sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

O Brasil vencerá a dengue?

   As epidemias de dengue não são novidade em nosso país.Desde o século 19,todos os anos,principalmente no verão ( o clima favorece a reprodução do mosquito) vemos casos e mais casos da doença e também tentativas para tentarmos finalmente acabar com essa doença.

      O mosquito Aedes aegypti ( mais conhecido como mosquito da dengue) além de transmitir outras duas doenças ( zika e chikungunya) traz muitas consequências. Além de todas levarem a morte,podem outros problemas para nossa saúde.O zika vírus por exemplo,já foi confirmado que está ligado a uma má formação no cérebro de bebês ( microcefalia) ,que já teve mais de 1.248 casos registrados nesse ano em 311 municípios em 14 estados.

  Para diminuir os riscos de contaminação, todos devem colaborar. Devemos evitar água parada,tampar bem as caixas d'água,evitar que objetos que acumulam água fiquem expostos , não abandonar lixo e outros objetos como pneus velhos e garrafas.

    Infelizmente,erradicar o Aedes Aegypti totalmente do país é uma tarefa muito difícil,visto que mesmo com todos os avisos e com toda a publicidade nem todas as pessoas colaboram em nosso país.
Todos os anos são testadas novas soluções ( que ajudam na época mas depois perdem o efeito,como por exemplo as fumacês que geram mosquitos mais resistentes).Pesquisadores demoram anos para desenvolver um inseticida e em poucos anos ele deixa de fazer efeito devido ao uso abusivo.

   Mas felizmente, o Brasil anda avançando no desenvolvimento de tecnologia para o combate a dengue.A maior aposta é o uso de mosquitos transgênicos,que possuem os genes modificados em laboratório e podem promover uma população de mosquitos estéreis.Mas o mosquito transgênico  ainda está em teste.

  Outra possível solução é o uso de larvicidas em casa e o uso de repelentes.Mesmo com algumas possibilidades, a melhor solução ainda é a colaboração e a conscientização da população.

11 comentários:

  1. Parabéns Fernanda, seu texto ficou muito bom! Você usou um problema grave que é vivido no Brasil como tema, o que foi uma ótima escolha! Conseguiu chamar a atenção do leitor e fez com que alguém possa ler um texto grande como este sem se cansar! Parabéns
    Otávio

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, parabéns! Seu texto ficou muito bom, pois você soube explorar muito bem o assunto e expôr sua opinião sobre ele. A dengue é um problema sério para o nosso país. Com esses surtos que vêm ocorrendo, devemos tomar muito cuidado, pois qualquer uma dessas doenças pode levar até à morte. Mas não cabe somente aos governantes e funcionários da saúde acabar com a doença. Devemos também fazer a nossa parte, colaborando com as campanhas e seguindo as orientações dos profissionais de saúde.

    ResponderExcluir
  3. O seu texto ficou bom, Fernanda. A escolha de um assunto atual, fez de seu texto atraente, além de possuir uma boa estrutura. A dengue é algo muito complicado de se combater no Brasil, pois se não há uma cooperação geral, é quase impossível deter essa grande preocupação. Ainda bem que temos gente que está trabalhando para acabar com o mosquito Aedes Aegypti, pois esse transmissor de tantas doenças é algo muito perigoso.

    ResponderExcluir
  4. Podemos falar que a dengue está prestes a se tornar uma epidemia, caso nenhuma atitude seja tomada. A falta de consciência da população, hábitos que permitem a reprodução do foco, falta de apoio do governo e a resistência adquirida pelo mosquito a cada invenção do homem para combatê-lo são fatores que dificultam a erradicação da doença. Cada um de nós, fazendo sua parte para combatê-lo seria o suficiente para colocar fim nessa questão. Em relação a estrutura do texto, você elaborou uma boa introdução, soube aproveitar os argumentos existentes para desenvolver o desenvolvimento e apresentou soluções possíveis na conclusão, seguindo a norma padrão. Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto,Fernanda! Tema muito bem selecionado e que está preocupando cada vez mais a população. Incrível como um mosquito tão pequeno pode gerar grandes problemas, os números de pessoas com casos de dengue vem aumentando frequentemente. A população deve e pode auxiliar muito nesse processo preventivo, cuidando e evitando que fique água parada em vasilhames, pneus velhos, latas, etc.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Fernanda! Gostei do seu texto, pois foi bem estruturado e o tema foi bem escolhido, nao deixando de lado nada sobre essa doença. Sobre o tema, podemos dizer que é fundamental a participação da população no combate ao mosquito, pois só as pesquisas não darão conta. O principal é mesmo uma conscientização, o que traria um benefício geral.

    ResponderExcluir
  7. Fernanda,seu texto ficou ótimo apresentou uma estrutura correta alem de uma assunto muito discutido atualmente.A dengue vem se tornando uma epidemia,e creio que para combate-la é preciso da união das autoridades e da população, já que não adianta nada serem realizadas varias vistorias nas residencias se logo os cidadãos deixam vasilhas com aguas paradas.
    Parabéns pela produção!
    Jullia

    ResponderExcluir
  8. Excelente texto, o assunto foi bem escolhido, pois se trata de uma questão atual que afeta toda população.Acabar com a dengue não é simples e com a consientização de todos poderiamos erradica-la.O texto está bem estruturado e traz ótimas informações sobre a doença, o mosquito e soluções para acabar com ela.

    ResponderExcluir
  9. Fernanda seu texto ficou ótimo você soube apresentar todas as características de um texto dissertativo, você também escolheu um tema que está preocupando a todos da sociedade, pois o mosquito da Dengue está afetando várias pessoas e pode levar a morte, então nós devemos respeitar as regras, de não deixar água parada, tampar as caixas d'água.... Parabéns
    MATHEUS

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo seu texto Fernanda, ficou realmente muito bom, uma excelente estrutura, sem erros ortográficos, além de um tema muito bem escolhido que está tomando conta do nosso país hoje em dia, o problema do combate a dengue é que não depende do governo ou médicos, depende da população se conscientizar e tomar as devidas providências para acabar com isso, mas infelizmente a população não tem coragem nem de fazer sua parte para acabar com os focos do mosquito.

    Igor Martins

    ResponderExcluir
  11. Belo texto, Fernanda! O assunto tratado, aterroriza toda a população brasileira ultimamente, já que a Dengue se tornou uma doença alastrante. O grande problema é que sabemos como combatê-la, mas muitos de nós não a combatemos, o que fez com que aumentasse a proliferação dos mosquitos da Dengue. Desse modo, esperamos que todos se unam para combater essa doença, até tentar chegar perto do fim dela. Em relação à estrutura, só tenho a elogia-la, pois o texto foi bem desenvolvido e trouxe argumentos e conclusões importantes para nosso melhor conhecimento.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!