O artigo “Gênios
também precisam de ajuda” foi publicado na revista Scientific American Brasil,
edição 166 em Março de 2016 por Nathan Myhrvold, cientista chefe da Microsoft. Esse artigo fala sobre a importância dos
investimentos públicos em ciência básica para o desenvolvimento científico
e tecnológico.
Capa revista Scientific American Brasil |
Com a comemoração do centésimo aniversário da publicação da teoria da
relatividade de Einstein, muitos cientistas pararam para refletir sobre esta
extraordinária genialidade em comparação aos nossos avanços científicos atuais.
Alguns escritores alegam que o governo tem inibido a evolução natural da
ciência e da invenção, com gastos exagerados em ciência básica, aquela voltada
para a aquisição de novos conhecimentos, e acreditam que o governo deveria
deixar que empresas financiassem a pesquisa de que necessitam.
Gênios como Einstein são poucos e raros. Mas não precisaríamos esperar
por novos gênios se os países investissem mais e melhor em educação básica
voltada para a pesquisa e estimulassem os pesquisadores a partilhar suas
descobertas em troca de uma oportunidade de glória e riqueza.
O artigo apresenta um tema interessante, porém houve uma falta de aprofundamento no assunto o que dificulta o entendimento, exigindo do leitor conhecimentos
prévios para melhor compreensão. Contudo, é um assunto relevante pois muitas pessoas se tivessem o
adequado financiamento de suas pesquisas seriam capazes de realizar grandes
descobertas como Einstein, promovendo a evolução do conhecimento, da pesquisa.
Gian, seu texto ficou bom e obedeceu a estrutura da resenha crítica, escolheu um tema bem interessante e soube expor bem sua opinião enxergando a falta de informações que deixam o texto um pouco vago, o avanço da tecnologia é de extrema importância nos tempos em que vivemos e de fato na mão dos capitalistas a ciência se torna uma "máquina de ganhar dinheiro", deixando de lado pesquisas secundárias sem fins lucrativos como as pesquisas de Bóson Higgs sobre um buraco negro, que é muito interessante para quem se dedica a desvendar os mitérios do espaço sideral.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO investimento em educação de base é muito importante para a realização de novas descobertas que podem melhorar a vida de várias pessoas, mas para isso é necessário o apoio do governo, como foi apresentado no texto, pois se deixasse o financiamento das pesquisas serem somente privados, algumas áreas que não geram lucro não seriam estudadas e as descobertas seriam acessíveis para uma pequena parcela que tem dinheiro, pois no mundo capitalista que vivemos a maioria das pessoas só visam o lucro. O seu texto foi muito bem escrito, porque seguiu a estrutura da resenha crítica, apresentou os dados do artigo e do Nathan Myhrvold, abordou a relevância do texto retomando o que havia sido apresentado e o seu resumo ficou bom. Parabéns
ResponderExcluirO desenvolvimento científico e tecnológico de um país depende, em grande parte, de investimentos, sejam públicos ou privados, para que pesquisadores e cientistas possam concluir seus trabalhos. Mas como vivemos em mundo capitalista, em que interesses particulares predominam, visando principalmente o lucro e prestígios, se os investimentos em pesquisas ocorressem apenas de maneira privada, a maior parte das pesquisas sofreriam uma estagnação, já que o investimento em pesquisas básicas não teriam um grande retorno econômico e isso faz com que empresários invistam, priorizado, invenções lucrativas, como os aparelhos eletrônicos. Mas é uma pena que isso ocorra, já que grandes descobertas deixam de ser realizadas devido a ineficiência de recursos. Em relação à resenha crítica, você apresentou argumentos claros, objetivos e coesos para a compreensão do assunto abordado e soube escolher e desenvolver muito bem o tema.
ResponderExcluirO texto ficou muito bom, principalmente pelo fato de você ter percebido a falta de informação do artigo que leu. Em minha opinião, uma boa educação é a base de tudo e o fato das pesquisas não serem financiadas de maneira privada é o que vem influenciando novas descobertas, visto que, os campos com menores lucros não seriam pesquisados ou aprofundados, mesmo se fossem importantes, pois o mundo capitalista visa o lucro e, como dito, algumas áreas iriam avançar e nem todos teriam acesso a esse avanço.
ResponderExcluirRealmente seu texto apresentou um tema muito interessante de ser debatido. A ciência está presente em todas as áreas de atuação do ser humano e é lamentável a carência de investimentos por parte do governo nas áreas de conhecimento e inovação. Certamente o Brasil e o mundo vêm passando por uma intensa crise, porém ao investirmos em ciência e tecnologia estamos valorizando uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento. Com relação ao seu texto achei que ficou excelente, apresentou uma estrutura adequada ao gênero e cumpriu o estabelecido.
ResponderExcluirO texto ficou bom e apresenta a estrutura de uma resenha crítica, visto que você apresenta na introdução o artigo, seu autor e onde foi publicado, depois expressa sua opinião sobre o artigo que leu e resume o assunto contido nele, ao final você explica sua relevância e expressa mais uma vez seu ponto de vista. Em relação ao assunto, fiquei surpresa por se tratar de um tema bem diferente dos que temos discutido antes, por isso foi de grande contribuição para o acúmulo de conhecimentos. O investimento em ciência e tecnologia deve ser feito pois trás incontáveis benefícios para nossa vida, seja em descobertas científicas sobre espaço, sistema solar, desde a cura de doenças.
ResponderExcluirAmanda de Andrade Sant'Anna
O texto ficou bom e apresenta a estrutura de uma resenha crítica, visto que você apresenta na introdução o artigo, seu autor e onde foi publicado, depois expressa sua opinião sobre o artigo que leu e resume o assunto contido nele, ao final você explica sua relevância e expressa mais uma vez seu ponto de vista. Em relação ao assunto, fiquei surpresa por se tratar de um tema bem diferente dos que temos discutido antes, por isso foi de grande contribuição para o acúmulo de conhecimentos. O investimento em ciência e tecnologia deve ser feito pois trás incontáveis benefícios para nossa vida, seja em descobertas científicas sobre espaço, sistema solar, desde a cura de doenças.
ResponderExcluirAmanda de Andrade Sant'Anna