Atualmente muitos de nossos estudantes brasileiros possuem o grande sonho de se ingressar em uma Universidade e garantir seu brilhante futuro. Porém não é isso que está acontecendo, já que atualmente esse sonho se torna futuramente um grande pesadelo devido aos trotes pelos quais os calouros passam.
Os trotes são interpretados por muitos como umas simples brincadeira, porém para os alvos essa atitude é bastante diferente ,pois essa prática hoje se tornou algo agressivo demais onde, a pessoa sofre danos muitas vezes tantos físicos, quanto psicológicos. E talvez seja devido ao significado da palavra que essa prática tem se tornado tao abusiva. A palavra trote se refere a uma especifica forma de se movimentar dos cavalos mas, o que mais me chama a atenção é devido ao fato de que essa forma assim como outras são aprendidas na forma de chicotadas, ou seja, ao meu ver os calouros são tratados em alguns casos como uma espécie de animais, e que as "chicotadas" lhe dadas servem como uma forma de entrar na "marcha".
Porém o que mais me assusta é devido ao fato de hoje essa prática ter se tornado basicamente um ritual obrigatório e que virou moda no meio juvenil, pois existem vários casos de trotes que terminam em morte, como por exemplo o ocorrido com um estudante que foi obrigado a beber uma imensa quantidade de água ao ponto de vomitar mas, o volume de água foi tao grande que o cérebro do estudante acabou inchando e ele foi levado a morte.
Em minha opinião os trotes são apenas uma forma de brincadeira mas, que como todas outras deve ter um ponto delimitando as ações que podem ser feitas ,pois como diz o ditado "Tudo em excesso faz mal", ou seja, deve haver brincadeiras mas desde que certos cuidados sejam tomados para que algo inesperado não ocorra.
Para ver mais exemplos a respeito de trotes onde, a "zuera" passou dos limites visite:
http://lista10.org/bizarro/os-10-trotes-universitarios-mais-brutais/
Para uma explicação mais detalhada a respeito do assunto visite:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Trote_estudantil
Posiciono-me como você acerca dos trotes violentos. É um assunto mesmo muito comentado, e sua opção nos beneficia por ajudar aos leitores do blog a manterem-se atualizados. Mas você poderia ter explorado mais o tema, mencionando curiosidades como a origem dos trotes universitários, por exemplo.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirNOSSA CARA... Q LOUCURA... COMO VC É BURRA.. EU NUM, NUM INTINDI O Q VC FALOU ... PQ VC FALA DE UMA MANEIRA BURRA... TUDO Q VC DISSE É BURRICE....
ExcluirAh sim... obrigada pela opinião!
ExcluirNovamente: foi ótima a escolha do tema! É um assunto muito interessante e abrangente, tanto que senti falta de mais detalhes e desenvolvimento. Acho que você pecou ao conter-se apenas em ideias e informações que todos já sabemos, poderia ter apelado para argumentos mais consistentes para defender seu ponto de vista. Mas, sua intenção foi boa e eu concordo plenamente com o seu posicionamento sobre o assunto.
ExcluirO tema relaciona-se ao fator de atualidade e dentre outros aspectos, gostei muito do seu texto, sua grafia e certa destreza na escolha do tema, foram grandes fatores que tornaram o seu texto excelente. Quanto ao tema proposto, acredito que o trote deveria ser uma brincadeira saudável, no qual os calouros têm seus cabelos raspados (etc), afinal, isso só vai nos acontecer uma vez na vida, duas no máximo. No entanto, alguns encaram isso como um ato de violência, e acabam machucando outras pessoas, por isso a universidade deveria exigir mais responsabilidade por parte dos estudantes.
ResponderExcluirFico lisonjeado de ouvir palavras de sua pessoa!!!
ExcluirO seu texto ficou excelente, pois você escolheu um tema que causa repercussão na maior parte das cidades universitárias do país, por ser um assunto polêmico. Quanto à estrutura de sua dissertação, também ficou muito boa, há apresentação dos fatos, precedida de sua clara opinião em relação aos trotes universitários, enriquecida com diversos argumentos convincentes e informações a respeito. Mas, apesar de serem pouco importantes, poderiam haver mais algumas propostas de intervenções, com a intenção de amenizar essa atitude cada vez mais desrespeitosa que vem ocorrendo nas universidades.
ResponderExcluirFoi uma boa escolha do tema, e voce conseguiu mostrar todo seu posicionamento durante o texto. Realmente, os trotes que acontecem nas universidades hoje passam dos limites, e o que deveria ser um momento de alegria e descontração acaba se tornando uma imensa tragédia. É necessário que se una a ética e o bom senso para tornar essa "recepção" às universidade algo engraçado e divertido.
ResponderExcluirEvite a repetiçao de palavras e articule mais seu texto, assim voce conseguirá uma produção ainda melhor!
Priscicla Matos
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO tema escolhido para o texto foi inovador e atual, realmente os trotes universitários vem causando grande polêmica atualmente por culpa de engraçadinhos que não sabem ter limite e consciência de onde as coisas podem acabar chegando. Podemos refletir também que a violência nesse tipo de brincadeira vem se tornando comum, assim como o caso de estudantes que passaram pelo trote mesmo sem querer, você poderia ter explorado um pouco mais esse aspecto já que o assunto tratado é muito amplo. Fique atento ao uso das vírgulas, quando usadas de maneira incorreta elas podem deixar o texto um pouco confuso! A repetição de palavras também está evidente, hora de começar a ler um pouco mais com intuito de aumentar o vocabulário.
ResponderExcluirDevido ao início do ano letivo na última semana na maioria das universidades do país, o assunto está ainda muito recente e presente em discussões quanto á moral dos calouros e irresponsabilidade de veteranos. Eu, particularmente, não gostaria de iníciar meu curso sem passar pelo trote, visto por mim como uma forma de interação entre calouros e veteranos (mas espero que meus veteranos sejam gente boa). O trote ultimamente tem passado dos limites, deixando de ser um dia memóravel devido a iniciação ao curso e se tornando um remorso! O assunto, apesar de interessante, deixou algumas informações para trás que seriam essenciais! Ainda assim o texto está muito bom (:
ResponderExcluirOs trotes universitários tem realmente passado dos limites. Não é nada engraçado se divertir com o sofrimento alheio. Seu posicionamento está presente, porem senti falta de mais informações, o tema é bem amplo e podia ter sido explorado melhor. Tente não repedir muito a mesma palavra na próxima!
ResponderExcluirGabriela
Seu posicionamento sobre o assunto esta claro em seu texto, e esta bem organizado. Senti falta de mais informações sobre o tema. Parabéns.
ResponderExcluirPoderia ter aprofundado mais o tema, porque ele não é novo. Ele se repete todos os anos, inclusive com mortes violentas, como um calouro de medicina encontrado morto na piscina a alguns anos atrás, os estupros ocorridos na USP. Enfim, faltou conectar este assunto a outros afins.
ResponderExcluir