Para realizar essa dinâmica, eu selecionei oito diferentes textos (a turma possuía apenas 8 alunos, mas se tivesse mais, faria vários grupos e trabalharia sempre os mesmos 8 textos).
Depois cortei, separando em cada um deles, o título. Depois seccionei cada texto aleatoriamente em 8 partes. Depois, organizem em 9 envelopes as tiras com trechos dos texto, sendo que em um guardei apenas os títulos de todos os 8 textos. Cada um dos outros 8 envelopes receberam um pedaço de cada um dos 8 textos.
Na aula, cada aluno recebeu um título diferente e um envelope contendo 8 pedaços de textos. O objetivo deles era encontrar os outros 7 pedaços que estavam com seus colegas e reconstruir o texto. Não os direcionei, fazendo que cada aluno criasse a sua própria estratégia para realizar a tarefa.
É claro que dinâmica tornou a aula superagitada, mas no final funcionou! Questionados sobre como reconstruíram o texto, os alunos apresentaram como estratégia a observação de elementos coesivos de retomada, conjunções e vocabulário.
Os textos utilizados foram retirados do site da revista Scientific American e procurei temas bem diferentes uns dos outros para facilitar e tornar a atividade mais rápida.
Ana carolina, minha chará sou Ana Beatriz,gostem muito dessa ideia e vou ate usar em uma gincana, da minha turma na escola.Obrigada!!!
ResponderExcluirSe tiver novidades de aulas difenciadas me enviem por favor.
ResponderExcluir