Bonum Littera

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Resenha Crítica: Artigo Lua cheia camufla sutis chuvas de meteoros

O artigo "Lua cheia camufla sutis chuvas de meteoros" foi publicado na revista Scientific American Brasil, edição 168 em maio de 2016 por Rodrigo Guilherme Carvalho Melo. Esse artigo fala sobre a recente chuva de meteoros que ocorreu mês passado, detalhando informações como o momento em que aconteceu, quais foram as chuvas, a fase da lua durante a semana e a qual radiante pertencem essas chuvas, como por exemplo a boreal de Lira.
Nos dias 22, 23 e 24 de abril, ocorreu o pico das chuvas de meteoros Lirídeos e Pi-Pupídeos, sendo possível a observação por largas faixas do globo terrestre, porém os observadores tiveram um grande obstáculo, a luz da Lua cheia, que dificultou a visão do céu. Os meteoros Lirídeos tem seu radiante na constelação boreal de Lira, e durante as chuvas há em média de 20 à 30 meteoros por hora, nas melhores condições de observação.
As estrelas cadentes são o resultado do encontro da Terra com a órbita do cometa C/1861 G1 (Thatcher), esse fenômeno é observado há mais de 2600 anos . Já os Pi-Pupídeos que tem seu radial da constelação austral de Popa, surgiram de detritos do cometa 26P/Grigg-Skjellerup, mas aparecem menos do que os da Liríades.
O assunto tratado no artigo, é de relevância para os amantes da astronomia ou simplesmente para aqueles que gostam de apreciar belos fenômenos da natureza, para que as pessoas possam ter a oportunidade de compreender na prática o que são as chamadas "estrelas cadentes".

Constelação de Lira. Chuva de meteoros seriam vistas próximas a estrela Vega

Amanda de Andrade Sant'Anna

6 comentários:

  1. Parabéns Amanda, sua resenha ficou muito boa, você soube explorar muito bem o tema e seguiu corretamente a estrutura de uma resenha. Sobre o tema, que é muito interessante, foi uma pena que a lua atrapalhou a visualização dos meteoros, seria um grande show para os telespectadores e um grande fato para os amantes da astronomia.
    VICTOR

    ResponderExcluir
  2. Amanda, seu texto ficou muito bom, além de ter abordado um tema bem interessante conseguiu fazer uma resenha crítica com todas as caracteriscas necessárias,já que fez uma síntese muito bem escrita do artigo científico em questão. A astrologia é muito interessante e nos releva segredos do espaço, e para os amantes desse estudo foi uma infelicidade não poderem ver perfeitamente a chuva de meteóros, mas mesmo assim a lua cheia em si já é um grande espetáculo.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. A escolha de trabalhar com o artigo “Lua cheia camufla sutis chuvas de meteoros” para a produção da sua resenha crítica foi muito boa, já que se trata de um fenômeno recente e que interessa um grande número de pessoas, além de estimular o leitor a buscar por novos conhecimentos. A sua produção textual está de acordo com a estrutura da resenha crítica, no primeiro parágrafo foram apresentadas todas as informações necessárias para o leitor encontrar o artigo, a imagem auxiliou na compreensão do assunto e o seu texto ficou coerente.

    ResponderExcluir
  5. Seu texto ficou muito bom, pois você conseguiu fazer uma síntese de todas as informações do artigo de Rodrigo Melo. Sobre o assunto achei bem interessante, os fenômenos astronômicos impressiona muitas pessoas com suas belezas. A chuva de meteoros retratada no texto é um assunto que desperta a curiosidade e por isto seu texto tornou se bastante atrativo. Pena que a luz da lua cheia dificultou a visão do céu, pois seria um fenômeno muito apreciado pelos amantes da astronomia.

    ResponderExcluir
  6. Amanda, seu texto ficou muito bom, você tratou de um assunto muito interessante, o qual gosto muito. É sempre legal entender esse tipo de fenômeno. Porém é uma pena que tenha sido ofuscado pela luz da lua, talvez um pouco frustrante para quem desejava acompanhar a chuva de meteoros. No entando terá uma nova chuva de meteoros Aquarídeas do cometa Halley nessa sexta-feira(dia 06), para quem não acompanhou a outra.

    ResponderExcluir

Seja educado e objetivo ao tecer seus comentários!