quinta-feira, 17 de julho de 2014

Heróis: Da infância para as Artes

Quem nunca ouviu falar nos heróis do clube Marvel? No Batman, No Homem de Ferro, No poderoso Thor (Deus do Trovão), no Homem Aranha, entre tantos outros que encantaram uma geração e estão retornando totalmente repaginados pela magia do encanto da era tecnológica, que quase consegue dar vida a esses heróis antigos, mas que continuam cada vez mais atuais.Veja um vídeo sobre os heróis modernos aqui.


Os heróis sempre fizeram parte da nossa história desde à nossa infância, quando os admiramos e sonhamos em ser tornar um, até na velhice, quando os avós são considerados pelos netos verdadeiros heróis. No entanto o termo herói e muita mas antigo do que até os próprios desenhos e filmes que assistimos e que nos ajudaram a criar a imagem do herói sendo uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. Do latim heros, “o termo herói designa originalmente o protagonista de uma obra narrativa ou dramática”. Para os Gregos, o herói situa-se na posição intermédia entre os deuses e os homens.O herói tem dimensão semidivina. Veja uma matéria sobre vários heróis da mitologia e cultura grega aqui.


Mexendo com o nosso imaginário do mundo fantástico dos heróis a Revista Gotaz (um projeto editorial idealizado pelo Gotazkaen Estúdio, que trada sobre artes visuais, música, literatura, teatro, cinema, tanto na rua e na galeria, no palco e no porão) fez uma matéria sobre a nova criação do fotógrafo francês Benoy Lapray que criou uma série na qual apresenta imagens de heróis consagrados dos quadrinhos e do cinema em momentos introspectivos, uma vez que sempre que pensamos em heróis pensamos em seres que lutam contra o mal, caos e destruição. No entanto em sua série “The quest for the absolute” nossos heróis aparecem em meio a natureza, longe da canseira diária em meio a solidão. Com isso ele mostra que os defensores do bem também precisam de momentos de reflexão.

Algumas imagens da nova série “The quest for the absolute” do francês Benoy Lapray



Diferente da maneira que sempre os vemos em meio ao caos, luta e destruição

Os heróis tem um papel muito importante em nossas vidas, uma vez que todos nós sonhamos que nas situações difíceis por que passamos na vida, um herói surja de algum lugar da terra para nos livrar daquela situação angustiante. Talvez seja por isso que os heróis continuam fazendo sucesso até hoje, mesmo que tenham sofrido uma repaginação por um computador, a essência do bem que os heróis representam, estará sempre presentes vencendo o mal. A era Marvel pelo visto não se acabará nunca, pois apesar de acharmos o incrível Hulk muito feio, todos nós torcemos por ele, pois sabemos que no fundo ele é um herói.Um herói é tudo o que precisamos agora em um mundo moderno cheio de problemas bem reais.


Assista a um vídeo sobre a influência dos heróis em nossa vida aqui.

Leia a matéria da revista "Gotaz" sobre a nova série do fotógrafo francês Benoy Lapray “The quest for the absolute” aqui.



Referências  Bibliográficas:

http://pt.wiktionary.org/wiki/her%C3%B3i
http://marvel.com
http://seafesp.com.br/site
http://forum.mundofotografico.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!