muitos fracassos em fazê-lo. Laura Mallory, mãe de três crianças no estado americano da Geórgia, ganhou fama em 2006 por tentar constatemente banir os livros de Harry Potter da biblioteca da escola de seus filhos. Mallory afirma que os livros trazem "Temas do mal, bruxaria, atividade demoníaca, sacrifício de sangue maligno, feitiços e ensinam as crianças tudo isso". Ela admitiu que não leu a série de livros em parte por que "Eles são muito longos e eu tenho quatro filhos. Eu coloquei muito trabalho no que estudei e li. Acho que seria hipócrita de minha parte ler todos os livros, honestamente". Ela foi ao Conselho de Educação do Condado de Gwinnett com suas preocupações, mas seu pedido foi negado. A procuradora do Conselho de Educação, Victoria Sweeny, disse que se todas as escolas removessem todos os livros que contém referências a bruxas, elas teriam de banir "Macbeth" e "Cinderela". Mallory foi nomeada pelo jornal Washington Post a "Idiota do Ano de 2006". Depois, ela perdeu uma apelação com o Conselho de Educação do Estado da Geórgia. A Igreja também crítica muito a saga, alegando que ela mostra aos jovens um mundo de "ignorância" e de "bruxaria", condenado pela Igreja.Vejo essa acusação nada relevante.


    Vejo que Harry Potter mudou, muda e continuará mudando a vida das pessoas. Digo isso, pois para mim Harry Potter não é só um livro. É um mundo, um universo criado com todos os detalhes e curiosidades possíveis. Além disso a história trouxe tantos benefícios a literatura juvenil que não há como não ser fã desse fenômeno.Eu passei a enxergar os livros de maneira divertida. Antes ler era sinônimo de stress e perda de tempo, mas com Harry Potter ler se tornou algo tão prazeroso quanto jogar videogame ou entrar no Facebook. Alem do mais Harry Potter me inspirá a escrever minhas peças, pois vi nos livros algo divertido e vi que poderia escrever algo que entretesse as pessoas e quando vi amigos meus rindo e comentando a leitura de HP percebi que poderia seguir por esse caminho, então afirmo que HP abriu as portas da minha escrita permitindo enxergar esse tipo de história e situação que antes não existia.




Veja todos os trailers e as cenas mais marcantes da saga aqui.

Teste seu conhecimento sobre a série que inspirou toda uma geração aqui.

Veja um artigo acadêmico que possui como tema: A influência da leitura de Harry Potter no desempenho escolar linguístico dos alunos do IFC-CC. Realizado pelos alunos,Brayann Cardozo Schramm, Gleydson Fabrinys Garcia Gervásio, Luan Rodrigues da Costa. (Artigo)

Para descontrair assista a uma vídeo da "Sessão da Tarde" de Harry Potter e a Pedra Filosofal, no qual esse bruxinho radical irá se envolver nas magias mais sinistras para mostrar sua coragem e proteger a Pedra Filosofal das garras de Valdemar, um sujeito casca grossa.(Eric Paulo)





8 comentários:

  1. O texto ficou bom, André, porém, acho que você tinha que ter explicado mais sobre o que é o Harry Potter na introdução,pois muitos leigos não fazem ideia do que se trata. Achei interessante os links citados, pois estes trazem muitas informações úteis para o melhor entendimento do texto. Gostei bastante das comparações, como em "a magia é como a ciência no nosso mundo" e a explicação dada logo em seguida. Eu realmente não conhecia nada a respeito dessas obras, muito pouco que, esta, em especial, traria grandes benefícios aos leitores e que, apesar de ter sido tão disputado para ser tirada de bibliotecas, os fans não deixaram, isso demonstra a força que o livro exerce sobre grande parte, se não todos, afim de não "acabar" com a leitura da série. Texto bem claro e coeso, com informações bem apresentadas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pelos elogios e conselhos, depois de seu comentário reli meu texto por mais uma vez, e notei que uma introdução, mais aprofundada, narrando um pouco da história de Harry Potter, poderia auxiliar mais o leitor na compreensão do texto.Agora escrevi uma introdução mais completa com detalhes da historia, mas ainda, deixando o leito com o desejo da leitura.Mais uma vez obrigado pelo conselho e elogios.

      Excluir
  2. Sinceramente não sei por onde começo os elogios para o seu texto, André! Muito completo, com informações bem aprofundadas a respeito de um assunto muito dinâmico e de grande interesse tanto seu, quanto de tantos leitores que passaram por esse blog. Sem ao menos ler o texto, observando somente as imagens, percebe-se uma postagem realmente muito descritiva quanto ao tema, além de avulsar a curiosidade do leitor, e quem sabe despertar o interesse na leitura desse mundo tão fantástico e fabuloso que é Harry Potter! Os links colocados são interessantes e longe de serem cansativos para o leitor, esses links alcançam os mais diversos públicos. Acho que minha parabenização seria pouco em relação a um texto tão grandioso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei extremamente alegre e emocionado com seu comentário.Não há nada mais remunerante e gratificante do que agradar o meu leito, com seu comentário vi que meu objetivo foi correspondido, senti que está surgindo uma nova fã da saga do "menino que sobreviveu" (Bem-vinda).Fiz muita pesquisa mesmo para realizar esse texto, e a disposição das imagens, foram pensadas de modo a levar à lembranças dos filmes e livros(em quem já leu).Tudo começa na plataforma Nove Três Quartos. "Afinal, aquilo que amamos sempre será parte de nós" (Harry Potter).

      Excluir
  3. Assim como o Otávio disse, achei que você deveria ter falado mais sobre o que é Harry Potter na introdução do texto, mesmo que eu não tenha sentido falta dessas informações, porque eu tenho algum conhecimento sobre, mas para alguém que nunca leu nada sobre faria falta. Gostei muito do texto, achei muito completo, todos os dados e opiniões que você usou foram ótimos. Você escreve sobre Harry Potter com muita vontade por você gostar muito da saga(o que dá pra perceber pelo texto), e isso deixa o texto muito bom, e acaba fazendo com que o leitor fique interessado em conhecer os filmes ou livros, eu mesmo quase me interessei a ver a saga toda depois de ler seu texto, mas não vou por que não vou gostar kkkk. Enfim, parabéns pelo ótimo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, pelo comentário.Em relação ao enredo da historia já o desenvolvi mais, mesmo assim obrigado pelo conselho.Ficou muito feliz que tenha gostado de meu texto, sua opinião é muito importante para mim, não só a sua, mas a sua em especial, uma vez que você é um conhecedor, admirador e leitor da literatura fantástica.Para finalizar acho que diferentemente do que você pensa, ao ler Harry Potter, você vai adora."Naturalmente está acontecendo dentro da sua cabeça, mas por que é que isso deveria significar que não é verdadeiro?"(Alvo Dumbledore).


      Excluir
  4. Sinceramente eu não vejo graça em HP, não gosto, não suporto. Mas mesmo com isso seu texto me surpreendeu, tem bastante informação, é complexo e tem uma formação junto as imagens bastante interessante.
    André, teve uma parte em que fiquei com dúvida. Você cita "Mezan também acredita que A Saga Harry Potter se tornará um clássico da literatura mundial, já sendo o 3° livro mais lindo no mundo, atrás apenas da A Bíblia Sagrada e o Livro Vermelho." Mas em ' já sendo o 3° livro mais lindo do mundo ' não seria LIDO ? fiquei curioso nessa parte.
    Por fim seu texto foi até agora o que mais gostei e mais chamativo, bem estruturado desde o inicio ao fim, não tem pontos ruins, confusos ou mal organizados, está perfeito. Parabéns ! Mas HP continua sendo ruim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Matheus. respondendo sua dúvida e disse lido.Mas pelo gráfico acho que daria para sanar essa dúvida.Mas qualquer dúvida e sugestão pode dizer. obrigado mais uma. Finalizando acho que você deveria ler ou pelo menos assistir, assim você veria que HP é muito mais que uma saga é um universo.

      Excluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!