Bonum Littera

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Enologia: a ciência do vinho

      Ao assistir um capítulo de uma novela recentemente, observei que nela havia personagens profissionais que cultivavam uvas destinadas a produção de vinhos, interessei-me e então optei por fazer o texto sobre essa profissão.
      O vinho, uma das bebidas mais antigas do mundo, registrada pela primeira vez pelos egípcios - mas que muito provavelmente já existia antes da escrita -, passa por várias etapas antes de chegar até as taças para degustação, e um dos grandes responsáveis pela maioria desses processos necessários é o Enólogo.


      Enólogo é a nomeação destinada a indivíduos que trabalham na vinícola e são responsáveis por todas as decisões de produção do vinho: análise do solo, métodos de irrigação, escolha de mudas, plantio, poda, colheita, mistura das uvas, degustação, produção, engarrafamento, envelhecimento e comercialização. Muitas vezes, são eles quem assume também o papel de vendedor e a parte de marketing relacionada ao produto.
      Para exercer essa profissão, é necessário cursar Enologia ou Agronomia com especialização na área, sendo o segundo caso mais comum entre os brasileiros devido à existência de ainda poucas faculdades no Brasil que oferecem o curso de Enologia. Há aqui, atualmente, quatro instituições: a Universidade Federal do Pampa no Rio Grande do Sul (única que oferece o curso em modalidade bacharelado), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Rio Grande do Sul e no Pernambuco (cursos em nível tecnológico) e a Universidade Federal de Pelotas (formação como técnico). A faculdade de tal ciência considerada a melhor delas está localizada em Mendoza, na Argentina, mas também existem na França, Itália e em outras regiões.
      Para a formação do profissional nesta área, as disciplinas de base incluem: entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, marketing, economia, climatologia, química, vinificação, vinicultura, marketing de vinhos, elaboração de vinhos, controle de qualidade e análise sensorial.
     A enologia oferece um campo vasto de atuação. Pode-se trabalhar junto a empresas, ser crítico em revistas da área, oferecer suporte técnico para restaurantes e casas especializadas ou desenvolver vinhos em vinícolas, por exemplo.

     Não deixem de assistir esse videozinho complementar em que Arthur Azevedo, consultor da Tahaa Vinhos e diretor da ABS-SP, esclarece a diferença entre os conceitos de Enólogo, Sommelier e Enófilo (a partir de 1 minuto de vídeo), termos usados erroneamente como sinônimos por algumas pessoas: https://www.youtube.com/watch?v=F6LTC5K7ha0

      Seguem aqui algumas curiosidades:
- O dia 22 de outubro é considerado o dia do Enólogo, conhecido como o “pai da criança”.
- Enologia é uma profissão regulamentada no Brasil desde 2007.














Referências bibliográficas:
http://www.enologia.org.br/ 
http://www.infoescola.com/profissoes/enologo/ 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Enologia 
https://www.clubedosvinhos.com.br/profissoes-vinho-enologo/ 
https://economize.catracalivre.com.br/descontos/dia-do-enologo-os-seis-vinhos-mais-procurados-com-desconto/


11 comentários:

  1. Achei seu texto muito interessante, eu já possuía conhecimento dessa profissão, mas não a conhecia tão bem como você apresentou. O texto ficou bem estruturado e sua organização permitiu uma leitura mais clara. O vídeo anexado no texto, permitiu que você inserisse ainda mais informações em seu texto, destacando algumas curiosidades acerca do assunto abordado. A profissão mencionada, Enólogo, é muito interessante e seu texto pode servir como motivação para aqueles que querem seguir tal carreira.

    Lucas Singulano

    ResponderExcluir
  2. Bianca, eu não tinha conhecimento sobre essa profissão, nem passava pela minha cabeça a existência desta. Foi ótimo aprender sobre ela. Com sua organização e domínio da linguagem, consegui entender e conhecer a o trabalho dos Enólogos e achei um tanto quanto divertida. Tive curiosidade em saber o salário desses profissionais e fui pesquisar, encontrei esse site: { http://g1.globo.com/globo-news/noticia/2013/07/enologos-podem-ter-salario-de-ate-r-15-mil-saiba-mais-sobre-profissao.html }. Tenho certeza que você conseguiu transmitir seus conhecimentos muito bem, acrescentando aprendizado a vida dos leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Optei por não mencionar porque, assim como na grande maioria dos cursos, as pessoas se formam e passam a receber salários muito distintos que variam de acordo com a profissão que ela exerce especificamente no ramo, ou dedicação e investimento, por exemplo. Mas obrigada por acrescentar, é mesmo interessante ter uma ideia sobre as médias salariais.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Olá, achei interessante e gostei de ler sobre enologia e enólogo, gostava de saber se posso partilhar o link desta página no meu blog, se não se importa?
      Aguardo sua resposta.

      Excluir
  3. Confesso que não tinha muito conhecimento sobre essa profissão, mas seu texto conseguiu responder quaisquer das dúvidas que os leitores tinham sobre o assunto. Seu texto ficou muito bem escrito e estruturado, os links e o videozinho ajudaram muito na complementação do texto.

    ResponderExcluir
  4. O seu texto possui uma estrutura muito bem organizada e de fácil entendimento. Conseguiu deixar claro vários aspectos referentes à profissão, através de muitas informações produtivas. Eu adorei saber um pouco mais sobre o Enólogo e conhecer sobre o curso. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Primeiramente gostaria de dizer que não conhecia nada a respeito dessa profissão , sinceramente nem sabia que existia, porém ao ler seu texto consegui entender como funciona tal profissão, além de você explicar os requerimentos necessários para caso alguém queira seguir tal carreira, o que é bastante importante tanto para os que conhecem quanto desconhecem o tema. Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  6. Seu texto ficou muito bom, é realmente cativante a enologia, não apenas por ser uma profissão interessante e " criativa " como também por constar no trabalho desde a plantação e cultivo das uvas, e não ser apenas a parte da degustação, como eu imaginava. Além disso, percebe-se que há um amplo mercado de trabalho a estes profissionais. Seu texto demonstrou claramente a respeito da profissão, explicou bem sobre ela e adicionou informações sobre o curso e o mercado de trabalho, que foram muito importantes.

    ResponderExcluir
  7. Além do vasto vocabulário, o conhecimento da extrutura do texto é perceptível! Achei muito bem escrito, passa grande quantidade de informações e trata de um tema pouco comum, já que a maioria nunca teve contato com a profissão. Parabéns (:

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!