quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Quem quer ser um psicopedagogo?

                               Analisando as relações candidato/vaga dos principais vestibulares do país é possível constatar que medicina, direito e engenharia civil lideram o ranking dos cursos mais almejados do Brasil, mas nem sempre estas tão sonhadas possibilidades são as mais promissoras do nosso mercado.  Apesar da baixa participação na lista das profissões mais desejadas, existem ocupações que se mostram bastante interessantes e merecem maior atenção dos vestibulandos. A psicopedagogia se encaixa nesse caso, lidando com crianças, adolescentes e seus processos de aprendizagem atende as expectativas que podem a tornar um excelente emprego.
                Requerendo paciência, compreensão e muita criatividade, o psicopedagogo mescla conhecimentos da psicologia com outros adquiridos pela antropologia para que possa auxiliar as pessoas a encontrar métodos que possibilitem maior aprendizado, descobrir transtornos que podem estar interferindo na vida escolar e, inclusive, diagnosticá-los clinicamente, configurando-se uma profissão diretamente ligada à construção de conhecimento do indivíduo.
                Psicopedagogos não possuem uma vasta quantidade de profissões as quais seguir, porém, as mais escolhidas são bastante diversificadas. O ambiente desse profissional é modificado de acordo com suas habilidades e preferências, podendo ser um hospital, escolas, empresas (treinando funcionários) e até mesmo em clínicas particulares. O interessante dessa profissão consiste no constante contato do trabalhador com as novas gerações, o que torna a troca de conhecimentos ainda mais presente.

                O bacharelado consiste em 4 anos, alternando entre matérias de diversos outros cursos (psicologia, pedagogia, neurologia, psicanálise, fonoaudiologia...)  e tendo o estágio como experiência obrigatória no final do curso.  Devido a escassez de vestibulandos se dirigindo ao curso em questão, ele existe somente em duas universidades no nosso país, a Universidade Fundação Instituto de Ensino para Osasco, avaliada em quatro estrelas pelo site da editora Abril “guia do estudante”, e a universidade federal da paraíba, sem avaliações até então.  

5 comentários:

  1. Não apenas é uma profissão cativante como também é bastante útil, tendo-se em vista que crianças e adolescentes estão em uma fase de extremo aprendizado e questionamentos a respeito de questões sociais. Percebe-se também que o ambiente profissional do psicopedagogo é bastante diversificado, além do curso abranger várias matérias importantes e a criatividade presente, que valoriza ainda mais este trabalho. O texto ficou excelente, pois apresentou e esclareceu muito bem a profissão e qual a função dela na sociedade, apresentando também informações que o enriqueceram e deixaram-no compreensível ao leitor.

    ResponderExcluir
  2. Seu texto ficou ótimo e apesar de não mencionar uma média salarial atribuída ao profissional da área, forneceu informações suficientes para que haja prossibilidade de que um leitor se interesse pela profissão. Imagino que seja uma atuação prazerosa, já que há mistura de psicologia com antropologia, áreas interessantíssimas de estudo, para auxiliar outras pessoas. Altruísmo é algo de que me admiro muito.

    ResponderExcluir
  3. Achei seu texto realmente interessante, Lara, foi justamente o que eu esperava de você. Antes de mais nada, queria apenas observar que no momento de colocar o parágrafo, um ficou maior/menor do que o outro, mas eu entendo o problema, pois no blog, o Tab não faz a linha direitinho e faltaram os links, mostrando as fontes usadas. Eu já li, bem pouco, sobre a profissão de Psicopedagogia, mas não sabia muito. Seu texto me ajudou a conhecer tal profissão, visto que cumpriu sua principal função, que é a de informar. Só tenho a elogiar seu texto, que ficou com uma ótima estrutura e ficou super bem escrito!

    Lucas Singulano

    ResponderExcluir
  4. Eu admiro muito todos os profissionais que estão vinculados ao universo da aprendizagem. Atualmente, existem muitos métodos utilizados na educação, como o método montessori, sistema que eu gosto muito, famoso por estimular crianças a serem independentes desde muito pequenos. Assim, como a profissão citada no texto, responsável por tratar e esclarecer obstáculos enfrentados por um aprendiz. Eu gostei muito do seu texto! Pude conhecer e compreender sobre uma profissão inusitada para mim, além de ser uma ótima construção e estrutura textual. Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!