domingo, 20 de julho de 2014

Revista Sociologia.
http://sociologiacienciaevida.uol.com.br/ESSO/Edicoes/45/artigo279556-2.asp

   Atualmente o uso da rede de internet é desenfreado,utilizamo-la para tudo, conversas, compras online, pesquisas escolares, música etc. Nas redes sociais demonstramos nossos interesses e opiniões de forma casual e sem preocupações, mas exatamente por não nos preocuparmos que deixamos passar certas coisas importantes, como os contratos de uso de softwares, nunca os lemos, e por isso muitas informações nossas podem estar sendo usadas, por dois motivos: Preguiça de ler todo o contrato e também por causa da linguagem jurídica utilizada, que é complexa para leigos, ou seja, nos sujeitamos a utilização de nossos dados sem que saibamos.
   Existem empresas responsáveis por coletar informações de usuários e identificarem padrões entre usuários ,para criar um perfil da população, para criar moda, músicas, programas, de acordo com o gosto do público. Os serviços gratuitos não são gratuitos por boa vontade dos criadores, sempre há um motivo oculto, e por descuido nosso, nossas vidas podem ser expostas por qualquer um, em qualquer lugar.
  A crescimento de redes traz muitos benefícios, transmite informação e conhecimento em velocidades nunca vistas antes, mas traz malefícios, a falta de privacidade. Devemos ser cuidadosos ao utilizar os meios, pois criamos um panóptico, onde as empresas são o centro e nossa vidas estão ao redor dele.

Panóptico » Vem de pan-óptico. Trata-se de um termo usado para designar um centro penitenciário ideal concebido por Jeremy Bentham em 1785. Resumidamente, é uma forma de vigilância institucionalizada e física, onde os detentos podem ser vistos o tempo todo por um ponto central de vigia que, ao mesmo tempo, vê ou pode ver todos o tempo todo, ao passo que não permite de maneira nenhuma que os detidos e reclusos se entrevejam entre si. Tal prática demonstrou interferir sensivelmente no próprio comportamento dos detentos observados.

Daniel Fernandes 2° Ano E.M

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!