A discussão acerca do uso de insumos químicos na agricultura é algo ainda muito controverso, que acaba por gerar diferentes opiniões. Existem pontos negativos e positivos a serem analisados, e cada um se posiciona da maneira que julgar mais conveniente e benéfica para si. Há aqueles fanáticos contrários a tais métodos, assim como quem os defende fielmente; mas principalmente, há pessoas que não se informam sobre o assunto e tomam uma posição precipitada através de julgamentos sem argumentos e conhecimento.
Como decorrência da utilização abusivas dessas substâncias, podemos destacar danos tanto para a sociedade quanto para o meio ambiente. Dependendo da quantidade e/ou do tipo de agrotóxico presente nos alimentos, eles podem ser bastante prejudiciais à saúde humana. Quanto ao quesito ambiental, a implicação está na contaminação de solos e águas, além de danos aos demais seres vivos (podendo levá-los inclusive à morte). Por outro lado, podemos destacar importantes benefícios de sua utilização no meio agrícola, tais como: aplicação em cultivos para o controle de pragas (principalmente insetos); prevenir doenças causadas por micro-organismos; impedir o crescimento de outras plantas que não sejam as da lavra (também consideradas pragas); melhor resistência e adaptação ao tipo de clima e solo, que as vezes não são o ideal para o tipo de cultivo e, consequentemente, o resultado é o aumento de produtividade.
O Brasil, é um dos países que mais se utilizam desses insumos, mas, como abastecer uma população grandiosa e em nível de desenvolvimento, a base de agricultura orgânica? São produtos que, apesar de saudáveis, não são acessíveis ao bolso de todo brasileiro, além é claro, da produção em menor escala e do tempo maior que se leva para serem colhidos.
Eis a questão: conseguiríamos viver a base de orgânicos, garantindo que estes cheguem a mesa, sem escassez, de todas as famílias? Não devemos cortar o uso de químicos na agricultura, mas controlá-los de modo a evitar o seu exagero e, essencialmente, usar somente aqueles permitidos pela vigilância sanitária. O que tem ocorrido, de fato, é a falta de fiscalização do Estado em relação ao uso e excesso de tais produtos. Os agrotóxicos vieram para nosso benefício e para bem geral da população: barateiam os produtos, garantem produtividade e geram alimentos resistentes. Cabe a nós usá-los da forma mais compatível ao meio ambiente e a nós mesmos.
Priscila Matos
Foi ótima a escolha do tema pois, o uso de agrotóxicos, além de ser um tema atual, vem chamando cada vez mais a atenção de nós consumidores. É um assunto que vem sendo amplamente discutido e apesar de abordar muito bem as consequências do uso destes produtos, você deixa um pouco a desejar, acredito que o assunto poderia ser um pouco mais explorado, porém, ao mostrar as vantagens e desvantagens do uso de tais produtos e ao deixar seu posicionamento você possibilitou que a partir da leitura do seu texto, o leitor também construa seu próprio argumento, seja a favor ou contra. O texto ficou muito bem escrito fazendo uso correto da pontuação e da gramática, gostei bastante.
ResponderExcluirO tema abordado gera muitas discussões, os agrotóxicos apesar de poderem ser muito prejudiciais são necessários para aumentar ou proteger a produção,como foi falado no texto para se utilizar agrotóxicos são necessários alguns conhecimentos, porque em excesso ele pode até prejudicar o produto, mas se usado da forma correta além de beneficiar a produção ainda pode ser muito vantajoso para o ser humano.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO seu domínio de linguagem é muito bom e atraente, fez com que a leitura fosse proveitosa e dinâmica! Eu concordo plenamente com você, depois de anos usando insumos, não é uma tarefa fácil retirá-los da produção agrícola. Essa dependência é lamentável, por isso é importantíssimo que produtores tenham consciência e usem o recurso de forma adequada e indicada. Seu texto ficou ótimo, parabéns!
ResponderExcluirGostei muito do seu texto pois, foi bem estruturado e escrito de forma objetiva e clara apresentando vários argumentos a cerca do assunto. Em relação ao tema, posso dizer que sou contra o uso de agrotóxicos nas lavouras ,pois para mim a utilização dessas substâncias pode até ajudar a lavoura porem prejudica muito o ser humano. Concordo que os alimentos orgânicos são bem mais caros e que muitas pessoas não podem desfrutar desse artefato, mas devíamos nos perguntar: Os produtores que utilizão essas substancias químicas também comem dos produtos que produzem ou compram os orgânicos? Para mim a medida que o capacidade de compra do brasileiro diminui, mais produtos como esses são comprados por serem mais baratos enquanto o produtor desfruta de alimentos orgânicos.
ResponderExcluirLucas Góes
Gostei muito da escolha do tema. Realmente estamos usando muito alimentos com insumos químicos, pois eles geram uma produção maior, fazendo com que toda a população possa usufruir desses alimentos. Seria muito melhor se escolhesemos usar alimentos orgânicos, mas eles são mais caros e sua produção é baixa, fazendo com que nem toda a população usufrua desses. Seu texto ficou bem escrito, de forma clara e objetiva, prendendo a atenção do leitor parabéns!
ResponderExcluir