quarta-feira, 10 de setembro de 2014

Falta de água preocupa os paulistas. Qual a solução?



Nos últimos tempos, a cidade de São Paulo vem sofrendo, devido a falta de água. O sistema da Cantareira, que atende 9.8 milhões de paulistas está em estado de emergência, este  reservatório, em maio deste ano, chegou a ter apenas 9.2% de água disponível, sendo que nesta mesma época em 2013, possuía 60% disponível.
Esta falta de água, não está presente apenas  na capital de São Paulo, algumas cidades do interior, como Itu e Bragança Paulista, também estão sofrendo pela escassez deste recurso. Nos últimos meses, moradores destas cidades, têm recebido água apenas em um certo horário do dia, e ainda não é em grande quantidade. Apenas o suficiente para tomar um banho (curto) e consumir, não muito mais do que o necessário. A imagem abaixo, é uma represa, localizada em Bragança Paulista, que faz parte do Sistema da Cantareira.

Para evitar que o drama dos paulistas continue, as autoridades já providenciaram 17 bombas de captação para abastecer a(s)cidade(s). A água que está sendo captada, se localiza, no chamado ‘volume morto’, e só durará até outubro, época em que se inicia o período de chuvas, fazendo com que o reservatório aumente.
Até lá, serão aplicadas algumas estratégias: como a reutilização. A técnica mais simples, é coletar a água que sai em ralos de chuveiro, ou da máquina de lavar e utilizá-la para outros fins, como limpeza de pisos, irrigação e outras coisas. Outra possibilidade é purificar o que vai para o esgoto. Outra estratégia, é a despoluição dos rios Tietê e Pinheiros, e aproveitar as águas dos mesmos. A última delas, e menos mencionada, é o rodízio, isto consiste em utilizar a água que fica presa em tubulações, no entanto, essa técnica gera uma pressão negativa, por não ser totalmente saudável.
Apesar da falta de água em São Paulo também ter sido provocada pela falta de chuva, seca de alguns rios e etc, acredito que a população tenha uma grande parcela de culpa nisso. Muitas pessoas (se não, a maioria), consomem água em quantidades extremamente maiores do que precisam. Por exemplo, tomar um banho de 30 minutos, quando 15, é mais do que o suficiente, não desligar a torneira enquanto lava a louça, gastar litros e litros com uma mangueira para baixar a poeira da rua... Isso tudo, obviamente, leva a falta de água. Então, mais do que realizar rodízio de água, ou despoluir rios (que é necessário, não só para aumentar a quantidade de água), a população deveria mudar seus hábitos. E as autoridades, devem ser o maiores incentivadores disso, fazendo campanhas publicitárias nos meios de comunicação, principalmente. 

  Victor Castro

14 comentários:

  1. Assim como diz no texto, não só a cidade de São Paulo mas várias outras estão passadno por dificuldades devido a escassez de água , sendo este um de nossos bens mais preciosos. Anos atrás quando se falava em escassez de água nenhum Brasileiro se imaginava que um dia se encontraria nessa situação pois, nosso país detem a maior porcentagem de água doce do mundo, ou seja, um ponto bastante positivo mas, que ao longo dos tempos serviu como um atrativo a estimular a população a consumir cada vez mais já que tinha essa exorbitante quantidade de água. Essa escassez de água não se deve apenas em função da população ou do governo, isso é um problema em que todos temos culpa já que esse problema não é causado somente devido ao uso exagerado da água, é também causado devido a intensa industrialização que cada vez mais polui nosso planeta fazendo com que ocorra mudanças climáticas ocasionando a falta de chuvas e assim a falta d'água. E para finalizar, quero mencionar que já que é um problema de todos, a solução também deve ser praticada por todos seja diminuindo o consumo, ou até utilizando os exemplos citados no texto, o que não pode é deixar essa causa de lado para que gerações futuras paguem bem mais caro do que já estamos pagando.
    Lucas Goes

    ResponderExcluir
  2. Nem precisamos ir para muito longe de Minas Gerais para presenciarmos tal agravante. Aqui pertinho do município ervalense mesmo, em Viçosa, há alguns bairros nos quais a capacidade hídrica é bastante afetada. E claro, a população tem sua enorme parcela de culpa na situação, já que o uso exageradamente desnecessário de água e a poluição são verdadeiros frutos da (não exclusivamente) falta de consciência ambiental da população.

    ResponderExcluir
  3. Todos nós ouvimos desde pequenos que um dia poderíamos passar por problemas por conta da falta ou contaminação da água, por morarmos em um país tão privilegiado como enorme porcentual de água doce nunca nos preocupamos em preservá-la. Foi devido a esse pensamento que esse problema se tornou a nossa realidade em tão pouco tempo. Era esperado que um dia acontecesse, mas não tão rápido.
    Grande maioria da população não se importou em preservar a boa água que tinha e pensando que o problema surgiria apenas nas as próximas gerações utilizou-a da pior maneira possível. É comum vermos pessoas varrendo calçadas com a mangueira ou lavando o carro com vários baldes de água em um período de chuva constante, e não existem argumentos dessas pessoas para justificar o desperdício além de "eu pago a água então uso da maneira que quiser".
    No Brasil, os problemas só são resolvidos quando alcançam níveis alarmantes! ha anos os níveis de água nas represas estão diminuindo e a população só se deu conta de que deve modificar seus hábitos quando foi atingido o volume morto nas represas. Parte da população não reconhece sua irresponsabilidade e tenta repassar sua culpa, culpam o clima, o governo e até mesmo os gastos da copa. É claro que todos esse interferiram para que o problema chegasse a esse nível, mas é importante que cada um reconheça sua parcela de culpa e mude seus hábitos para evitar que ocorra novamente nos próximos anos.
    Nós que ainda não passamos por isso, devemos observar o problema alcançando as cidades vizinhas e usa-las de mau exemplo para evitar que ele chegue até aqui!

    ResponderExcluir
  4. Como já foi dito acima não é só no estado de São Paulo que tem ocorrido falta de água e racionamento, isso é um reflexo do uso sem moderação da água, varias pessoas tomam banhos demorados, lavam seus carros com mangueira e causando desperdício de água. O racionamento é uma maneira de fazer com que a população acostume a economizar água para não ficar sem ela e no final das contas isso acaba sendo bom, porque a população aprende a usar só a quantidade necessária. O maior problema disso tudo é que não se pode saber ao certo se na data estimada para chuvas vai ter uma quantidade maior de água para encher os reservatórios.

    ResponderExcluir
  5. Algumas semanas atrás a falta de água em São Paulo se tornou um dos assuntos mais importantes na mídia, aparecendo cada vez mais nos telejornais, devido ao grande problema gerado para a população. Claramente a sociedade é bastante culpada pela falta de água, devido ao mau uso da água por parte das pessoas. Porém, alguns especialistas disseram nos jornais que a falta de chuva "fora do normal" é a principal causadora da grande seca. Ou seja, o problema se resume em irresponsabilidade da população somado a um "acidente", a falta de chuva.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  6. A falta de água é um problema preocupante, que vem nos perseguindo a tempos. Todos sabemos que devemos economizar a água, usa-la de maneira consciente, no entanto não fazemos isso e desperdiçamos muito. A consequência da nossa falta de responsabilidade, como é citado no texto, está sendo a falta de água nos reservatórios, as pessoas estão passando por racionamento, elas não têm água durante todo o dia e têm que economizar e muitas das vezes reutilizar. O que está acontecendo em São Paulo está servindo de exemplo pra todo o país, todos estamos preocupados com essa situação e como os paulistas devemos economizar a água.

    ResponderExcluir
  7. É muito importante a insistência em comentar sobre a falta de água, afinal, mesmo assistindo em noticiários todos os dias, não damos a importância necessária para o assunto. Foi muito legal apontar que podemos reaproveitar água que utilizamos em casa, mesmo que tão simples, muitas pessoas optam por não fazê-lo. Esse desinteresse vindo de muitos anos e o pensamento de que nunca iria faltar, acarretou nessa preocupação com o nosso bem mais precioso. Precisamos urgentemente de nos conscientizar para que não enfrentemos o mesmo problema vivido por São Paulo.

    ResponderExcluir
  8. A falta de agua é um problema realmente preocupante, já que esse recurso é utilizado um quase 90% das atividades do dia a dia. Concordo que a população tenha uma parcela da culpa nessa indisponibilidade dos recursos hídricos, já que a maioria não economiza água, gasta sem se preocupar com o amanhã. E, acredito que esse problema vivido no estado de São Paulo tenha alertado toda a população para a importância e a urgência de preservar água.
    Gabriela

    ResponderExcluir
  9. Achei o tema do texto realmente interessante, é algo que está sendo muito pautado atualmente, até porquê muitas pessoas estão vivendo essa realidade, passando pela falta de água. O texto está bem estruturado e é bem explicativo e direto, que são as principais características do gênero notícia. Foi proposto no título, que ao longo do texto, o autor iria propor uma solução para o problema ou para diminuir os efeitos do problema, e ao longo do texto isso foi sim respondido, mais especificamente no quarto parágrafo. O único problema do texto é o fato de que você (Victor) não postou links do texto ou relacionado ao assunto para que quem quisesse saber mais sobre o tema pesquisasse.

    ResponderExcluir
  10. É realmente lamentável a situação que a falta de água está causando em lugares do mundo todo. Estamos presenciando isto tão perto de nós e mesmo assim não tomamos iniciativas por parte própria para economizar a água. Se o Brasil que é um dos países que possui maior disponibilidade de água doce do mundo já se encontra nesta situação, imagine outros que não possuem este mesmo benefício? Para conscientização geral da população é necessário que o governo organize campanhas e elabore leis, para que o método de economizar e reutilizar água não seja limitado apenas à algumas pessoas, mas à toda população.
    Priscila

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Desde os primeiros anos na escola, a maioria de nós assiste palestras sobre água, então aprendemos que devemos economizar e reutiliza-la, pois um dia ela se tornará escassa. Lemos livros, reportagens e anúncios com argumentos apelativos que dizem que a situação está ficando séria e que o planeta precisa de ajuda , etc. Mas esse é um tema que vulgarmente dizendo entra por um lado do ouvido e sai pelo outro, não estamos nem ai, temos agua em casa e é isso que importa. Só que agora a situação está chegando até nós, o que até então era uma realidade absurda. Gostei muito deste tema Victor, pois trás para nós a realidade que estamos vivendo e nos faz de certa forma acordar e pensar: A situação está seria. Apesar de abordar bem a situação, prender o leitor, achei a solução pra esse problema um tanto vaga. Ficar menos tempo no chuveiro, fazer campanhas publicitárias, pode sim ajudar, mas isso é o que todas as reportagens sobre o assunto dizem e mesmo assim não está ajudando. O seu desfecho deveria ser mais surpreendente, mostrando ao leitor outras coisas simples que também poderiam ser feitas e mostrar que a situação é urgente.

    ResponderExcluir
  13. Posso prever que a situação no Sudeste Brasileiro em relação a falta de água vai piorar. O governo terá que aprimorar recursos para captação de água. A solução está na tecnologia empregada por países onde empregam maquinas que transformam a água do mar em água potável própria para beber e ser desfrutada, pois sabemos a escassez está associada a vários fatores, entre eles a pouca quantidade de água doce, menos de 3% de todo o volume, enquanto a salgada representa mais de 97% baseado em estatísticas. Outro fator triste é que a temperatura da terra vai aumentar nos próximos anos.
    Em dois anos desaparecerão muitos parques aquáticos brasileiros, pois o preço da agua vai aumentar muito; e a demanda pelo consumo de agua doce enfrentará muitas barreiras. Além da agua, a luz vai aumentar muito, as hidrelétricas não suportarão a capacidade de consumo. O caus. da água vai piorar. O Sudeste empobrecerá. Muita demanda de pessoas migrarão para o Sul nos próximos anos devido aos problemas relacionados a falta de água. Se não mudarmos nossas percepções sobre consumo e preservação, num futuro breve, sofreremos sérias consequências em decorrência da falta de água.
    Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas chegaram no volume morto, muitas delas pararão. As industrias brasileiras terão que diminuir também o consumo de água, todos terão que se unir para a preservação de mananciais. As cidades terão que fazer novos tratamentos de esgoto para fugir do caus.
    Consequentemente a natureza nos próximos anos sofrerá alterações, as tempestades se tornarão mais frequentes, intensas e perigosas, assim como as ondas de frio ou calor extremos, terão alterações nos sistemas de chuvas. Populações já vulneráveis ficarão com a corda no pescoço, sofrendo impactos na produção de alimentos, fornecimento de água e moradia.

    ResponderExcluir
  14. Posso prever que a situação no Sudeste Brasileiro em relação a falta de água vai piorar. O governo terá que aprimorar recursos para captação de água. A solução está na tecnologia empregada por países onde empregam maquinas que transformam a água do mar em água potável própria para beber e ser desfrutada, pois sabemos a escassez está associada a vários fatores, entre eles a pouca quantidade de água doce, menos de 3% de todo o volume, enquanto a salgada representa mais de 97% baseado em estatísticas. Outro fator triste é que a temperatura da terra vai aumentar nos próximos anos.
    Em dois anos desaparecerão muitos parques aquáticos brasileiros, pois o preço da agua vai aumentar muito; e a demanda pelo consumo de agua doce enfrentará muitas barreiras. Além da agua, a luz vai aumentar muito, as hidrelétricas não suportarão a capacidade de consumo. O caus. da água vai piorar. O Sudeste empobrecerá. Muita demanda de pessoas migrarão para o Sul nos próximos anos devido aos problemas relacionados a falta de água. Se não mudarmos nossas percepções sobre consumo e preservação, num futuro breve, sofreremos sérias consequências em decorrência da falta de água.
    Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas chegaram no volume morto, muitas delas pararão. As industrias brasileiras terão que diminuir também o consumo de água, todos terão que se unir para a preservação de mananciais. As cidades terão que fazer novos tratamentos de esgoto para fugir do caus.
    Consequentemente a natureza nos próximos anos sofrerá alterações, as tempestades se tornarão mais frequentes, intensas e perigosas, assim como as ondas de frio ou calor extremos, terão alterações nos sistemas de chuvas. Populações já vulneráveis ficarão com a corda no pescoço, sofrendo impactos na produção de alimentos, fornecimento de água e moradia.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!