Bonum Littera

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

O blogueiro

            Cada vez mais a internet desempenha papel participativo em nosso cotidiano. Assim, novas profissões e ocupações estão surgindo a fim de gerar mais conteúdo para o meio virtual. São as profissões da “era digital” capazes de globalizar conteúdos informativos de diversas categorias. Há uma gama de novas profissões voltadas para esse meio, incluindo os blogueiros. Os blogueiros são os responsáveis por gerenciar um blog, ou seja, são os administradores de uma página online referente a um tema específico, através de conteúdos virtuais: as postagens.

             É uma profissão que requer responsabilidade. Ou seja, mesmo que não necessite de formação superior ou técnica para ser um blogueiro profissional, o autor deve comprometer-se com o hábito de publicar informações verídicas, afinal, a repercussão de sua página virtual trará consequências significativas na vida de muitas pessoas. Além disso, a dedicação é fundamental para gerar um blog produtivo. É preciso criar uma página virtual e atualizá-la diariamente com conteúdos estruturados, autênticos e informativos, capazes de manter alguma interação com o leitor, para que ele retorne mais vezes e compartilhe com outras pessoas. A popularidade das postagens é o que trará sucesso ao blog.
             Não há um salário fixo ou estipulado para um blogueiro, pois o profissional lucrará de acordo com a popularidade de sua página. Assim, mediante ao número de visualizações mensais, empresas ficarão interessadas em divulgar sua marca no blog e pagarão de acordo com a capacidade de influência da propaganda. Em uma página relacionada à estética, por exemplo, a publicidade geralmente é feita através de uma resenha descritiva de algum determinado produto. Existe uma infinidade de possíveis temas para um blog, como: culinária, moda, humor e política. Enfim, é uma profissão que vale a pena investir, pois está cada vez mais integrada ao cotidiano dos internautas e, ao longo dos anos, será ainda mais valorizada. 

Qual a diferença entre blog e site?
Basicamente, o site é uma estrutura mais formal de veiculação de informações desenvolvidas para o perfil de uma empresa. Já o blog, é uma estrutura voltada para a interação entre os leitores e o autor. 

Alguns dos blogs brasileiros mais acessados e valorizados:
Depois dos quinze

Referências bibliográficas:
http://top10mais.org/top-10-blogs-mais-acessados-do-brasil/
http://top10mais.org/top-10-melhores-blogs-de-moda-do-brasil/
http://www.tecnologiaoutonal.com.br/qual-a-diferenca-entre-site-e-blog/
http://www.significados.com.br/blogueiro/
http://www.profissaoblogueiro.com.br/

6 comentários:

  1. Há quem diga que um dia a Internet vai superar a Televisão, e eu penso que este dia está chegando cada vez mais rápido, ainda mais com tantas formas de entretenimento por meio da internet, que disponibiliza mais conteúdo "gratuito" do que os canais de T.V. Seu texto aborda um tema muito interessante, uma profissão que eu já possuía conhecimento, e foi bem bacana lembrar de um ramo que está crescendo ultimamente. A estrutura do seu texto ficou muito boa, assim como sua organização e, vale lembrar, que os links dos blogs acrescentaram bastante conteúdo ao texto (são Blogs muito bons que eu tomo como referência na internet). Apenas por curiosidade, gostaria de compartilhar um website, que mesmo não sendo um blog, vale a pena conferir. Ele se chama 9GAG e é de gênero humorístico, link: http://9gag.com/

    Lucas Singulano

    ResponderExcluir
  2. Amanda seu texto ficou nota 10! Os blogueiros, youtubers estão conquistando os leitores e fazendo cada vez mais sucesso. Há quem critique essa profissão, mas no fim das contas, os blogueiros estão fazendo o que gostam, falando sobre o que gostam e tendo um retorno financeiro para isso. É legal a ideia de você falar sobre esse ramo e valorizar a profissão. A redação ficou bem escrita e bem estruturada, parabéns.

    Bruna

    ResponderExcluir
  3. Também concordo que essa é uma profissão cujo investimento vale a pena, pois a internet é um meio acessível a grande parte da população, e isso incentiva muito a criação de blogs com diversos temas a serem divulgados. A partir dos acessos e seguidores que o blogueiro vai adquirindo, cabe a ele a responsabilidade de atualizar e qualificar sua página, como um profissional eficiente, assim como diz em sua produção. Seu texto ficou excelente, apresentou e esclareceu muito bem sobre os blogueiros, tanto na introdução quanto nos outros parágrafos. Além disso, as informações adicionais, como a diferença entre blog e site, enriqueceram-no.

    ResponderExcluir
  4. Achei seu texto fantástico!Principalmente porque fala de uma profissão que ainda não é muito aceita, assim como os youtubers sofrem discriminação os blogueiros também são muito discriminados. Você conseguiu esclarecer muitas dúvidas sobre essa profissão e seu texto ficou muito bem estruturado.

    ResponderExcluir
  5. Concordo plenamente com seu posicionamento tanto em relação ao desenvolvimento de novas profissões baseadas no meio digital, quanto pelo fato de que muitas dessas profissões sofrem grande discriminação por parte da população. Outro fator que achei de suma importância em seu texto foi retratar o fato de que para participar desse meio digital além da vericidade dos fatos retratados, a relação do blogueiro com seu público já que o primeiro deve sempre ser responsável realizando postagens diariamente. Ou seja, você demonstrou que não basta apenas ser um bom redator mas também ser compromissado.Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. Não creio que seja fácil se tornar um blogueiro, afinal, exije enorme talento, capacidade de interação e conhecimento de assuntos variados. Acaba sendo uma profissão muito restrita. Enfim, o texto está excelente! A profissão foi devidamente exposta e acredito que tenha diminuído as dúvidas de várias pessoas, já que a maioria acredita que seja fácil atingir a fama que eles tem. A extrutura foi respeitada e o vocabulário empregado provou grade conhecimento do autor acerca do tema!

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!