domingo, 15 de maio de 2016

Resenha crítica: O estudante

         O estudante é uma obra lançada em 1975, e conta a história de 2 irmãos Renato e Roberto. Eles são de uma rica família paulista os Lopes Mascarenhas, o livro surgiu através de um desabafo de Roberto após perder seu irmão para as drogas, e acabou se tornando uma arma na época contra os tóxicos já que mostrou todo o mal que eles podem causar.
      Renato e Roberto entraram na escola juntos, eram ótimos alunos principalmente Renato que sempre ganhava medalha de ouro, e eram os preferidos da escola, porque além de respeitar os professores estavam sempre se preocupando com pessoas com a classe social mais baixa.
      A preocupação era tanta que eles criaram uma associação chamada “Eu sou seu amigo” que visava ajudar a vida das pessoas, com a ajuda dos outros estudantes do colégio Rio Negro, eles conseguiram pagar cursos profissionalizantes, criaram um posto de abastecimento para a região, e ainda ajudaram a procurarem emprego.
       Ate que certo dia um dos estudantes do colégio ofereceu um comprimido para Renato dizendo que ajudaria na dor de cabeça que ele estava sentindo, e aquilo na verdade era toxico e ele acabou viciado. O vicio tomou conta de Renato e mesmo com toda ajuda oferecida ele piorava a cada dia, ate que se tornou tao grande que ele tentou matar Roberto e para que tal ato não ocorresse seu pai Rubens Mascarenhas acabou reagindo e o matando.
       Adelaide Carraro sempre aborda temas relacionados com as drogas em suas obras como em “Meu professor meu herói”,e nas edições seguintes do “Estudante” que ainda possui mais 2 livros. Já li e reli o livro várias vezes e até agora não consigo enxergar pontos negativos, a forma como ela é contada e a história em si, te emociona e te leva a sentir tudo aquilo que eles passaram, e assim consegue alertar e mostrar todo a destruição que a droga causa na vida de uma pessoa. 
        Super recomendo para quem procura um livro legal e não consegue se prender a nenhum, você vai se divertir e ainda aprender.



Jullia Massensini

12 comentários:

  1. Júlia, seu texto ficou bom, porém você poderia ter explorado e desenvolvido melhor o tema, além de ter alguns erros de concordância, mas você seguiu corretamente a estrutura de uma resenha crítica. Sobre o assunto, a obra "o estudante" parece ser uma bela obra, pois traz uma historia real e muito emocionante. Hoje em dia vários jovens se viciam em drogas e acabam com um final trágico como o da obra.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo texto, Julia! Você escolheu uma boa obra para fazer seu texto, mas poderia ter usado mais recursos para chamar a atenção do leitor! A obra relatada por você parece ser um bom livro, que relata um tema vivido nos dias de hoje.
    Otávio

    ResponderExcluir
  3. Jullia,sua resenha crítica ficou boa,embora você pudesse desenvolver um pouco mais o assunto do livro,você seguiu corretamente a estrutura de uma resenha.Em relação ao livro tratado,achei que você fez uma boa escolha pelo livro ter uma história interessante e de um assunto atual( que é o consumo de drogas). Além disso, a história do livro também parece ser muito emocionante.Parabéns pela sua escolha.

    ResponderExcluir
  4. Jullia, seu texto ficou bom, você seguiu a estrutura de uma resenha crítica e soube convencer o leitor sobre o livro, mas senti falta de um desenvolvimento maior do tema para poder contribuir ainda mais para o entendimento da obra. Não li o livro "O estudante" ainda, mas se tiver oportunidade quero ler, porque a história parece ser muito interessante. É uma pena saber que alguns jovens se envolvem no mundo das drogas. É um problema que acontece muito hoje em dia, não só no Brasil, mas em todos os países.

    ResponderExcluir
  5. Julia, parabéns! Seu texto ficou bom, você soube explorar e desenvolver muito bem o tema, alem de seguir corretamente a estrutura de resenha. Sobre o tema, as drogas são cada vez mais comum na vida dos jovens, pois o acesso está cada vez mais fácil e com isso várias vidas estão sendo perdidas sendo por uso ou pela guerra causadas por elas.

    ResponderExcluir
  6. Júllia, seu resenha ficou muito boa. Para a grande maioria dos jovens, ter experiências novas (lugares, músicas, amigos e também drogas) não necessariamente trará problemas permanentes, e muitos se tornarão adultos saudáveis. Mas há jovens que passam a ter problemas a partir dessas experiências,e por conta disso a adolescência é um período de risco para o envolvimento com as drogas.A curiosidade natural dos adolescentes é um dos fatores de maior influência na experimentação de álcool e outras drogas, assim como a opinião dos amigos. Essa curiosidade o faz buscar novas sensações e prazeres, o adolescente vive o presente e na sua busca por realizações imediatas o efeito das drogas vai de encontro a isto, proporcionando prazer imediato.
    CAMILA OLIVEIRA

    ResponderExcluir
  7. Júlia você redigiu uma boa resenha,embora pudesse melhorar um pouco. Seu tema foi bem explorado (embora você pudesse explora-lo um pouco mais) e o fato de ele ser chamativo junto de uma linguagem de fácil compreendimento (porém com alguns erros de concordância) fez de sua resenha algo nada cansativo de ler.

    ResponderExcluir
  8. A intensidade e a vontade de experimentar tudo o que é novo pode ser bastante prejudicial aos jovens. Isso pode ser exemplificado pelas drogas, que estão cada vez mais presentes na vida dos adolescentes que experimentam uma vez e se tornam viciados, sem contar a facilidade no acesso, permitindo o uso frequente. No caso da obra "O estudante", a causa foi diferente, já que não foi uma escolha, Renato foi enganado.Todavia o fim trágico representa o que acontece com vários outros jovens: a dependência e até mesmo a morte. Em relação a resenha crítica redigida,você seguiu a estrutura e foi bem clara, no entanto poderia ter explorado mais o tema e desenvolvido melhor, já que o tema permitia isso. Mesmo assim, parabéns!

    ResponderExcluir
  9. Júllia, adorei o tema do livro apresentado por você, pois nos tempos contemporâneos é muito comum ver principalmente os jovens se envolvendo intensamente no mundo das drogas e depois acabam se perdendo neste, acabando por destruírem suas próprias vidas como aconteceu com o personagem renato do livro, porem o mesmo não optou por entrar nesse mundo por livre espontânea vontade, mas sim porque foi ludibriado e depois disso foi se viciando cada vez mais nas drogas.Com relação a estrutura do texto, ela condiz com o que é uma resenha crítica, porem senti uma falta de um desenvolvimento maior do assunto tratado.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, Jullia!sua resenha foi muito indutiva a lermos o livro, e trata bem superficialmente o assunto em si que o livro traz. Mesmo assim, sua resenha nos traz uma boa ideia de como é a historia contada nessa obra, e parece ser ótima por tratar de um caso que vemos a todo instante, o vicio em drogas. Mas, como nos traz sua resenha, esse vicio não foi consequência de uma escolha de Renato, ele foi enganado, só que no mundo de hoje, o que mais vemos são jovens escolhendo esse caminho das drogas. dessa forma, acho legais as obras que tratam dessa triste realidade.

    ResponderExcluir
  11. Por favor, poderia me deixar alguns pontos negativos aqui? Agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi. Desculpa, mas o autor deste texto já se formou e não temos mais contato. Obrigada pela visita.

      Excluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!