domingo, 25 de janeiro de 2015

Quebra cabeça textual

Construí essa dinâmica para focar a leitura na coesão textual. Ela é uma forma concreta do aluno experimentar a coesão e observar na prática a sua importância.

Para realizar essa dinâmica, eu selecionei oito diferentes textos (a turma possuía apenas 8 alunos, mas se tivesse mais, faria vários grupos e trabalharia sempre os mesmos 8 textos).

Depois cortei, separando em cada um deles, o título. Depois seccionei cada texto aleatoriamente em 8 partes. Depois, organizem em 9 envelopes as tiras com trechos dos texto, sendo que  em um guardei apenas os títulos de todos os 8 textos. Cada um dos outros 8 envelopes receberam um pedaço de cada um dos 8 textos.

Na aula, cada aluno recebeu um título diferente e um envelope contendo 8 pedaços de textos. O objetivo deles era encontrar os outros 7 pedaços que estavam com seus colegas e reconstruir o texto. Não os direcionei, fazendo que cada aluno criasse a sua própria estratégia para realizar a tarefa.

É claro que dinâmica tornou a aula superagitada, mas no final funcionou! Questionados sobre como reconstruíram o texto, os alunos apresentaram como estratégia a observação de elementos coesivos de retomada, conjunções e vocabulário.


Os textos utilizados foram retirados do site da revista Scientific American e procurei temas bem diferentes uns dos outros para facilitar e tornar a atividade mais rápida.


2 comentários:

  1. Ana carolina, minha chará sou Ana Beatriz,gostem muito dessa ideia e vou ate usar em uma gincana, da minha turma na escola.Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  2. Se tiver novidades de aulas difenciadas me enviem por favor.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!