A maioridade penal é um assunto que vem sendo muito discutido atualmente, principalmente devido ao fato de que os crimes cometidos por menores estão aumentando cada vez mais. Atualmente, é raro um dia em que os jornais não noticiem sobre um crime onde há a participação de menores de idade. O aumento das participações de menores em alguns crimes, se deve principalmente pelo pensamento de que os menores infratores não são punidos quando cometem um ato infracional. A lei diz que: "A prática de um crime por jovens de idade compreendida entre os 12 e os 18 anos dá lugar a um processo tutelar, bem como à aplicação de uma medida que visa a educação do menor para o direito e a sua inserção, de forma digna e responsável, na vida em comunidade ."
Para tentar diminuir os crimes cometidos por menores, a maior parte da população acredita que seja necessário reduzir a maioridade penal e aumentar a punição. A ideia é diminuir a idade mínima com que uma pessoa pode ir para a prisão em caso de crimes hediondos. Porém, mesmo com a maior parte da população ser a favor dessa ideia( O Datafolha divulgou uma pesquisa em que 87% dos entrevistados afirmaram ser a favor da redução da maioridade penal) existem pessoas que são contra a redução da maioridade penal, e ambas as partes apresentam fortes argumentos. Quem é a favor da redução da maior idade penal, argumenta que além da maioria desejar essa mudança, afirma que os adolescentes de 16 e 17 anos já possuem discernimento o suficiente para responder por seus atos. Além disso, as pessoas acreditam que a impunidade dos menores aumenta ainda mais o número de crimes que envolvem pessoas com menos de 18 anos.
Como eu já falei, existem também pessoas que são contra a redução da maioridade penal, e essas pessoas argumentam que educação de qualidade é uma ferramenta muito mais eficiente para resolver o problema da criminalidade entre os jovens do que o investimento em mais prisões para esses mesmos jovens, além disso, algumas fontes dizem que um presidiário custa ao governo muito mais do que um aluno, o que fortalece esse argumento. Há também argumentos que dizem que o sistema prisional brasileiro, não contribui para a reinserção dos jovens na sociedade.
É bem difícil escolher um lado, pois um deles apresenta uma solução um pouco radical, enquanto o outro apresenta uma boa solução, mas que levaria certo tempo para que ela tivesse um grande efeito. Sendo assim, acho que uma boa solução para o problema seria reduzir a maioridade penal por um certo tempo, e ao mesmo tempo implementar medidas que melhorem a educação no Brasil. Certo tempo depois, com a sociedade melhor educada, a maioridade penal poderia voltar a ser como é hoje.
Gostei muito do texto e do tema tratado, é um tema polêmico que exige grande reflexão até que se chegue a uma conclusão, já que os argumentos de ambos os lado são inúmeros. Não é recomendado em uma dissertação que se exponha argumentos contrários aos usados por você a não ser que possa rebatê-los, isso faz com que você se contradiga, enfraquecendo sua opinião. Tome mais cuidado, conselhos nunca são demais! (:
ResponderExcluirPor favor, tenha piedade de pessoas com problema de vista, não sabe como é difícil ler textos do jeito como você formatou. Okay, brincadeiras a parte! Seu tema é bem comentado atualmente e vem gerando inúmeras discussões, com muitos argumentos fortes de ambos os lados. Você apresentou argumentos de ambos os lados o que não foi muito bom, já que o proposito é tentar convencer o leitor a acreditar no seu argumento, o que senti falta. Você ficou em cima do muro o texto todo, até em sua conclusão, o que também não é bom e que deixou o texto confuso. Tente achar um lado para apoiar, porque se nem você consegue se decidir, não vai conseguir convencer o leitor!
ResponderExcluirA solução proposta por você talvez funcionasse, mas o fato de que muitos seriam prejudicados – muitos já são, claro -, até um melhoramento futuro no sistema já não me é bem visto. É revoltante que não tenhamos o investimento necessário naquilo que seria a grande solução deste e de muitos outros problemas: educação de qualidade.
ResponderExcluirMesmo que este seja um tema muito posto em debate atualmente, achei ótimo você o ter escolhido, pois incentiva ainda mais a procura por informações sobre.
E achei bacana você expor dois lados opostos acerca do assunto (argumentos contra e a favor), mas você deveria ter explorado e desenvolvido mais a ideia que você defende, persuadindo seu leitor e provando para ele que seus argumentos são mais fortes e capazes de derrubar os de quem afirma o oposto.
A questão da maioridade penal é algo muito discutido atualmente, um tema que tem justificativas consistentes em ambos os lados, e cabe a cada pessoa definir o seu ponto de vista, já que ao mesmo tempo em que há muitos menores cometendo latrocínios e diversas barbáries as quais infligem a lei, existem também aqueles mesmos que não tiveram um considerável acesso à educação ou outras oportunidades de se "garantirem" na vida e acabaram convivendo e aprendendo com outros criminosos. A introdução do texto apresentou bem o tema a ser debatido e focou corretamente nele. Já nos argumentos, apesar de terem sido consistentes, não tiveram claramente uma tese a ser defendida, como foi dito. Mas sua conclusão ficou muito bem estruturada, pois nela esboçou-se uma proposta de intervenção, mostrando que você está ciente de que podem haver soluções para o problema debatido.
ResponderExcluirO tema escolhido é muito controverso, e há dois lados distintos e consistentes. O sistema prisional brasileiro é defasado, sendo incapaz de comportar o enorme número de carcerários e juntamente abranger seus direitos humanos. Diminuir a maioridade penal causará mais dificuldades em sustentar esse sistema, ressaltando que, colocá-los em tais lugares, seria uma verdadeira escola do crime e caminho de mau conduta. Precisamos de efetividade no estatuto da criança e do adolescente, investir na educação e concluir que a base do problema nao está em diminuir a maioridade penal.
ResponderExcluirPrisicla Matos
Toda questão envolvendo a maior idade penal é polemica e causa grandes discussões. É muito simples apoiar a redução da maior idade em um país que o sistema penitenciário funcione, o que obviamente não é o caso do Brasil. Superlotação, falta de saneamento, problemas com alimentação e para piorar o descaso das autoridades são alguns dos obstáculos que causam transtornos. A meu ver, expor menores infratores a essa realidade só vai fazer com que piore o que já não é bom. Falando do texto, gostei bastante da forma que foi apresentado, mas sinceramente senti falta de um pouco mais de informação clareza. No mais, parabéns.
ResponderExcluirGabriela
Esse é um tema que gera muitas discussões e debates, então essa escolha foi legal, já que instiga o leitor a curiosidade, interesse na sua opinião, para que assim possa tirar conclusões e debater com você. Você apresentou bem o tema, mas talvez por ser um assunto contraditório, não conseguiu desenvolvê-lo e conclui-lo tão bem. Em uma dissertação argumentativa tem-se o objetivo de persuadir o leitor, e sua conclusão ficou curta, sem argumentos, sem explicar bem a proposta de intervenção. Se texto tem potencial, basta explorá-lo um pouco mais, e assim poderá até mudar a opinião das pessoas.
ResponderExcluirBruna
A escolha do tema foi muito boa pois atualmente a redução da maioridade penal é um dos temas mais discutidos em nossa sociedade e quando mais nós informarmos sobre melhor, já quem existem grandes chances de tal tema ser proposta da redação de diversos vestibulares e do enem. Existem inúmeros argumentos para se defender ambos lados e ser imparcial não é aconselhável, principalmente em uma dissertação argumentativa que traz como objetivo convencer o leitor, além disso ficar em cima do muro faz parecer que pouco se sabe sobre o tema e isso não seria bem visto aos olhos de um corretor, fique mais atento e escolha um lado! Gostei bastante do texto mas acho que você poderia ter explorado um pouco mais o tema. você ainda não tem domínio total da escrita mas melhorou bastante quando comparado a textos anteriores, parabéns.
ResponderExcluir