sexta-feira, 12 de junho de 2015

O incrível mundo dos filmes

  
  Filme é uma sucessão de imagens em vídeos com vozes.  Podem ser a arte mais popular, de hoje em dia, pelo seu poder de conquistar os mais variados públicos, graças a sua grande extensão de gêneros.
  Ainda não se sabe ao certo qual o primeiro filme a ser feito, mas o primeiro filme a ser exibido foi “ L’Arrivée d’ un train a la Ciotat” (A chegada de um trem em La Ciotat) filme com menos de um minuto, foi exibido graças aos Irmãos Lumiére que inventaram o cinematógrafo. Esse filme quando exibido,no Salão Grand Café, causou um alvoroço em seus telespectadores, por achar que o trem iria atropelá-los.
   Os filmes da época eram feitos sem som algum, algumas pessoas até tentaram introduzir sons, mas suas tentativas foram falhas. Quando falamos de filme mudo, logo nos vem a cabeça Charles Chaplin, uma das figuras mais importantes da história do cinema mudo.Filmes começaram a ganhar vida a partir da década de 1927, quando surgiu o primeiro filme sonoro do mundo “The jazz singer” (O cantor de Jazz), e também foi o primeiro filme a usar o sistema Vitaphone, criado pela Warner Bros no ano anterior. Mesmo depois da criação dos filmes sonoros, podemos observar o sucesso dos filmes mudos pelo personagem de “Mr. Bean”.
   Hollywood não é o berço do cinema atoa, desde muitos anos atrás já se destacava no mundo do cinema e filmes. Em Hollywood surgiu grandes estúdios de cinema como a Fox, Universal, Paramount e logo depois a 20th Century, podemos encontrar lá também a famosa calçada da fama, lugar que atores e atrizes deixam suas marcas.
   Filmes já fazem parte do nosso cotidiano, todos gostam de um bom filme, sendo ele do gênero de sua preferência, e os filmes campeões de bilheterias de todos os tempos são Avatar (2009), Titanic (1997) e Vingadores (2012), mais esse ranking pode estar sujeito a alterações. Podemos dar ênfase ao filme Titanic, que foi febre em seu lançamento e ocupa um ponto alto do ranking até hoje;  Como muitos dizem, filme bom nunca fica velho.
  Filmes são mágicos, fazem você sentir coisas inimagináveis, desperta em nós os sentimentos mais profundos, conseguindo te envolver na história de uma forma mágica, que vendo ele você ri, da gargalhada, chora, grita , sente muito medo, sentimos raiva de algum personagem e tudo acontece de uma forma tão espontânea que não dá vontade de parar de ver nunca mais; Sempre tem aquele filme que você adora que te marcou, seja ele na infância, ou em qualquer fase da vida, resumindo existe filmes para todas as horas, todos os gostos. Como é bom assistir filmes com os amigos, com a família ou ir ao cinema ou até ficar vendo sozinho em casa nesse frio de baixo do cobertor, comendo pipoca ou chocolate. Quem não gosta!?



Primeiro filme a exibir: 
https://www.youtube.com/watch?v=b9MoAQJFn_8



Referências :

12 comentários:

  1. Tema super interessante! Eu realmente adorei seu texto e o assunto que ele aborda, é um texto que traz curiosidades e conhecimento de mundo ao leitor e eu sou fã de textos assim, no entanto se assemelha muito a um texto informativo sobre cinema e ficou bem distante do texto proposto que era uma redação dissertativa argumentativa. Muito cuidado também com o uso verbos, no primeiro parágrafo por exemplo você escreveu "Filmes é uma sucessão de imagens em vídeos com vozes", o certo seria "Filmes são uma sucessão de imagens em vídeos com vozes". Fiquei mais atenta da próxima vez e procure revisar o texto antes de publicá-lo.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o tema! Inovador. Gosto muito de ficar em casa assistindo a filmes, por isso fiquei bem animada quando li o título.
    Gostaria de chamar a atenção para alguns errinhos que, acredito que por falta de atenção, todos nós cometemos, e é sempre bom quando nos ajudam a enxergá-los. Você definiu filme, na introdução do texto, como “sucessão de imagens em vídeos com vozes”, porém existem - como você mesma mencionou em um dos parágrafos seguintes - os filmes mudos, que podem conter sons e ruídos, mas não contêm vozes. Não que eu saiba.
    Além disso, percebi que você às vezes adiciona muitas informações diferentes em um só parágrafo, quando há a possibilidade de construção de mais parágrafos para gerar mais organização e clareza durante a leitura. Veja: “Os filmes da época eram feitos sem som algum, algumas pessoas até tentaram introduzir sons, mas suas tentativas foram falhas. Quando falamos de filme mudo, logo nos vem a cabeça Charles Chaplin, uma das figuras mais importantes da história do cinema mudo.Filmes começaram a ganhar vida a partir da década de 1927, quando surgiu o primeiro filme sonoro do mundo “The jazz singer” (O cantor de Jazz), e também foi o primeiro filme a usar o sistema Vitaphone, criado pela Warner Bros no ano anterior. Mesmo depois da criação dos filmes sonoros, podemos observar o sucesso dos filmes mudos pelo personagem de “Mr. Bean”.”
    Ali você começa falando acerca dos filmes que eram produzidos com ausência de sonoridade, depois fala de um dos ícones do cinema mudo, da criação de filmes sonoros e ainda do gosto ainda atual por filmes mudos. Muito conteúdo muito próximo, né? Mas aí é só treinar a escrita.
    Desculpa se eu estiver errada quanto às correções!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que isso compensa todos os seus comentários "enxutos", do tipo: "Tá ótimo, parabéns!".

      Excluir
  4. Apesar do tema ser interessante e próximo de muitos de nós, considero-o muito difícil para executar a ação proposta pelo projeto: construir um dissertação argumentativa. Achei o texto um pouco desorganizado, o que prejudica o entendimento dos leitores, recomendo que dê uma olhada na estrutura do gênero pedido e tome mais cuidado com a concordância e o uso da vírgulas, conhecimentos essenciais para o ENEM.

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do seu texto, pois está repleto de informações a respeito dos filmes remetendo desde o tempo de sua criação até os dias mais atuais. Porém assim como a Lara disse, esse tema é um tanto quanto difícil para se criar uma dissertação argumentativa. Outro fator que você também pecou no texto foi em relação a contradição de idéias ,pois no inicio você afirma que filme é uma sucessão de imagens com sons, porém depois explica que existem os filmes mudos como os de Charlie Chaplin, além de que você não seguiu o objetivo do texto dissertativo que era persuadir o leitor de algo.

    ResponderExcluir
  6. Seu texto ficou bastante informativo, mas acho que você deveria ter focado mais no que iria colocar no texto, pois ele apresenta informações excessivas, como o tema escolhido é bem abrangente isso pode ter gerado o excesso de informações no texto. Apesar disso, as informações no texto e o vídeo no final são muito interessantes. Também adoro filmes principalmente aqueles com muita ação e concordo totalmente com o que você disse no fim na sua conclusão, filmes bons podem fazer uma pessoa mudar seu estado emocional com facilidade.

    ResponderExcluir
  7. Seu primeiro parágrafo ficou meio avulso e não introduziu bem o tema, claro que a definição de cinema é importante, mas você poderia ter inserido essa informação no desenvolvimento do texto, ou até na introdução, mas junto de outras informações. A escolha do tema foi muito boa, mas acredito que sua opinião sobre o tema não ficou clara. Fora isso, seu texto ficou bem argumentado e organizado.

    ResponderExcluir
  8. Esse é um tema muito interessante, os filmes vão sempre estar na moda, e vão sempre ser discutidos e apreciados, no entanto ele não foi muito bem retratado, senti falta da proposta de ser feito um texto dissertativo argumentativo.

    ResponderExcluir
  9. O tema escolhido é muito interessante, filmes são realmente uma forma de entretenimento que desde sua criação foi apreciada intensamente pelas pessoas, sua criação e desenvolvimento ao longo dos séculos XX e XXI, principalmente, fato relatado no texto, realmente são de interesse. Quanto à estrutura, a introdução apresentada foi boa, apresentando e focando no tema a ser debatido, com clareza, já o desenvolvimento apresentou diversas informações, que contribuem para a valorização do texto, mas deveriam haver mais setores em que fosse esboçada de maneira mais clara a opinião à respeito, mesclando com as informações e enriquecendo ainda mais o texto. Por fim, a conclusão imposta também ficou muito boa, sendo uma espécie de revisão sobre o tema, algo que ajuda melhor na compreensão do leitor.

    ResponderExcluir
  10. Ao ler o título já o achei sua cara! Foi um tema muito interessante e diferente por aqui, e claro, algo que todos adoram. Seu texto ficou muito bem construído e você conseguiu aprender a atenção do leitor, algo que nem sempre é considerada uma tarefa fácil. Adorei saber um pouco mais sobre a história e origem dos filmes, e como você, concordo que os filmes sejam mágicos! Parabéns
    Priscila Matos

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!