quinta-feira, 24 de julho de 2014

Consumismo excessivo

  A sociedade atual sofre de um grande problema que pode se tornar uma doença, o consumismo se torna uma doença quando a pessoa não consegue se controlar é acabam comprando coisas repetidas ou sem alguma utilidade para ela só por causa do preço ou desejo de possuir. Clique aqui para ler uma matéria sobre o consumismo como doença, geralmente pessoas que não sabem muito bem como administrar seu dinheiro tem maior chances de desenvolver esse problema, já que o comercio atualmente sabe como atrair a população junto com o auxilio das propagandas na mídia que influenciam bastante nas pessoas.

  Como vivemos em uma sociedade capitalista existe a necessidade de consumir produtos, mas assim como foi dito acima chega um momento que o individuo fica obcecado por consumir e acabam tornando isso uma doença que pode gerar mais problemas como endividamentos e vícios em outras coisas, um exemplo seria os jogos de azar, o que tem se falado recentemente é o consumo excessivo infantil, ou seja, crianças e adolescentes muitas vezes influenciado pela propagandas na televisão ou na internet compram impulsivamente produtos eletrônicos e não eletrônicos como por exemplo brinquedos ou celulares com múltiplas funcionalidades.
  Eu penso que todos nós deveríamos sempre nos fazer a seguinte pergunta antes de fazer qualquer compra, precisamos realmente desse objeto?Qual a finalidade dele para mim?.Sempre temos que lembrar que não podemos comprar felicidade ou afeto, só podemos comprar coisas que nos dão a sensação de sermos feliz ou amados.


Fontes:
     

13 comentários:

  1. Uma coisa que precisamos controlar é nossa impulsividade, que na maioria das vezes resulta em compras supérfluas, por causa de uma propaganda que vimos e tal objeto pareceu de extrema importância corremos feito "selvagens" atrás do objeto desejado acreditando que precisávamos daquilo, só que na maioria das vezes, quando paramos para refletir como seres racionais, estávamos na verdade errados, ou até tínhamos tal objeto em casa com outro nome, por exemplo no caso do liquidificador que muitas pessoas abandonaram para comprar uma centrífuga de alimentos (que possui menos funcionalidades do que um liquidificador), que faz as mesmas coisas, só que mais estilosa e com nome diferente. É fato que vivemos em um país capitalista e que para o dinheiro continuar "girando" é preciso continuar gastando, mas isso não nos impede de poupar algum dinheiro, por menor quantia que seja, e comprar objetos que precisamos mesmo. Além disso, quem não gosta de viajar no final do ano (para a praia, por exemplo)?! Para isso é necessário economizar.

    ResponderExcluir
  2. De fato vivemos em uma sociedade capitalista movida por compras diárias e até desenfreadas. Somos cada vez mais instigados a comprar. Vias de comunicação, facilmente encontradas em quaisquer residências atuais, nos induzem a adquirir certo produto. Propagandas cada vez mais apelativas conseguem nos atingir, nos fazem acreditar que o modelo ultrapassado do nosso telefone celular, por exemplo, deve ser substituído, mesmo que o aparelho continue desempenhando corretamente sua função, não havendo necessidade de troca. Como não damos atenção para esses deslizes, acabam virando hábito e obsessão. A soma de casos semelhantes a esse torna cada vez mais a sociedade em que vivemos em consumista. Penso que deveria ter mais investimento em campanhas com intuito de auxiliar e “educar” o consumidor na hora da compra, seria uma breve ajuda para evitar esse problema tão comum.

    ResponderExcluir
  3. O consumismo é o que move o capitalismo. Vivemos em uma forma de organização capitalista que depende do nosso consumo, investimentos e gastos para se desenvolver, é necessária a existência de desigualdade social para que ela exista, os mais pobres comprar dos mais ricos que lucram mais a cada vez. Desde quando o capitalismo foi implantado no nosso país, as propagandas tomaram conta de tudo, muitas vezes apelativas e cada vez induzindo mais as pessoas a comprarem, foi a época da sociedade da tomada, eletrodomésticos passaram a ser vendidos em quantidades exorbitantes, e foi ai que nasceu o consumismo. As pessoas não compravam o eletrodoméstico por necessidade, compravam porque as propagandas diziam que alcançariam maior status na sociedade se adquirissem tal produto, elas podiam facilmente viver sem eles, mas após descobrir a praticidade trazida por eles, não conseguiam mais viver sem. Nossa sociedade vive assim até hoje, o consumismo se tornou uma doença, as pessoas viciam em fazer comprar e nem as enormes dívidas nos cartões de crédito convencer essas pessoas do quão errado é o gasto desenfreado.

    ResponderExcluir
  4. O sistema capitalista é movido pelo consumo, você é induzido a consumir o tempo todo, são milhares de propagandas e novos produtos que fazem o consumidor criar uma necessidade de consumo cada vez maior. Estratégias de marketing que procuram fazer com que as pessoas comprem nos rodeiam por toda parte, desde a rua até quando você chega em sua casa e liga a tv ou vai navegar na internet. O consumo se tornou tão acessível que atualmente você pode comprar o que quiser usando a internet e sem precisar sair de casa. Consumir virou vicio, quem nunca comprou algo sem necessidade somente induzido por uma propaganda que mostrava o bom preço, qualidade ou um bem que aquele produto poderia lhe oferecer ? E é quando começamos a comprar sem necessidade, simplesmente pelo fato de consumir é que começamos a criar problemas, comprar exageradamente coisas que não precisamos pode acarretar em uma série de problemas como os financeiros, além do lixo que toda essa bugiganga pode se tornar, por isso é preciso ter consciência na hora de comprar e assim como o João disse, sempre nos perguntas de o tal bem a ser adquirido será mesmo necessário para nós.

    ResponderExcluir
  5. No sistema capitalista em que vivemos, é comum estarmos cientes de que a tendência é que a população consuma cada vez mais já que a todo instante novos produtos são lançados. É, na maioria das vezes, como um ciclo vicioso:quanto mais se tem, mais se anseia não pelo sentido de necessidade mas sim pela questão de status que aquele determinado produto lhe proporcionará na sociedade. Estamos tão hipnotizados pela ideologia "eu compro logo sou" que nos deixamos levar por isso, fazendo com que fiquemos muitas vezes endividados devido a compras muitas vezes inúteis. Porém em minha opinião um dos maiores problemas relacionados ao consumismo é devido a questão ambiental pois, a cada vez que um novo produto é produzido temos que levar em conta que na maioria das vezes gases que agravam o aquecimento global são liberados. Para mim uma maneira de fazer com que isso diminua é proporcionar a população campanhas de reeducação, para que estas passem a ter consciência de suas comprar, e o desenvolvimento de tecnologias bio sustentáveis para que não prejudiquemos o futuro de uma geração futura. Mas a questão principal é: Vale a pena uma pessoa comprar excessivamente produtos para se tornar bem falada, em troca de nosso meio ambiente? Como isso é uma pergunta pessoal prefiro deixar que o leitor reflita a respeito.

    ResponderExcluir
  6. O modo de agir das pessoas vem sendo controlado cada vez mais pelo consumismo, principalmente por causa da mídia que diretamente influencia a todos nós. A sociedade passou a supervalorizar produtos muitas vezes desnecessários, apenas por prazer, status ou pela simples ilusão da aceitação no meio no qual está o indivíduo. Com isso, houve certo afastamento dos valores humanos essenciais para a vida. Vejo a todo tempo pessoas que fazem parte do meu dia a dia falando de compras e seu amor por elas, e fico pensando em como o ser humano é tão facilmente influenciável e controlável. O consumo desenfreado trouxe ainda mais problemas, como as doenças psicológicas que afetam mais pessoas do que imaginamos. E sem a conscientização, a quantidade de lixo no planeta aumenta consideravelmente, e esquecemos (ou fingimos esquecer) que estamos destruindo a nós mesmos com tanta poluição. É preciso consciência ao adquirir e utilizar, pois além de fazer com que as pessoas priorizem o ter em detrimento de ser, o mau uso desses produtos pode piorar muito a situação ecológica do planeta.

    ResponderExcluir
  7. O poder de consumo da nossa sociedade, vem crescendo muito nos últimos anos, e a tendência é crescer ainda mais. Isto acontece devido a uma série de fatores, como por exemplo, a principal: influência da mídia. As marcas, através de comerciais de TV, postagens na internet, outdoors e etc, fazem com que a mesma, seja parte do modo de ser de uma pessoa, ou seja, se a pessoa usa tal marca podemos a rotular de tal forma. É uma questão de status. As pessoas não consomem por necessidade, e sim por obrigação. E isto vira um consumo excessivo, que futuramente vira uma doença. Se a mentalidade da sociedade não mudar, as coisas tendem apenas a piorar, ainda mais com o poderio que os veículos de comunicação possuem hoje em dia, ao invés de conscientizar as pessoas a não consumirem, incentivam cada vez mais.

    Victor

    ResponderExcluir
  8. O consumismo vem destruindo a vida de pessoas cada vez mais, isso tudo porque as pessoas acham que se elas possuírem os produtos com maior tecnologia, elas também serão mais felizes. Essa é a ideia que a mídia transmite para o povo, a ideia de que podemos comprar nossa felicidade. O resultado disso é pessoas com grandes dívidas, que surgiram na tentativa das pessoas comprarem a felicidade, perdendo todos seus bens para pagar os produtos recém-lançados no mercado. Para combater o consumismo, deve-se haver campanhas de conscientização da população, onde as pessoas aprenderiam a comprar somente aquilo que é o suficiente para sobreviver.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você João. A mídia influencia muito a cabeça não só de jovens e crianças, mas também de adultos, que cada vez mais são impulsionados a comprarem produtos que muitas vezes são desnecessários ou não se encaixam no padrão econômico da pessoa, criando dívidas e consumismo exagerado. Isso se deve ao fácil acesso aos produtos e às grandes formas de propaganda, que nos chamam a atenção e nos induz ao consumo. Se todas as vezes que comprarmos algo, nos fizéssemos estas perguntas, evitaríamos em grande escala o consumismo.
    Priscila

    ResponderExcluir
  10. O consumismo é bem preocupante hoje em dia.As pessoas consomem sem saber se precisa ou apenas quer,a influencia que as pessoas recebem através da mídia é a principal causadora disso.Cada vez mais produtos tecnológicos são lançados,e aquele que estava super em alta no mês passado já foi substituído por um novo ,e para muitos se não seguirem esses avanços não são pessoas felizes,ou seja a felicidade está sendo comprada.Com isso as dívidas estão cada vez mais frequentes,pois o consumidor vai comprando tanto que quando percebe já virou uma bola de neve,e não tem como sair dela.O consumismo está comprando a felicidade,e esses consumidores devem perceber que a muitas formas de ser feliz sem consumir.
    Tífany

    ResponderExcluir
  11. O mundo hoje é movido por tecnologias que nos cercam de todas as maneiras, e nossa fraqueza humana faz com que queiramos cada vez mais essas modernidades. Ocorre entre crianças, adolescentes e adultos. Consumir os produtos impostos pela mídia está virando “doença” entre todas as faixas etárias. Propaganda está em todo lugar, nos tentando a usar e induzindo a comprar. Além disso, há também fácil acessibilidade em adquirir estes produtos, de modo que você os obtém sem ao menos sair de casa. Mas a questão é que tudo isto causa o famoso “consumismo exagerado”, onde as pessoas compram cada vez mais e mais, mesmo que não precisem ou não possam pagar. Se nós nos fizéssemos as perguntas propostas por nosso amigo João, tomaríamos consciência se o que queremos comprar realmente tem utilidade em nossas vidas, e reduziríamos em muito este problema de consumismo.
    Priscila

    ResponderExcluir
  12. O ser humano tem a necessidade natural de consumir, mas o problema são os excessos. Pelo fato de vivermos em uma sociedade capitalista com influencia da mídia, propagandas apelativas, as pessoas pensam que o mercado será capaz de suprir suas necessidades, então acabam comprando cada vez mais com a intenção de alcançar a felicidade, e em muitos casos a pessoa se torna consumista, como é dito no texto acima, então essa necessidade de obter tantos produtos, acaba se tornando uma doença. O problema não está apenas no acúmulo de lixo, poluição, e demais desgraças ambientais, mas sim no fato das pessoas aceitarem a ideia de uma sociedade que valoriza o dinheiro acima dos valores humanos. Não é necessário comprar tudo que se vê nas prateleiras, não é preciso acreditar em tudo que a propaganda diz, nem muito menos descartar uma peça que ainda te serve só para seguir a moda. Não é necessário possuir tantos bens de consumo para ser feliz.

    ResponderExcluir
  13. Que menino lindo esse João, da orgulho esse rostinho carismático

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!