domingo, 3 de agosto de 2014

Dissertação-argumentativa, o gênero textual do Enem

    A revista Língua Portuguesa trouxe em sua Edição 105 de Julho de 2014, um texto em que o professor de Língua Portuguesa, Chico Viana discorre sobre o gênero textual do Enem, a dissertação-argumentativa.
    A dissertação-argumentativa é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-la de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.
    O objetivo da dissertação-argumentativa é, em última análise, convencer ou tentar convencer o leitor mediante a apresentação de razões, em face da evidência de provas e à luz de um raciocínio coerente e consciente. E é exatamente esse tipo textual que a proposta do Enem cobra, procurando a impessoalidade, a clareza de linguagem e o rigor gramatical.
    O Enem prefere a dissertação, pelo grau de objetividade que a torna adequada para todo tipo de aluno, mesmo os que possuem certa dificuldade para escrever, pois esse gênero exige mais estudo, leitura e exercício do que alguma habilidade congênita. E pelo fato de existir a facilidade para avaliar se o aluno se o aluno consegue se posicionar bem sobre temas controversos e se consegue transmitir com clareza e correção suas ideias.

4 comentários:

  1. Parabéns pelo texto, foi um dos poucos que não vi trechos da própria matéria ou assuntos transversais retirados da internet. Seu texto sem dúvida é seu e isso eu admiro.Outro ponto que merece ser ressaltado foi a escolha do tema, um tema muito bom, e escolhido na melhor época para ser postado, uma vez que o ENEM está chegando.No entanto, acho que você deveria ter discorrido mais sobre o tema,dando dicas suas e de outros especialista sobre como passar pela prova de fogo que é a Redação do ENEM. Você também devia citar temas que estão em alta é que poderiam ser os temas da redação desse ano.Para finalizar, acho que seu texto deveria ter mais imagens e vídeos, senti falta desses recursos, que poderiam deixar seu texto muito mais completo, dinâmico e menos cansativo. À seguir se seguem alguns links contendo dicas para que ajudaram os alunos a entenda todas as características de um texto dissertativo-argumentativo, com as dicas que garantiram a nota máxima na prova de redação do Enem:http://blogdoenem.com.br/redacao-enem-dissertativo-argumentativo/ outro http://guiadoestudante.abril.com.br/vestibular-enem/aprenda-fazer-redacao-enem-passo-passo-690497.shtml. Boa sorte nos próximos, é só aprofundar mais no tema e acrescentar conteúdos multimidiáticos que será sucesso seus posts.

    ResponderExcluir
  2. Luis Felipe inicia sua redação se dando a seguinte informação, “a revista Língua Portuguesa trouxe em sua edição 105 de julho de 2014, um texto em que o professor de Língua Portuguesa, Chico Viana discorre sobre o gênero textual Enem, a dissertação-argumentativa , onde diz que Chico Viana discorre sobre a escolha do gênero textual, dissertação argumentativa.”. Após feito isso ele explica em que consiste tal gênero, demonstrando o objetivo, e a preferencia do Enem. Apesar de ser original, e muito objetivo, Luis Felipe não se aprofundou na temática , que particularmente acho muito boa. Dois ponto que vejo que poderia ter levado em conta para se aprofundar, é o fato pelo qual o Enem prefere a dissertação argumentativa, onde trata elementos da realidade, diferente de outros gêneros. O autor poderia ter se perguntado o “porque” dessa escolha,” sera que o Enem deseja que o jovem reflita sua a realidade ao exigir tal gênero?”. Outro ponto que poderia ajudar o primeiro ponto, é o motivo pelo qual os alunos não terem costume de fazer esse tipo de dissertação, como se refere o texto, “Nessa perspectiva faz sentido a dúvida dos alunos, pois em classe eles estão habituados a produzir artigos, resenhas, editoriais -- e não uma “dissertação”.’’. Apesar desses pontos Luis Felipe fez uma boa redação, sendo ela coerente e coesa.

    ResponderExcluir
  3. A escolha do tema do texto foi boa, estamos para fazer a prova do ENEM, e a redação é a maior parte da prova, explicar o tipo de gênero textual que o ENEM pede, irá nos ajudar a entender e a fazer futuras boas redações, mas, em minha opinião, faltou um mapa conceitual sobre o gênero dissertação-argumentativa, mais links externos, e exemplos de texto, tirando isso, o texto foi bem escrito, e como o André disse, ele é original, é seu.

    ResponderExcluir
  4. Eu gostei do texto luís isso é o essencial d um texto informativo para quem procura o tema , no texto publicado possui coisas fundamentais q ajudaria uma pessoa , principalmente do que ela precisa para fazer uma prova boa do ENEM , o tema é interresante ,parabéns .

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!