Bonum Littera

domingo, 25 de outubro de 2015

Línguas Indígenas


               O Brasil é um país com variedade de trubos indígenas muito grande, apesar da perda de algumas, esquecidas pelo tempo, dizimadas em conflitos e isoladas pelas imposições do "homem branco", mesmo assim elas deixaram resquícios de suas culturas, como a língua que falavam e algumas tribos ainda falam.
               Existe quase trezentas línguas índigenas no país, dividas em troncos, que por sua vez são ramificados em famílias, de acordo com suas semelhanças. Cada tronco da origem a várias famílias, por exemplo, o tronco línguistico Tupi, deu origem a dez famílias, como o tupi-guarani, tabajara, potiguaras, tupimiquins, entre outros.
               Foi durante a colonização que houve o primeiro contato, através dos missiónariso jesuítas, para o estudo dessas línguas. Desde essa época, a língua Tupi possía maior popularidade, porque foi a primeira que os portugueses conheceram, por ser a língua indígena mais simples, o que fez as outras línguas serem desprezadas, tanto por eles como pelos portugueses.
               Já nos dias atuais, a maioria das línguas indígenas foram deixadas de lado pelos próprios índios pela influência da língua portuguesa que receberam, e apesar de que muitas palavras da cultura indígena terem sido adicionadas ao nosso vocabulário, a língua indígena é ensinada apenas aos seus descendentes, como consequência, essas línguas nativas de tribos indígenas brasileiras estão entre as mais ameaçadas de extinção do mundo, segundo a Natural Geographic Society.



Tronco Macro-Jê, com as diversas famílias, líguas e dialetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!