segunda-feira, 21 de julho de 2014

Entendendo melhor o bullying

   As brincadeirinhas de mau gosto de antigamente, hoje denominadas bullying, podem significar ações muito serias. Esse é um fenômeno muito comum atualmente, principalmente entre adolescentes, que significa formas de agressões intencionais, que causam humilhação, angústia e segregação ao outro. Cada vez mais são relatadas notícias sobre o assunto, o numero de denuncias estão aumentando exorbitantemente. Esse simples conceito, bullying está sendo o desencadeador de diversos problemas psicológicos e até mesmo suicídios.
    Crianças e adolescentes são instigados a consumir produtos e marcas que têm por objetivo qualificá-los. Neste contexto, um simples tênis pode se transformar em passaporte para o time dos incluídos, ou a ausência dele te faz merecedor de piadas e violência. Com a globalização, incremento de novas tecnologias no mercado, consumismo, a sociedade tem se tornado cada vez mais opressora, principalmente por causa da mídia, que está sempre impondo padrões. Pessoas que estão ‘’fora de moda’’, ou seja, que não correspondem ao ‘’padrão’’ da sociedade são os principais alvos do bullying, pois já que não correspondem a tal ‘moda’ são motivo para riso. Desde os tempos remotos, o individuo que não se ‘’encaixa’’ na sociedade é discriminado. Mas hoje em dia, essa discriminação está tomando proporções maiores, fazendo com que a vitima seja muito afetada.
    Para o sociólogo Zygmunt Bauman criamos um espaço em que se convencionou associar a aquisição de mercadorias e bens de consumo a status e felicidade. Nossas necessidades, cada vez em maior número e cada vez mais necessárias, pelo menos no que se convencionou como necessidades ‘basicas’, condicionam a um determinado padrão de vida, que passa a diferenciar as pessoas pelo que elas tem, pelo que elas usam      É um exemplo disso, a menina de doze anos que sofreu agressões físicas, já que de acordo com as agressoras é gorda. (http://g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao/noticia/2013/09/menina-sofre-bullying-e-apanha-na-saida-da-escola-em-piracicaba-sp.html) O peso da criança foi motivo pra tamanha crueldade. A sociedade jovem, revolucionária, semeadores do futuro, com níveis de escolarização, que tanto falam tem se mostrado em grande parte pessoas sem informação e educação, certo não é apenas indenizar a vitima, mas também achar um modo com que o agressor aprenda, reflita sobre seu ato.
     Uma grande dificuldade, é o individuo saber lidar com esses tipos de agressões. Pelo fato de os seres humanos serem tão sensíveis, movidos pela emoção, muitas vezes não estão preparados psicologicamente para serem agredidos verbalmente e muito menos fisicamente, então a primeira reação é se sentir inferior aos outros, começar a ver um defeito que não tem, se sentir envergonhado. É difícil apresentar soluções para reagir ao bullying, mas antes de tudo é preciso pensar no famoso ‘’quem sou eu?’’ e perceber que essa é a sua vida, e ninguém é melhor que ninguém.

Video recomendado: http://www.youtube.com/watch?v=gAEi6TgDF3A ( erros ortográficos devido a tradução)
Fontes: http://www.mundojovem.com.br/artigos/bullying-quando-a-escola-nao-e-um-paraiso

Bruna 1ºano

11 comentários:

  1. Duvido que alguém venha a afirmar que o bullying é algo correto. Bullying é algo sério que devemos ajudar a dizimar, pois todos sofrem, tanto a vítima, que pode chegar a ter distúrbios psicológicos, como a família da vítima. As vezes o bullying é feito sem perceber, já que o que alguns podem considerar como brincadeira, outros interpretam como algo que machuca. Não podemos simplesmente discriminar uma pessoa pelo fato dela ser gorda/magra, alta/baixa, devemos olhar em volta para perceber que ninguém neste mundo é igual, existem pessoas de diversas classes sociais, raça, religião, entre outros, mas não é por isso que vamos agredir nossos semelhantes, vivemos em uma sociedade, devemos saber tolerar e conviver com diferenças.

    ResponderExcluir
  2. Assim como é mencionado no texto acima, em nossa sociedade contemporânea o critério para se julgar alguém é feito com base em suas vestimentas e não com base em seu caráter. Hoje uma pessoa que por exemplo não ter trabalho mas possuir um guarda-roupa repleto de roupas de marca como, NIKE, ADIDAS, PUMA entre outras, é melhor aceitado na sociedade do que outro que anda com roupas mais simples porem se dedica em suas atividades rotineiras e devido a essa simplicidade é muitas vezes excuída da sociedade fazendo com que a mesma se sinta menosprezada sendo capaz de se matar por esses motivos sendo considerados até banais. Devemos conviver com nossas diferenças pois, é isso que torna o mundo melhor, é essa diferença que nos faz todo dia aprendermos mais e mais com os outros pois, se todos nós fossemos iguais não aprenderíamos nada já que tudo seria mais fácil de ser interpretado. Em minha opinião uma maneira para se acabar com o bullying no mundo era mostrar aos praticantes que assim como eles não gostam de uma pessoa e as menospreza há também de haver pessoas que não gostam deles e que vão os menosprezar.

    ResponderExcluir
  3. O bullying é um problema muito serio da sociedade atual que não esta recebendo atenção o suficiente, assim como foi citado no texto e sempre esta aparecendo nos jornais e revistas, as vitimas dessas "brincadeiras" são muitas vezes agredidas pelos seus colegas e em outros casos essa pessoa chega a cometer suicídio.Geralmente as pessoas sofrem bullying por serem diferentes de seus colegas e acredito que nas escolas deveria ser ensinado as crianças a serem mais respeitosas com seus colegas.

    ResponderExcluir
  4. Acho que o bullying é caracterizado pela violência que suas vítimas são expostas. A sociedade está cada vez mais individualista e materialista, as pessoas são etiquetadas pelos seus bens de consumo e por sua aparência. A mídia transforma o indivíduo em robôs que são manipulados de acordo com o que elas oferecem e isso é transmitido para dentro das salas de aula.
    Muitos alunos aproveitando da simplicidade, condição social, humildade de outros usam isso para maltratar verbalmente e fisicamente, gerando assim uma violência podendo ser transferida para toda a vida.
    A escola deveria ter uma política voltada para a conscientização e uma disciplina que desempenhasse um papel de ética e valores entre os alunos, e todo o corpo escolar e os familiares, já que estes também estão terceirando a educação de seus filhos, achando que estão educando seres melhores, mas o problema é que as crianças passam a maior parte do tempo com computadores e celulares sem a supervisão de um adulto e com isso muitas crianças têm acesso a informações negativas.

    ResponderExcluir
  5. O bullying é algo que acontece 'naturalmente', e toma proporções além do imaginável. Não há motivo para o praticar, não faz sentido algum fazer com que uma pessoa se sinta inferior simplesmente porque ela não usa a roupa da moda ou porque não está dentro dos padrões de beleza da sociedade atual. O bullying começa com um simples apelido no dia-a-dia, e pode acabar em morte, e entre outras coisas, acredite. E isso é cada vez mais comum. Chega a ser inacreditável pensarmos que pessoas humilham outras porque são ''diferentes''. Na verdade, ninguém é igual a ninguém, a única semelhança, é que somos seres humanos, as características físicas, são detalhes. Apenas isso. A aparência é, o que menos deveria pesar para o julgamento de alguém, afinal, elas não dizem nada.

    Victor

    ResponderExcluir
  6. O Bullying é um dos assuntos mais comentados atualmente, devido ao fato de cada vez mais casos de bullying serem denunciados e também ao fato do bullying trazer sérios problemas para a vida de uma pessoa. Porém, pensando bem acho que o bullying é resultado do fato de algumas pessoas se sentirem superior as outras, simplesmente porque ela é diferente, exemplo: o grupo dos populares da escola se acham superior a um garoto que usa óculos, e por isso começam a dar apelidos para o garoto, que com um tempo, começa a mudar seu comportamento, começa a se "esconder", começa a sofrer por causa de uns apelidos, e em seguida vem a pior parte: o garoto sente medo de contar seu sofrimento para os pais, ou responsáveis, o que faz com que o garoto não gosta de ir na escola, reduzindo suas notas e aumentando seu sofrimento. Após isso o bullying entra em um ciclo quase que sem fim, onde o garoto bulinado cada vez sofre mais e o grupo de populares cada vez mais se acha superior.

    Leonardo

    ResponderExcluir
  7. O bullying é um assunto seríssimo que vem tomando uma notoriedade maior na sociedade devido sua grande proporção, principalmente com crianças e adolescentes. Como relata o texto acima, os seres humanos são movidos a emoção, sendo difícil lidar com as agressões verbais do bullying, que causam humilhação, angustia e desânimo de viver. Geralmente, as crianças e adolescentes que sofrem deste problema não correspondem ao “padrão” da sociedade ou simplesmente não usam aquela “roupinha” da moda que todos usam. Acho fundamental que sejam feitas campanhas contra o bullying e palestras nas escolas para conscientizar o quão perigoso este assunto pode se tornar e realçar que todos temos nossas diferenças, mas ninguém é melhor que ninguém.
    Priscila

    ResponderExcluir
  8. O bullying é um assunto muito serio que envolve questões muito delicadas, e ultimamente tem sido tratado com grande importância. Muito se fala dessas agressões, tanto física quanto psicológica, que trazem grandes e desastrosas consequências para suas vitimas. Acredito que seja mais comum entre crianças e adolescentes, principalmente na escola, e essa “brincadeira” feita, algumas vezes, sem ter a noção de sua gravidade, pode gerar problemas nesses jovens que vão até a vida adulta, isso se conseguirem vencer essa fase, já muitos comentem suicídio devido a grande pressão que suportam.
    Gabriela

    ResponderExcluir
  9. Em pouquíssimo tempo a mídia conquistou um enorme público. Atualmente é ela, baseada em famosos, que controla a moda, dita regras e com isso influencia inúmeros adolescentes. Esse rápido desenvolvimento da mídia trouxe certos confortos, a rápida circulação de informações e até mesmo o divertimento, mas como existem prós, também existem contras e os da mídia tiveram um efeito terrível na nossa sociedade! Ela passou a controlar tanto nosso modo de agir e pensar que pode se dizer que a mente humana está se "deteriorando”, e com esse novo método de pensar e agir pela mídia, e não por si, cresceu de forma surpreendente o bullying.
    O bullying sempre existiu, mas nunca foi tão comentado! Quando se praticava esse ato há 10 anos, ele ficava restrito a um grupo de amigos ou uma sala de aula, não era comum se expandir como se expande hoje com o cyberbullying. Hoje em dia, que não segue as regras impostas pela mídia, revistas de fofoca ou famosos, é considerado inferior, nos leva a conclusão de que não se pode mais ter opinião própria, os melhores seguem moda. É preciso ser muito forte para aguentar a pressão de ser o único diferente, motivo de piadas e alvo de críticas, muitos não são e são levados a depressão, perda de motivação, e em vários casos a consequência pode ser o suicídio.

    ResponderExcluir
  10. Existe um livro "Os 13 porquês" em que após o suicídio de uma garota da escola, 13 pessoas recebem uma caixa com fitas gravadas por ela que explicam os motivos para que fizesse isso, culpando cada um deles pelas mentiras, crueldades e críticas passadas por ela. A reação de cada "culpado" é a negação de seus atos, arrependimento e alguns deles se tornaram também alvo de bullying.

    ResponderExcluir
  11. O bullying é um tema muito comentado atualmente, temos acesso a casos de pessoas que sofreram com tal situação a todo tempo, vários veículos de comunicação trazem relatos de pessoas que já sofreram esse tipo de ação e campanhas de conscientização sobre o tema em massa, por isso sabemos que o bullying é coisa séria. O assunto envolve casos cruéis e totalmente desumanos, se sentir superior a alguém a ponto de julga-la por seu físico, condições sociais, inteligência ou outro fator que a envolve não é bem visto atualmente, mas ainda sim acontece. As "brincadeiras" feitas com o outro, comentários desagradáveis, exclusão social e diversas outras formas de bullying podem levar a vítima a desenvolver uma série de problemas, casos de pessoas que sofreram por estar acima do peso, julgadas pela cor da pele, tamanho, cabelo e foram deixadas de fora da vida em sociedade por algum outro fator são os mais comuns, em consequência disso tais pessoas desenvolveram doenças como anorexia e bulimia, depressão e algumas chegaram a até cometer suicídio. O assunto é realmente serio e não pode ser deixado de lado, vamos nos conscientizar e ficar mais atentos, qualquer comentário bobo pode resultar em sérios problemas na vida das pessoas.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!